A torcida do São Paulo bateu mais uma vez o seu próprio recorde de público no Campeonato Brasileiro. Na manhã deste último domingo, os torcedores cravaram 56.052 mil presentes diante do Cruzeiro, no Morumbi, número ainda maior que do jogo contra o Coritiba, até então recorde da competição.
Com a contabilização do público recorde, o Tricolor chegou a média de 31.353 torcedores por jogo no torneio, a maior do clube desde 2003, início da era dos pontos corridos, superando sua maior marca de dez anos atrás. Em 2007, no auge da equipe tricampeão brasileira consecutiva (que despertava ira dos adversários e até instigava a volta do mata-mata no Brasileirão), o São Paulo possuía média de 28.789 pessoas por jogo no Morumbi.
Os novos números são prova de mais um salto de patamar da torcida do clube mais vencedor do país. O primeiro foi visto no início dos anos 90, com a máquina Tricolor da era Telê Santana. Na final de 1992 a torcida protagonizou a maior invasão de campo de um clube até hoje no Brasil. Já o segundo salto de patamar coincidiu com a conquista do terceiro Mundial: no retorno do Japão, a delegação teve a maior recepção popular da história na cidade, com torcedores alucinados perseguindo o ônibus Tricolor desde o Aeroporto de Cumbica até o Cícero Pompeu de Toledo. Tudo registrado em filme e vídeo.
Mesmo passando por mais um ciclo de vacas magras, desta vez consequência de más gestões após a avalanche de títulos da década passada, a torcida do São Paulo amadureceu. No lugar de revolta e abandono pela situação da tabela, nota-se presença e muito apoio dentro do estádio. Um fator que contribui para esta mudança de status é o perfil de torcedor visto no Morumbi: enquanto assistimos uma audiência “Nutella” nas novas arenas paulistas, o Cícero Pompeu de Toledo apresenta condições adequadas para a frequência das classes C e até D, a alma do futebol brasileiro. O Morumbi é atualmente o estádio mais democrático do país.
Apesar dos ótimos números vindos de sua torcida, os atuais diretores do São Paulo não tem o que se vangloriar. O clube explora pouquíssimo essa notável transformação, com um marketing aquém de sua grandeza e uma comunicação deficitária, talvez não por culpa de seus funcionários, mas pela indefinição de conceitos e posições de comunicação ao longo dos últimos anos. Falta ao São Paulo uma direção definitivamente profissional no seu marketing/comunicação e a definição de um DNA muito mais forte que o inócuo rótulo de “soberano”, criado para os filmes das últimas conquistas.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(9) Comentários
Nilton Tricolor
15 de agosto de 2017Sou sócio do clube do São Paulo Futebol Clube Até entendo os sócios do clube não serem todos são paulinos, tudo bem. Mas o que não me conformo é ter conselheiros que não são são paulinos. Deveria ter uma cláusula no estatuto, no mínimo, que seria proibido ter um cargo de presidente, vice presidente, diretores e conselheiros, que não fossem São Paulinos. A torcida do São Paulo, mostrou sua força. Deveríamos pressionar para tirar quem não é são paulino em todas as áreas da diretoria, presidência e conselheiros. Tenho certeza que muita coisa iria melhorar.
Luiz Henrique
15 de agosto de 2017Daniel Perrone pro marketing tricolor!!!
Leandro
14 de agosto de 2017Somos todos são paulinos, estamos no mesmo barco, mesma angústia, porém quando ocorre algum problema fazem questão de nos diferenciar como vândalos, torcedores organizados e demais rótulos clichês, por justiça a postura das organizadas do Tricolor também deveria ser ressaltada, uma vez que temos proporcionado grandes espetáculos tanto no Morumbi, quanto em outros estados onde o Tricolor tem jogado, com apoio incondicional. Torcida Independente - #unidospelospfc
Josue
14 de agosto de 2017Eh realmente incrivel! Nem nos tempos de vacas gordas dentro dos gramados, com excecao de jogos da Libertadores, nunca tantos torcedores apoiaram esse time! De falta de apoio esses caras NAO podem reclamar!!
Eliel da Silva
14 de agosto de 2017Daniel, estive analisando a tabela e para o SPFC se salvar precisa ganhar dos times menores, na matemática precisa de 8 vitórias, são elas: AVAI, PONTE, VITÓRIA, ATLÉTICO G, CHAPECOENSE, VASCO, CORITIBA E BAHIA e conquistar alguns pontos nos clássicos e demais times. Poderia fazer um post sobre isso?
Carlos Massarotto
14 de agosto de 2017Perrone, se em seu texto vc afirma que o Mkt do SPFC está aquém da sua grandeza, não tem como defender o Ponto que faz um péssimo trabalho no Futebol. Digo isso pq venho aqui neste espaço e faz tempo escrevo sobre isso. O Pinotti é um profissional da área do Mkt e foi para o Futebol...cada macaco no seu galho.
Carlos Castelão
14 de agosto de 2017Excelente análise! Aparentemente, o Departamento de Marketing também está muito aquem do que o São Paulo merece. Comunicação, material, merchandise... as vezes fico descepcionado até com a UA, uma vez que ela mesma está tendo problemas de posicionamento da sua marca nos USA. Realmente parece que tudo conspira contra. Precisamos de mais força nos pontos de venda, de material esportivo, de camisas de torcedor. E nem precisa ir a Barcelona, Madrid ou Manchester pra ver como funciona. Pode ser por aqui mesmo, na capital. Realmente temos um potencial enorme para gerar mais força para o tricolor mais querido do mundo e ainda não conseguimos aproveitar. Estamos mais próximos da realidade de outro tricolor (o Bahia, que tem uma enorme torcida e não sabe aproveitar). É uma pena, mas essa diretoria também precisa de um "estágio fora" para tentar trasformar o São Paulo novamente num exemplo de clube.
Danilo Lima
14 de agosto de 2017Daniel, sabe me informar se a partida diante do Santos esta confirmada para ser no Morumbi?
Anderson Rubim
14 de agosto de 2017Eu fui pela primeira vez. Foi uma experiência incrível!!