Frio, sacrifício e vitória com contornos drámaticos no Morumbi. Depois de nove jogos sem lembrar o que era vencer uma partida de futebol o São Paulo passou pelo Vasco da Gama e deu o primeiro sinal de reação no Campeonato Brasileiro. É a primeira vitória de Dorival Junior no comando do time.
Qualquer opinião que eu escrever nessas linhas será menor que a importância que cada um desses três pontos conquistados poderá fazer para o restante do torneio. A priori foi muita correria e muito pouco futebol por parte das duas equipes. O São Paulo continua sem jogada pelos lados e sem velocidade de contra-ataque. Apenas os dez primeiros minutos de jogo foram amplamente favoráveis a equipe paulista. No restante da partida, o time mais uma vez fez o torcedor passar muito sufoco. Isso contra um limitadíssimo adversário, que conseguiu explorar as nossas deficiências: chutes de fora da área e bolas aéreas. Mesmo com cinco pontos a mais que o São Paulo, creio que o Vasco também está na briga para não cair. Fosse o adversário uma equipe com mais recursos talvez a história desse jogo fosse outra.
Porém, como eu disse, o resultado era mais importante que qualquer avaliação. É importante lembrar que o Tricolor teve uma volta muito turbulenta de Chapecó, pegando ônibus até Curitiba e perdendo um precioso dia de treino. Isso precisa ser levado em consideração. Os jogadores se sacrificaram para conseguir o objetivo e isso é que tem que ser valorizado.
O próximo jogo será muito mais difícil, mas temos plenas chances de fazer uma partida melhor. Com mais confiança, com mais foco e até com mais torcida, apesar dos vinte e dois mil são-paulinos presentes nessa quarta terem dado um show de apoio, desde a chegada do ônibus até o apito final. Não mereciam mais um resultado adverso.
É hora de descansar, avaliar o Grêmio e focar em mais três pontos.
Nota dos personagens da partida:
Renan Testado fora e dentro da área, se saiu bem nessa quarta. Nota: 8,0
Bruno Atuação muito limitada, apesar de não ter falhado gravemente. Nota: 5,5
Arboleda É estilão “Fabão” e foi bem nas rebatidas. Nota: 6,5
Rodrigo Caio Também foi bem no setor defensivo. Nota: 6,5
Edimar Arroz com feijão discreto e simples na defesa. Foi bem. Nota: 6,0
Jucilei Boa partida, ditando a transição pelo meio. Nota: 6,5
Petros Abusou das faltas mas não comprometeu. Bem no meio. Nota: 6,0
Gómez Muito esforço na marcação e pouca inspiração na criação. Nota: 5,5
Wellington Nem Pouco tempo, mesmo assim perdeu um gol. Sem nota.
Cueva Centralizado, está voltando a sua boa forma. Bela assistência. Nota: 7,0
Lucas Pratto Gol importantíssimo. Sem mais. Nota: DEZ!
Marcinho Entrou, se esforçou mas não brilhou. Nota: 5,5
Cícero Entrou para fortalecer a marcação no meio. Nota: 5,5
Gilberto Pouca participação. Sem nota.
Dorival Junior Sinceramente, não gostei das entradas de Cícero e Gilberto. Depois de perder gols o São Paulo chamou o Vasco de vez para sua área e poderia ter sofrido o gol de empate no Morumbi. Ainda é cedo para avaliar o trabalho, mas já vejo duas linhas de quatro jogadores melhor formadas. Receberea material para melhorar o time. Parabéns pela vitória. Nota: 5,5
Leia também: Marcos Guilherme é do Tricolor
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(17) Comentários
Douglas Oliveira
20 de julho de 2017Sobre o Jr. Tavares, ele criou uma moral com a torcida que, infelizmente, é normal por aqui. Joga-se bem um ou dois jogos e pronto, temos o substituto do Marcelo na seleção. Campeonato Paulista só serve pra enganar torcedor e demitir treinador, os jogos bons que o Jr. Tavares fez foi contra times medíocres do Paulistinha. Isso significa que é mal jogador? Não. Mas não é craque ainda, pois não mostra isso com regularidade diante de boas equipes. Pra mim, a única coisa boa que tirei da atuação dele no Paulista é que ele tem potencial, agora as pessoas precisam pensar um pouco também, é tudo 8 ou 80 aqui no Brasil. O pessoal merece o futebol jogado aqui.
Celso Teixeira Gonçalves
20 de julho de 2017Como você bem disse, o importante foram os 3 pontos! A equipe tem falhas, mas é visível que está sendo corrigido o posicionamento. E como foi lembrado, a longa viagem de Chapecó até São Paulo. Gostei da entrada do Edimar, deu mais segurança na marcação do lado esquerdo e é bom o Junior Tavares ver que tem concorrência. Falta um lateral direito e zagueiro! Do meio pra frente, com os nomes que estão ouvindo, vai ficar com mais opções!
Lucas Lira
20 de julho de 2017Em minha opinião o Gilberto deveria ter entrado no lugar do Pratto aos 25 minutos do 2º tempo, mais ou menos; Pratto é ótimo jogador mas sua lentidão fora da área e (tanta perda) de gols dificultam muito. W. Nem melhorou um pouco. Não gostei e não entendi a saída do Cueva para o Cícero, aliás, o peruano está voltando! E isso é ótimo! Acho que agora vem uma "dor de cabeça" boa aí: a escalação de Hernanes.
Mauricio Leopoldo
20 de julho de 2017O bom do jogo de ontem é que sem o dedo definitivo do treinador (falta de treinos) os jogadores (todos) lutaram muito e suaram, apesar do frio intenso, a camisa. Com os reforços que estão chegando o São Paulo vai sair fácil desta situação e vai se classificar para a Libertadores 2018.
jp
20 de julho de 2017falo tudo sobre o dorival,nada a v a entrada do cicero.o time recuou e quase levamos o gol no desespero do vasco.tem q parar de insistir no nem,e tem q dar chance ao lucas fernandes
Guil
20 de julho de 2017Perrone, discordo quanto ao Petros. Achei que jogou muito, correu por todos os lados do campo, deu combate, iniciou jogadas (inclusive a do gol e deixou o cueva na cara do gol em outro lance). Quanto a ter feito muitas faltas, pode por na conta do arbitro que adora uma falta, encher o jogo de faltas e muitas em contatos normais, com isso abusou de cartões desnecessários para ambas equipes. Fazia tempo que não me irritava com uma arbitragem igual a de ontem. Tomara que este senhor não apite jogos do tricolor nem tão cedo
Mario
20 de julho de 2017Rodrigo Caio passou da hora de sair...nitidamente está com a cabeça em outro lugar. salvou um gol é verdade, mas cometeu falhas bisonhas que só não foram notadas por que não resultaram em gols do Vasco. Não me inspira nenhuma confiança...
Igor Calmon
20 de julho de 2017Ontem se iniciou a maior alavancada da História do Futebol ! Guardem isso... Seremos Campeões !
Fernandes
20 de julho de 2017Caramba. Conseguimos tomar um sufoco do Vasquim, no fim do jogo. Pqp. Muito a melhorar. Tomara que consigamos vencer o gremio p aumentar a confiança. Sds
Tiago
20 de julho de 2017É isso, Leco e Cia formou um novo time no meio do ano e vai ser sofrimento até o fim.
Caio D. Luciano
20 de julho de 2017Ok, o mais importante hoje foram os 3 pontos... ufa! Porém, vemos que esse time ainda apresenta um futebol muito fraco. Faltam tabelas, triangulações, jogadas ensaiadas, compactação... o elenco é bom, dá pra fazer... Hoje abusaram das faltas, e o Martin Silva quase não se moveu no segundo tempo... sorte que o Vasco não foi eficiente. Temos que melhorar, pois com o Grêmio o problema é mais embaixo. Sds.
Nailton
20 de julho de 2017Daniel o Gomez tem uma função tática importantíssima, dando cobertura para o lateral. Perceba que quando ele é sacado,a lateral na qual ele ajudava fica exposta. Tanto o Tavares (jogo anterior) como o Bruno não consegue segurar sozinhos o avanço do adversário. Esta função tática faz com que ele se anule na criação.
Josue
20 de julho de 2017Rapaz! Que sofrimento! Um minunto parece que durava uma hora! A cada ataque do Vasco eu padecia aqui... Mas como comentastes: o mais importante ao final foi vencer! Eh um circulo vicioso! Se nao vence, perde ainda mais confianca! E se vencer, aos poucos a confianca irah voltar! Jogar bem nos proximos cinco, dez jogos eh o menos importante. Tem eh que vencer agora! Nem que seja de meio a zero... Aff! Serah que eh o fim da urucubaca??? Espero!!!
Luis
20 de julho de 2017Campeonato Paulista, Perrone?
Flavio José Rocha
20 de julho de 2017Está escrito campeonato Paulista.
lewis Andre
20 de julho de 2017Lucas Pratos q estar muito afobado todo enrrolado ja nao me enche os olhos so fez o gol e mais nada errou passe no jogo todo....pramim o Cueva nao deveria sair ele q estava armando as jogadas jogou bem hoje....
Ronaldo
20 de julho de 2017perrone uma pequena correcao no final da primeira frase. Voce citou campeonato paulista em vez de campeonato brasileiro