Este texto é uma opinião do blogueiro mas funciona como uma constatação quase unânime entre os torcedores: o São Paulo deverá ir ao mercado e procurar um novo goleiro para o ano que vem.
O clube bem que tentou resolver o problema das traves com a aquisição de Jean e a manutenção no trabalho de Sidão em 2018 mas o fato é que os dois nomes mais experientes do setor não se fixaram na posição por fatores distintos.
Sidão, no meu modo de ver, foi preterido pela sua insegurança. Apesar do jogador ter declarado que talvez a pressão externa por parte da torcida tenha pesado para que Aguirre optasse por Jean nessa reta final, foram as recorrentes falhas nos jogos que transmitiram a insegurança da torcida e talvez da comissão técnica.
Para não ser injusto (como alguns torcedores são na hora da emoção) Sidão não teve um frango clamoroso que resultasse em gol neste campeonato. Também não vejo o arqueiro como único ou maior culpado pelo péssimo segundo turno. É um conjunto de fatores. A saída de Militão, a não adaptação de Bruno Peres (ou sua fraqueza em comparação ao anterior), a contusão de Everton, o baixo desempenho de Nene e a incapacidade de Aguirre em mudar rapidamente o repertório contribuíram para o São Paulo sem ‘punch’ na briga pelo título. Sidão está incluso nesse bolo.
Já Jean é visto com desconfiança pela sua personalidade e isso não é uma opinião. O atleta é considerado “fio desencapado” e talvez ainda imaturo para assumir a titularidade. Um exemplo: na melhor oportunidade, quando fez uma grande partida diante do Vitória, o atleta foi expulso na comemoração pós jogo em cima de um rival íntimo dos tempos de Bahia e perdeu grande chance de se firmar nesta reta final. Poderia ter pensado duas vezes diante da circunstância.
O terceiro nome, Lucas Perri, até hoje não teve uma oportunidade como titular. Defendo uma chance para ele mas também sei que o ano que vem será importante por causa da Libertadores e demais competições. Por isso, a presença de um nome de história e segurança para o gol será fundamental no planejamento.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(13) Comentários
Rafael
6 de novembro de 2018Eu achei bem exagerado o cartão vermelho pro Jean. Sim, ele errou ao se virar pra torcida (e/ou funcionários) do Vitória pra "trocar elogios" e acho que seria justo receber cartão amarelo. E os jogadores que partiram pra cima dele, puxaram sua camisa, compraram briga (como até fizeram num fatídico Ba-Vi este ano) não tiveram qualquer atenção, não receberam cartão amarelo (que mereciam, na minha opinião), sequer uma advertência verbal, nada. Histórico de jogador provocando a torcida adversária é enorme e o cartão AMARELO é sempre cabível nestes casos. Um exemplo recente e do nosso Tricolor foi Cueva contra o Corinthians em Itaquera ao comemorar um gol. Voltando pro Jean, acho que ele tem, sim, que receber críticas por sua atitude, pois, embora eu não concorde com a expulsão, foi totalmente desnecessária sua provocação. Mas também acho que ele tem que voltar e jogar nesta reta final de Brasileirão, pois ele mostrou melhoras no desempenho e acredito que esta era a sequência que precisava pra mostrar se tem futebol pra vestir o manto. Por ser novo, espero que melhore (bastante) seu comportamento, pois qualidade ele tem e já mostrou quando jogou pelo Bahia antes de ser contratado.
Fabio
6 de novembro de 2018Entendo, mas o correto não seria dar uma chance ao garoto Lucas Perri ainda esse ano?
LUIS EDUARDO DOS SANTOS ASSIS
6 de novembro de 2018Discordo em relação que a Libertadores é tão importante... Pois pra mim um título do Brasileirão, uma Copa do Brasil, até um Paulistão seria muito importante. Enfim, o torcedor e o time está numa época que o campeonato mais importante é o próximo! Sobre o goleiro, Sidao e Jean são bons goleiros, mas com defeitos que pelo jeito o SPFC e os próprios não consegue ajeitar. Lucas Perri é a bola da vez, pelo que dizem dele lá dentro. Ou traz o Armani, Grohe.... goleiros que ainda tem o que conquistar. Sobre o time: chega de entra e sai todo ano. O negócio é entrosar. Um time vencedor joga junto por anos até chegar lá.
messias josé rodrigues
6 de novembro de 2018NÃO PRECISA CONTRATAR GOLEIRO. DÊM CHANCES PARA JEAN QUE JÁ DEVERIA TER SIDO FEITAS HÁ MUITO TEMPO. JARDINE JÁ. PIOR DO QUE ESTÁ NÃO VAI FICAR.
Zayit
6 de novembro de 2018Tenho dito desde antes a temporada começar: O SPFC está jogando com goleiros RESERVAS! Clube como o SPFC, de nível mundial, que teve Zetti e R. Ceni, tem que ter goleiro padrão seleção. Em outras palavras, o SPFC não é clube para goleiros "apostas".
rodrigo
6 de novembro de 2018Amigo, fala para mim que defesa o Sidão fez no campeonato? Tudo que chuta entra.
Zaka Tricolor
6 de novembro de 2018E com tudo isso o prejudicado é o garoto Lucas Perri!!! Nem foi testado e continuará sendo 3º goleiro.
Pedro
5 de novembro de 2018Não concordo com algumas coisas, o Nenê é notório que o técnico não o respalda, da impressão que não gosta do cara, impossível em qualquer time que tenha sido um dos melhores na campanha do primeiro turno estivesse no banco, mesmo quando estava bem o Aguirre o tirava do time, para mim é um cara que não sabe administrar um grupo e tirar o melhor dos jogadores, na melhor forma dele ele em nenhum momento pensou em dar um pé no São Paulo e é isso que esse covarde do Aguirre está fazendo com ele no momento, jogando mal ele é melhor do que muitos no time e em minha opinião é sacanagem o que estão fazendo. Quanto ao Jean pode ser fio desencapado, mas a sua expulsão não vi nada demais no que ele fez, no momento em que foram pra cima dele ele não fez nada, um monte de jogadores ali indo pra cima empurrando fizeram mais para tomarem cartão e nem amarelo foi mostrado, em minha opinião não deveria ser expulso. Já estou bem desesperançoso quanto ao ano que vem, pelo que tenho visto o São Paulo está longe de voltar a ser um clube sério, estamos sendo gerenciados por pessoas que estão despreparadas, aprendendo com os erros, respeito quem gosta de se enganar e achar que falta pouco para dar certo, para mim estao perdidos, não ganha nada o ano que vem e volta toda a palhaçada de sempre, se não entrar uma pessoa séria mesmo que faça as coisas evoluírem não vejo nada de bom para o ano que vem, daqui a pouco esses moleques que são valores do clube já serão negociados. Nunca imaginei um técnico falar que superou as expectativas do time sem saber se fica pelo menos entre os 6 ridículo, esse cara é um perdedor e no time tem um monte deles...
Maurício Leopoldo
5 de novembro de 2018É por ai. O Jean pode ser o goleiro do São Paulo mais a frente, antes para não se transformar em Denis eu o emprestaria e acompanharia sua trajetória. De imediato contrataria um bom goleiro experiente e deixaria a reserva com o Perri ou o Sidão. Para mim a pior posição para lançar um garoto é o gol. Se falha feio em um jogo decisivo, acaba com sua carreira. Mas tem gente que vai dizer: 'o SPFC fez isto com o Rogério Ceni e deu certo'. É verdade mas o Rogério Ceni desde garoto era um ponto fora da curva e virou ao longo dos anos um M1TO. O Vanderlei é um baita goleiro, mas muito caro (pela idade) e neste ano falhou muito no gol do Santos.
Alexandre Higino
5 de novembro de 2018Jogo contra o Internacional em Porto Alegre me deixou bem descrente em relação ao Jean, me pareceu tão inseguro qto o sidao , não mudou absolutamente nada !!
Norton
5 de novembro de 2018Preocupa não... vai “pintar” no São Paulo o “aposentado” Prass... tem bem o perfil das contratações: Mais de 40 anos, vindo de seguidas contusões e reserva...
Roberto Magalhães Costa
5 de novembro de 2018Acredito que no jogo de ontem era uma grande oportunidade para testar o Lucas PERRI. Com certeza ele não tomaria o primeiro gol. Idade não pode ser empecilho para o Lucas Perri não jogar e falar que não tem experiência nunca terá se não tiver oportunidade no profissional. Outra só de pensar em contratar o goleiro desejado pelo SPFC já começou a falhar (Vanderlei do Santos). É o destino coloca o Perri para jogar e teremos goleiro novamente pelo menos por três ou quatro anos até ser vendido para a Europa.
Rafa
5 de novembro de 2018Ainda acho exagero o que aconteceu com Jean diante do Vitória, não acho que isso deveria pesar contra ele. Acho sim que ele tem que pegar esses 6 jogos que faltam e fechar o gol, não deixar passar nem pensamento, se quiser ser titular ano que vem. Acho que deveria pesar esses últimos jogos que ele fez e ainda vai fazer para medir a necessidade de ir no mercado. Acho que SE for pra ir no mercado, pegar alguém que venha e resolva. Grande goleiro em grande fase. Nada de apostar em promessa ou apostar na mudança de ares para um experiente decaindo. Se for pra não ser alguem que bata no peito e diga "eu sou ..." fazendo o adversário pensar 2x antes de chutar, melhor nem vir. A princípio só vejo 2 goleiros dentro do BR com esse perfil: Victor e Vanderlei (mesmo sendo um "custo benefício" absurdo pela idade), o resto, prefiro apostar no Jean com o Lucas Perri de reserva (falando nele, devia ter sido titular ontem). Mas meu sonho de consumo ainda é o Armani. Não estou tão por dentro do futebol sulamericano para propor outro