Duas semanas. Esse é o período que o São Paulo terá para praticamente definir sua história no Campeonato Brasileiro de 2017. Com a corda no pescoço e com 16 jogos ainda a disputar, a equipe de Dorival Junior terá tempo para refletir, cobrar e trabalhar.
Enumerei os pontos que, para mim, são fundamentais nesse momento. Eis eles:
Reflexão
O momento é de reflexão e muitos questionamentos técnicos e táticos. Será que a zaga é a única culpada pelos gols que o Tricolor anda tomando? É fato que juntos, Rodrigo Caio e Arboleda e o goleiro escolhido tomam muitos gols, mas acho que o sistema de jogo também não favorece. Não seria bom fechar a casinha com três zageiros e liberar “alas” como Marcinho e Junior Tavares para o ataque? Dorival definitivamente tem um bom tempo para rever posições ou treinar o sistema atual, que é da sua preferência.
Cobrança
É hora de separar o apoio incondicional de dentro do estádio das cobranças necessárias aos jogadores, principalmente aqueles que podem render mais. Na minha visão essa cobrança deve vir da comissão técnica no dia a dia e não dos torcedores em frente ao CT. Eu participei da manifestação na porta do CT da Barra Funda e tenho claro que uma nova manifestação (que virou invasão naquela época) não ajudaria em nada. A torcida está dando um ótimo exemplo mas é claro que os jogadores precisam ser cobrados, sim. Muitos deles tem potencial para fazer mais do que estão fazendo. Apenas um exemplo: em duas semanas certamente Maicosuel estará apto para jogar. Não seria melhor apostar nele, que chegou agora e está com gana, que insistir em Cueva, que vem cumprindo uma função apagada no sistema atual?
Trabalho
Não existe mágica. O foco tem que ser 100% em trabalho. Tenho informações seguras que o grupo não está de sacanagem com o torcedor. De um modo geral todos estão se esforçando para encaixar o jogo. É bom ficar claro que os insucessos de 2017 são atribuído aos gestores atuais (os diretores) e, principalmente, o histórico recente do clube por não ter cuidado do financeiro durante os anos de glória e ter parado no tempo em vários quesitos do futebol. Mas agora o momento é de trabalhar para sair dessa situação. Os próximos jogos são fundamentais para medirmos o resultado dessas duas semanas de treinos. Eu acredito nesse grupo, no trabalho da comissão técnica, entendo que futebol não é Playstation para ficar mudando toda hora de treinador, acho que mesmo na lama a torcida está em uma das melhores fases da história do clube e estarei com o São Paulo até o fim.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(14) Comentários
Tricolor_Nação
29 de agosto de 2017Quem é o empresário do Rodrigo Caio? Como esse jogador mediano consegue vaga na seleção? São as perguntas que o povo quer saber...
Vinicius Guimarães
29 de agosto de 2017Pelo histórico do Dorival ele não vai escalar o time com três zagueiros, mais algumas mudanças tática ou peças devem ser alteradas nesse meio! Mais cotado a sair seria o Cueva com a entrada Maiconsuel ou Marcinho (Prefiro ele errando gol mais se entregando em campo), um dos volante tem que sair, são os melhores jogadores do elenco mais não esta funcionando, eu tiraria o Petros e colocaria o Lucas Fernandes centralizado!
PAULO
29 de agosto de 2017Ja foi melhor... sem mais.
Joao alvesa
29 de agosto de 2017Acho que esse ano cai, infelizmente. Não da mais tempo de reagir, ou ganha tudo nos próximos 5 jogos, ou já era. Corinthians inclusive está nessa lista. Não da mais pra empatar, é ganhar ou ganhar
Norton
28 de agosto de 2017"Só reflitam: SPFC terminará 2017 com 35 competições desde 2009. Sabe quantas finais? 1 de segundo nível. Fim da perpetuação do poder!" (Carlos Port) Perfeita análise!!! Roubaram e quebraram nosso SPFC...
Euclides
28 de agosto de 2017Nosso sistema defensivo falha em demasia, como no primeiro gol em cima de Edimar. As posições mais carentes sem dúvida são as laterais. Além disso Cueca está praticando futebol muito abaixo do que pode. Acho que, principalmente nos jogos fora, devemos priorizar o sistema defensivo para não tomarmos gols nas casas adversárias. Necessitamos urgentemente de um goleirao, mas só será possível ano que vem, infelizmente. É além disso tudo precisamos rezar muito pouco.
Celso Teixeira Gonçalves
28 de agosto de 2017Já se passaram 11 jogos no Brasileirão e o time não mudou nada do que era com Rogério Ceni. Dorival fica insistindo em jogadores como Cueva e Buffarini e tá hora de Rodrigo Caio ir para o banco. Ah, ainda não entendi a escalação do Sidão, em dois jogos cometeu falhas que quase resultaram em gols dos adversários. Tem que dar mais chances para Pedro Bortoluzo e Lucas Fernandes (Gilberto ontem foi NULO, já que não quis renovar, que esquente o banco até o final do ano). Os meninos dariam mais velocidade, criatividade e ousadia na frente, é o que está faltando neste time. Meu time ideal: Renan Ribeiro; Bruno Vieira, Aderlan Santos, Bruno Alves e Júnior Tavares; Jucilei, Petros, Lucas Fernandes e Hernanes; Marcos Guilherme e Pedro Bortoluzo (Lucas Pratto).
Julio César
28 de agosto de 2017Os laterais são o ponto fraco do time......Edimar e Buffarini são péssimos e não tem qualidade para jogar no Tricolor. Outro que também caiu muito de rendimento foi o Jucilei. Tá complicado!!
Rodrigo Moreira
28 de agosto de 2017Como exigir mais futebol de jogadores apenas medianos como Edimar, Buffarini, Cueva e Marcinho ? E concordo com o amigo aí "de cima "; Rodrigo Caio é uma mentira, um embuste. Se nosso "craque de condomínio " jogasse o que acha que joga ou o que fala seria uma mistura de Oscar com Dario Pereyra. Simplesmente ridículo !
Norton
28 de agosto de 2017Sabem porque o gênio do Leco ainda nāo demitiu o Pinotti??? Porque nāo quer ser enxotado sozinho em dezembro quando o SPFC decretar a queda para a série B... Ou será que este incompetente acha que vai continuar "de boas" na presidência após a queda????? Apoio incondicional ao time, mas exigimos uma "limpa" na direçāo!!!!! PARABÉNS LECO!!!! Vc é o PRINCIPAL responsável por tudo isso que está acontecendo...Vc conseguiu, após quase 15 anos na gestāo do clube (direta ou indiretamente) QUEBRAR o SPFC e envergonhar quase 20MM de torcedores...
Carlos Massarotto
28 de agosto de 2017#FORALECO #FORAPINOTTI
Bedin
28 de agosto de 2017Se o grupo não está de sacanagem com o torcedor, eu imagino quando começar então? Dorival sim está de sacanagem faz tempo. Fica insistindo em jogadores como Cueca, que já merece banco faz tempo. Continuo com a minha opinião, que devem dar espaço aos meninos da base, principalmente na criação e ataque do tricolor. Os meninos dariam mais velocidade e ousadia na frente, que pra mim é o que está faltando neste time. Na zaga, acho que Rodrigo Caio depois que foi para a seleção, caiu muito o rendimento e se houver proposta, deveriam vender. A nota que Dorival levou no último jogo não concordo, pois acho que ele mexe muito mal no time. Ganhando de 1 x 0, sendo que o importante pra nós são os 3 pontos (mais do que nunca), deveria se fechar e segurar o placar, pois não seria vergonhoso nesta atual fase. Quero ver até quando vão aguentar esse técnico mediocre no time.
Ge Lopz
28 de agosto de 2017FALTA QUALIDADE. Já se trocaram os goleiros, , os volantes, os laterais, os volantes, os meio campistas, os atacantes, o presidente, a diretoria, O(S) TÉCNICO(S), O ESQUEMA TÁTICO - já tentaram jogar com 3 zagueiros - trocaram ZAGUEIROS (Lugano, Breno, Maicon, Douglas, Lucão, Lyanco, Militão e antes Paulo Miranda, Toloi, Edson Silva) e O ÚNICO QUE NÃO SAI, NÃO PERDE LUGAR MESMO FALHANDO E A ZAGA FICANDO A CADA ANO PIOR, É O RODRIGO CAIO. O que vamos fazer? ILUDIR E ENGANAR O TORCEDOR DE NOVO E MUDAR O ESQUEMA TÁTICO PARA SALVAR A PELE MAIS UMA VEZ DO MALDITO RODRIGO CAIO????!! A solução do problema está na cara de TODOS há ANOS, mas fazem de conta que o bode não está no meio da zaga, ou melhor, da sala. Vai continuar empurrando a situação com a barriga de DESONESTIDADE E DA FALTA DE MERITOCRACIA para proteger interesse DE UMA MINORIA cada vez mais evidente e jogar o SPFC no buraco? Sou a favor de 3-5-2 sim, mas SEM RODRIGO CAIO. E com laterais que não passem do meio campo. Até a zaga se firmar. Quem preserva Rodrigo Caio NÃO É TORCEDOR DO SPFC. #FORARODRIGOCAIO #MERITOCRACIAJÁ #CHEGADEMENTIRAS
Ge Lopz
28 de agosto de 2017O problema maior é a SOBERBA DOS PEREBAS. Os mais qualificados do time estão jogando com vontade, raça, suando sangue. Já os malditos perebas são os que erram mais por displicência. O Corintians, que se iola na liderança não tem um elenco com estrelas, muito pelo contrário. A diferença dele para todos os outros times, principalmente o SPFC é o espirito de ENTREGA, a MERITOCRACIA na hora de escalar o time titular. Ali NINGUÉM, nenhum jogador está jogando pensando em ser negociado para o exterior. a prioridade ali é o time, não o individual. Lá o jogador chega para conquistar tudo que puder com a camisa daquele time, É A OPORTUNIDADE DA VIDA para aquele elenco. Já no SPFC A MAIORIA DO ELENCO é de jogadores MEDIOCRES que se acham a estrela da posição, que querem receber tratamento e paparicação como se fossem estrelas de verdade, como se já tivessem conquistado algum título que preste. E quem vem da base do SPFC JÁ VEM COM UMA MÁSCARA MONSTRO e não resolvem p... nenhuma Um time onde o padrão de qualidade aceita Rodrigo Caio e Lucas Fernandes como "jóias da base" e "produtos tipo exportação" e tem como opções no elenco peças como Marcos Guilherme, Denilson, Maicosuel, Edimar, Aderlan, Bruno Alves, etc, etc. É UM ELENCO DE SEGUNDA DIVISÃO REFORÇADO COM 4 OU 5 JOGADORES DE TIME CAMPEÃO BRASILEIRO. O resultado de ontem foi mais uma vez, JUSTO, E REVELADOR.