OPINIÃO São Paulo 2×2 Flamengo

Na estreia de Helinho na equipe profissional, o São Paulo empata com o Flamengo em 2×2 e se mantém  estagnado entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Com o ponto, o Tricolor vê o Grêmio na sua cola na tabela da competição.

 

Pelo lado emocional, o jogo recheado de gols deve ter agradado muita gente, especialmente aqueles que não torcem para nenhum dos dois times. Porém, tecnicamente as duas equipes erraram passes demais, principalmente no primeiro tempo. Pior para mim, que assisti Première League de manhã com com jogos de aproveitamento quase perfeito. É assustador dois clubes do nível de São Paulo e Flamengo maltratarem tanto a bola.

 

O São Paulo estreou em um 3-5-2, divulgado minutos antes da partida. A equipe mudou o sistema no intervalo, melhorou após o segundo gol, teve a faca e o queijo na mão e piorou novamente, após uma mexida quase inexplicável de seu técnico. O resultado só não desastroso porque o Flamengo também errou bastante a pontaria quando teve o campo para si. Porém, chegou ao justo empate em mais uma falha clamorosa do lado direito da defesa Tricolor. Deu saudade do Militão.

 

O lado bom do empate foi o golaço marcado pelo tão aguardado Helinho, fazendo o que melhor fazia na base: o jovem avançou pela direita, cortou para o meio e, com a canhota, fuzilou a meta rubro-negra de fora da área. É mais um craque comentado aqui no blog com antecedência. Veja a primeira resenha sobre Helinho aqui (maio 2018).

 

Já o ponto negativo da partida foi, sem sombra de dúvida, Diego Aguirre. O técnico Tricolor, vencendo a partida e com um cambaleado Flamengo na frente, optou pela pior mudança ao tirar o extenuado Carneiro: ao invés de colocar Nene, para segurar o jogo; Tréllez, para dar mais gás no ataque e até Araruna, que ainda não tinha entrado no lugar do contundido Luan, Aguirre mais uma vez ‘pragmatizou’ com Edimar e campo, alçando novamente Reinaldo para o ataque. Dorival Junior, que não é bobo nem nada, também mudou e viu seu time crescer absurdamente em campo, dominando todas as ações. O Flamengo só não saiu com a vitória graças a péssima mira de seus atletas.

 

No final, o resultado não foi bom para nenhum dos dois clubes. Pior ainda para o Tricolor; além da estacionada na tabela, o clube perdeu chance de ampliar a grande freguesia sobre o rival carioca no Morumbi. Sem cerimônias: para mim, empate com gosto de derrota graças a mexida inaceitável do treinador Diego Aguirre.

 

Nota dos personagens da partida:

Sidão – Intercalou um momento bizarro com uma gigante defesa. Nota: 5,5
Arboleda – Bem na zaga, jogando com seriedade. Nota: 5,5
Bruno Alves – Outra boa partida. Titular absoluto. Nota: 6,0
Anderson Martins – Abaixo dos zagueiros. Substituído. Nota: 4,5
Bruno Peres – Partida fraca demais. Destoa do time. Nota: 4,0
Reinaldo – Razoável na lateral, desaparecido no ataque. Nota: 5,0
Jucilei – Partida regular, desta vez na frente da zaga. Nota: 5,5
Luan – Jogou um pouco na frente e combateu bem. Nota: 6,0
Liziero – Deveria ter assumido mais a criação da equipe. Nota: 5,0
Carneiro – Boa partida. Saiu exausto de campo. Nota: 7,5
Diego Souza – Mais um gol. Lutou com as armas que tem. Nota: 7,0

Helinho – Primeira jogada, golaço. Para que esperar tanto? Nota: DEZ!
Edimar – A dupla Edimar/Reinaldo matou o São Paulo. Nota: 4,5
Araruna – No lugar do contundido Luan, levou um drible vergonhoso. Sem nota.

Diego Aguirre – 100% responsável pelos dois pontos perdidos no Morumbi. Com o placar na frente aos 5 minutos do segundo tempo e com o jogo controlado, o treinador optou pela substituição pragmática e corriqueira de sempre e chamou mais uma vez um adversário para seu campo em pleno Morumbi. Por pouco não perde de virada. Nota: 3,0

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.