Nação do Maior do Mundo;
Seguem os dez maiores públicos dos times de série A em 2016 até o momento:
- São Paulo x A. Nacional (61.766 pessoas) derrota
- São Paulo x A. Mineiro (61.297 pessoas) vitória
- São Paulo x Chapecoense (54.996 pessoas) empate
- Flamengo x Palmeiras (54.665 pessoas)
- Flamengo x Corinthians (54.250 pessoas)
- São Paulo x Corinthians (53.781 pessoas) vitória
- São Paulo x Toluca (53.241 pessoas) vitória
- São Paulo x River Plate (51.342 pessoas) vitória
- Cruzeiro x Grêmio (50.715 pessoas)
- São Paulo x Ponte Preta (49.673 pessoas) vitória
Diante dos números não há contra-argumentos: o Tricolor está presente em sete dos dez melhores públicos neste ano no Brasil. Claro que o clube foi ‘beneficiado’ com a chegada até as semifinais da Libertadores e com os ingressos mais baratos na reta final do Brasileirão, mas casa cheia é casa cheia e eu não fico torcendo para quem tem o ingresso mais caro ou para quem tem o estádio mais moderno. Minha vontade é e sempre será ver o torcedor do são-paulo lotando o Morumbi. E com ingresso a um preço acessível o povo comparece, independente da fase ou da qualidade do time.
Que nossa diretoria tome isso como norte para definir a política de preços no ano que vem. Não tenho dúvida que, com casa cheia, a cada dez jogos no Morumbi pelo menos sete a gente vence, mesmo com um time mais ou menos. Minha sugestão de preços é R$ 10,00 (arquibancadas atrás do gol), R$ 20,00 (arquibancadas azul e vermelha), e R$ 40,00 cadeiras. Para ST a metade disso. No resto dos locais pode ter preço para todos os gostos, até para os camarotes open bar, para quem gosta de jogo balada. Sem preconceito.
O Ponto é: o clube precisa rentabilizar com casa cheia, e não com o Morumbi meia bomba. E rentabilizar não é só com os ingressos e sim com o consumo interno e uma atmosfera quente, vibrante e que favoreça vitórias. Destes sete ótimos públicos no Morumbi, o Tricolor venceu cinco.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
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Post aberto para comentários.
(30) Comentários
Marco Magalhaes
8 de novembro de 2016olha...tenho uma opniao, fui ao jogo da semi na libertadores, e te faço uma pergunta Daniel, voce ja foi de arquibancada em jogo com esse publico e tentou usar o banheiro ? ja tentou pegar uma fila para passar no portao sem ser empurrado ? acho que o nosso tricolor nao pode se apegar que o estadio é quitado, e esquecer do basico para que as pessoas possam usufruir do mesmo, la na ala dos camarotes só tem habibs pra comer ? Eu acho que deveria ter um planejamento, para que a arrecadacao de ingressos pudesse ajudar na reforma e melhoria do nosso estadio...amo nosso estadio e nem vou comentar sobre o entorno ( estacionamento e etc)...mas os nossos dirigentes precisam olhar para a maioria....abs
Wagner
8 de novembro de 2016Daniel sou plenamente a favor, pra mim o SPFC como proprietário do estádio deve fazer 8 e 80, ou seja popular e luxo, não um ou outro. Uma coisa que fico P*** da vida com o time é o fato do ST pagar mais que a meia entrada, pessoas que uma parte considerável possui carteirinhas falsas. Pois com a politica atual não incentiva a pessoa a ser sócio, pois como os jogos de casa cheia são poucos, a vantagem de ser sócio é a compra antecipada para um jogo que dá 15 mil pessoas não é vantagem nenhuma pagar a mensalidade. Sou ST desde 2003 e no começo era muito mais atrativo ser ST, com ingresso com 50% de desconto e a camisa oficial, sei que financeiramente não é viável, mas o desconto no ingresso acho que é pertinente os 50%
Alex
8 de novembro de 2016Daniel concordo plenamente cara até porque o ingresso 20,00 nao é só isso gastei 60,00 de estacionamento e mais 20,00 para comer a diretoria deveria repensar direito isso msm
Ismael Lucas
8 de novembro de 2016Concordo 100%. A diretoria tem que aproveitar o fato de o estádio ser NOSSO, e QUITADO. Pra quem mora longe, e tem de ir de carro por exemplo ja é uma ajuda os preços mais acessíveis no ingresso.
Diogo Felizardo
8 de novembro de 2016Ei Perrone, você consegue um levantamento do valor arrecadado com jogos com promoção x sem promoção? Gostamos de ver a casa cheia, mais é restável pro tricolor?
Daniel Perrone
8 de novembro de 2016Posso até fazer esse levantamento, mas é fato que SPFC x Ponte foi mais que SPFC x Sport, por exemplo. E SPFC x SCCP foi mais que SPFC x PAL também como exemplo. abs
Daniel
8 de novembro de 2016Casa cheia sempre! Ingressos mais baratos! Nosso estádio está pago!
Eduardo
7 de novembro de 2016Perrone, semelhantemente ao seu pensamento, acredito que o SPFC deve ir na contramão do atual movimento de gourmetizacão do futebol. As atuais arenas são proporcionalmente pequenas e requerem o preço médio do ticket elevado para levantamento de receitas viáveis. O Morumbi é grande e grandioso, quitado e está em ótimas condições. Além disso, com mais de 50000 pessoas se torna intimidador aos adversários. Enfim nós e diretoria temos que entender q o Morumbi é estádio e não arena e mantê-lo cheio é obrigação.
Zeeh
7 de novembro de 2016E isso aí Perrone, ingressos para todos os bolsos, casa cheia faz o espetáculo mais bonito e os adversários sentirem o peso de nossa torcida. So Não da pra aceitar as gangues ascendendo sinalizadores e atrapalhando. Não danosos pra aceitar subsídios pra "torcedores" que jogam contra, nem a homenagem ao Mito justifica. Não importa que é bonito Se e proibido não pode
Isaac Teles de Souza
7 de novembro de 2016Quem soh olha p receita dos jogos, tá pensando no curto prazo. Tem q pensar tb no longo prazo. ter sempre casa cheia significa maior aproximação, identificação, mais amor ao clube e principalmente resultado dentro de campo. Teríamos torcedores q pagam menos e,por isso, cobram menos e empurram mais.
João Paulus
7 de novembro de 2016Concordo com a sua ideia, totalmente lúcido e poderia ser rentável para o clube se souber aproveitar o consumo interno que ao meu modo de ver, precisa ser repensada... Agora meu caro, esse ranking que vc citou, ela está errada... Houve públicos grandes de outros clubes que é necessário colocar na lista aí... Fortaleza x juventude de mais que 64 mil na série C, se n me engano flamengo e gambá de mais que 60 mil tbm no maracanã ... Mas gostei da sua idéia.
JEAN CLAUDIO TUZZI
7 de novembro de 2016Tá no título... Clubes da seria "A"
Leonel
7 de novembro de 2016Concordo 100% com isso. O q é melhor: 50mil a 10 reais ou 10mil a 50 reais? Só a diretoria não sabe fazer essa conta e pensar nas consequências. Claro, se o time está bem e a procura é alta, acho justo aumentar só um pouco.
Marcelo Deotti
7 de novembro de 2016Excelente o post e ainda corroboro a conta de alguns que já citaram em seus comentários. Independente se o time A ou B consegue ou não atrair mais gente sem baixar custos, o Morumbi está pago e eu tenho o cuidado de prestar atenção na renda dos jogos... cansei de ver renda no Morumbi girando em torno de 300, 400 mil e menos de 15.000 torcedores.. em 2013, quando a diretoria decidiu abaixar os valores, o público girava em torno de 40,50 mil e a renda beirava 1 milhão... o que vale mais a pena? Prefiro a 2ª hipótese. Mas não é só o preço.. tem que melhorar a segurança, melhorar os produtos, criar alguns atrativos para que a família retorne ao Morumbi.. se todo jogo em casa, tivesse mais de 40 mil, o SP sempre brigaria por títulos e seria difícil de ser batido.. a renda aumentaria e o consumo no estádio também.. gerando mais patrocínio e ainda mais renda... consequentemente, times mais fortes.. Enfim, quem ganha é o SPFC
Samuel Oliveira
7 de novembro de 2016Concordo! Estádio cheio contagia os jogadores, à atmosfera muda, aumenta o consumo interno no morumbi. Com estádio vazio temos os mesmos gastos com energia. Nosso estádio está pago e temos que ver ele cheio.
Rafael
7 de novembro de 2016Boa tarde Daniel, Você poderia dar uma aprofundada nos seus textos, são sempre meio superficiais, curtos. Não chegam ao centro da questão. Apenas uma sugestão. Abs
Rafael Andrade Jardim
7 de novembro de 2016Essa história de que nossos recordes de público não valem pq o ingresso é barato é o mesmo que dizer que não vale o supermercado X que vende mais pq cobra mais barato. Oras, cada um vende pelo menor preço que pode, visando lucro pela quantidade. Assim, nosso estádio, PAGO, nos permite cobrar mais barato.
Koalalau
7 de novembro de 2016Concordo muito. Já cansei de debater esse tema com amigos por diversas vezes, inclusive saindo do Morumbi. Preço acessível no ingresso e fazer o Morumbi lucrar com consumo interno com bebidas, comidas, venda de itens como chaveiros do São Paulo, cachecóis, e até coisas um pouco mais caras como camisas e jaquetas. E mais, copos ou outros itens personalizados com data/jogo/campeonato. Muita gente vai querer comprar bebida só pra levar o copo de recordação.
Rodrigo Luiz Vieira
7 de novembro de 2016O que tem q se levar em consideração também é o custo qué o torcedor tem para chegar até o Morumbi. Portanto o São Paulo deveria manter esse valor para as competições onde já se sabe que a torcida não vai em peso! E na libertadores qué é a grande competição que a torcida gosta, coloca o valor do ingresso mais caro! É a lei da oferta e procura! E assim manteremos nosso estádio sempre cheio e empurrando nosso time para as vitórias!
Giovani Schulenburg
7 de novembro de 2016Já é tempo de mudar a política de arrecadação só na base do ingresso. Casa cheia é: mais incentivo ao time e, fatalmente, melhores resultados; é mais visibilidade e, consequentemente, maiores argumentos na captação de parceiros e venda de espaços para mídia; é mais consumo nas dependências e, com isso, possibilidade de atrair parceiros para manter o espaço também em dias sem jogo. E por aí vai... Interessante também batalhar nos bastidores uma mudança na forma de comercialização de ingressos, permitindo a venda dos pacotes para o campeonato inteiro, ao preço por jogo sugerido no post, por exemplo. É grana antecipada no caixa do clube, permitindo um melhor planejamento de elenco (e financeiro) e fortalecendo a relação instituição x time x torcida. Aí sim os ingressos 'avulsos' podem ser (um pouco) mais caros e, além disso, incentiva adesão ao programa sócio torcedor...
Vinicius Cabrioti
7 de novembro de 2016Um ponto que vejo de importante, é que toda verba que fazemos com o estádio é toda nossa, pois o Morumbi é 100% do tricolor. Então podemos sim fazer ingressos a 10 ou 100, pois essa verba é nossa, não de empreiteiras. E claro, um ingresso barato é muito mais atraente para uma família, afinal, eu gastaria 60 para ir eu a mulher e o filho, porém não gastaria 300, pois estaria tirando de dentro de casa pra ver um jogo.
Dener Pereira da Rosa
7 de novembro de 2016O caso é que o SPFC tem que atrair mais gente ao Morumbi, mas também tem que aproveitar mais esse público para faturar... +Gente = +Dinheiro é fácil entender isso, porém o difícil é mudar a forma de se captar esse $$$...
Evandro Bispo
7 de novembro de 2016As Peppas e as Gayvotas não possuem estádio. Concordo Perrone, a lógica é esta mesmo, casa cheia sempre. Mantermos uma média alta de vitórias com casa cheia, de certeza seremos campeões do Brasileirão novamente.
murilo
7 de novembro de 2016O clube precisa estudar os números.É melhor um publico de 10 mil pagando 40 reais,ou um publico de 40 mil pagando 20 reais?É preciso analisar os números do consumo interno,e a casa cheia ajuda o time.
Dener Pereira da Rosa
7 de novembro de 2016Daniel, moro em MT e infelizmente nunca pude ir ao Sacrossanto, mas uma coisa que eu gostaria que o SPFC tornasse realidade é o estádio se tornar "vivo" não só no horário do jogo, mas que fosse como um ShoppingCenter, em que as famílias num domingão por exemplo, pudessem ir de manhã, almoçar, assistir um filme, ver o jogo e no fim do mesmo, fazer um lanche e só então ir pra casa, ou seja um programa para o DIA TODO, consumindo e se relacionando com o estádio e com o SPFC... Penso que temos espaço pra isso, e alem de tudo seria prático considerando que chegar e sair de carro só para o jogo seja complicado hoje, "ter o que fazer" antes e depois dos jogos ao invés de pegar tumulto, seria uma solução pra tornar mais agradável a vida do torcedor e também de trazer $$$ para o clube...
Wilson
7 de novembro de 2016O problema é custo. Como está a renda líquida? O clube está capitalizando recursos para contratações e pagamento de salários? Por que Corinthians e Palmeiras colocam média de 30.000 com preço de 60 reais em média?
Saulo Ferreira
7 de novembro de 2016Wilson, a conta é simples: 10.000 torcedores a 30,00 é igual a 30.000 torcedores a 10,00, sendo que a casa cheia empurra e apoia o time para a vitória como o Perrone citou aí. O São Paulo não precisa praticar os custos das Arenas. Temos um estádio próprio! Eu sou a favor
Ricardo Schwarz
7 de novembro de 2016A discussão é boa. Mas, Saulo, acho que a conta não é tão simples assim. Em termos de apoio, com certeza ter 30 mil pessoas a 10 reais é melhor. Mas, financeiramente, eu imagino que não. Porque, quanto maior o público, mais o clube gasta com taxas e infraestrutura para receber este grande público. Então, no final, ganha menor. Eu não tenho certeza disso. O Perrone, inclusive, como tem trânsito na diretoria, poderia esclarecer melhor essa questão. Mas, como torcedor, com certeza, prefiro os ingressos populares também, 10 reais é perfeito.
Dener Pereira da Rosa
7 de novembro de 2016Palmeiras sim, mas o SCCP já começou a cair faz algum tempo a média de público... tem registrado record atrás de record negativo, tinham o efeito "casa nova" que agora está "caindo" (literamente no caso das galinhas), o palmeiras tem isso agora aliado a boa campanha do time no Brasileiro... o efeito da casa nova passa em menos de 3 anos... Já a campanha do time é mais variável e faz também que os preços subam rapidamente (vide SPFC com LA)...
Rogerio Jofre
7 de novembro de 2016Concordo plenamente, com casa cheia a vibe é bem maior!