A notícia saiu no site Transfermarkt e foi publicada também pelo jornalista e blogueiro Jonathan Silva, do diário Lance: o São Paulo Futebol Clube superou o Santos FC e se tornou o clube brasileiro que mais lucrou com negociações no século XXI. Na América do Sul o Tricolor só perde do River Plate.
Segundo o Transfermarkt, o River Plate faturou 387,81 milhões de euros com a venda de 379 atletas, seguido do São Paulo, com 321,62 milhões de euros com a venda de 563 atletas. O terceiro colocado na América do Sul é o Boca Juniors, com 308,98 milhões de euros e 500 jogadores vendidos no século. A Argentina é a maior “mina de ouro” de jovens talentos atualmente, superando o Brasil.
O “título” não tem nada de bom para a coletividade Tricolor: o clube lucrou, lucrou e lucrou mas não levou nada de grande relevância nos últimos dez anos. Apenas uma Sul-Americana separa um dos maiores jejuns de títulos da história do clube, comparável a época da construção do Morumbi e aos anos de “vacas magras” do meio da década de 90. Além da recente seca de conquistas, o Tricolor vive uma das suas piores fases econômicas e políticas, afundado em dívidas e convivendo com brigas internas, gestões confusas e contratações duvidosas.
Vai levar tempo para que toda essa tormenta acabe, mas ela um dia acabará. O clube precisa urgentemente sanear suas dívidas, modernizar seus processos, apaziguar as disputas políticas e principalmente, conquistar um título dentro de campo para que este processo não seja ainda mais doloroso. É por isso que, apesar de descrente de todo esse cenário político atual no clube (e a gestão Leco, que fique claro), me agarro na esperança que Raí e Ricardo Rocha tem bagagem o suficiente para melhorar a pasta do futebol.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(9) Comentários
Kleber
27 de fevereiro de 2018Pior de tudo é que vendeu muito mau pois vendeu muito mais jogadores e lucrou menos. Time brasileiro tem mania de vender jogador por preço de banana.
kstrocorrea
27 de fevereiro de 2018Gostaria de ressaltar que se o Cartolas exercesse seu poder de contrato ( pois contrato é para se cumprir) talvez o time não estaria nessa situação que se encontra, pois jovens promissores como Luiz Araújo e David Nerez poderiam ter ficado um pouco mais, o São Paulo só forma e não usufrue de suas crias, não que eles fossem um Neymar, aliás em se tratando deste último, o Santos o segurou o máximo e títulos vieram ( mesmo endividando o Santos). Lucas Moura por exemplo ficou um tempo e conquistamos nosso último título que foi a Sul Americana, e onde foi o dinheiro da venda do Lucas? Creio que sim é culpa dos cartolas! Hernanes veio nos tirou da degola o ano passado mas esse ano infelizmente acho difícil de acreditar pois não temos planejamento, Hernanes se foi e Prato também e eram os que faziam a diferença no ano passado, um com muita técnica e outro com muita garra e agora querem botar a conta no Técnico assim como aconteceu com Rogério Ceni, Luiz Araújo e David Neres jovens promissores que tinham tudo para dar certo e para onde foi o dinheiro? Vai ser sempre assim, o maior clube revelador que não sabe usufruir de suas criações, para que está servindo Cotia? SPFC = empresa. Não me orgulho nem um pouco!
Danilão
27 de fevereiro de 2018E cadê a transparência prometida dos tais números da dívida? 321 milhões de euros é muita grana em 18 anos.
emerson tadeu dos santos
27 de fevereiro de 2018Não acho que a notícia é de todo ruim. O problema maior é que hoje vemos o quanto esse "dinheiro" não foi totalmente aproveitado para fazer o nosso São Paulo maior. Não podemos esquecer do grande investimento feito em Cotia, e era esperado que a conta chegaria. Deveríam ter se preparado melhor para essa conta que agora tem juros, correção monetária e a zica de todos os antis ...kkk
Dejair
27 de fevereiro de 2018Uma lastima essas ultimas gestões do nosso tricolor, entra ano sai ano é a mesma coisa, precisamos de sangue novo com outra visão. Juvenal Juvencio, Aidar, Leco a muitos anos dominando o clube. Vou fazer um apelo a você Leco se realmente é um São Paulino por favor se afaste deixe o que faz e vai descansar nós não merecemos ser tão humilhados
Ge Lopz
27 de fevereiro de 2018Quero ver algum clube da Am. do Sul vender um rapaz que veio da base, jogou poucos jogos no profissional e foi negociado pela grana com que negociaram o David Neres. Quando o time estava na fase boa, o titulo de "melhor vendedor" e "camisa que mais valoriza e chama atenção do mercado exterior" era festejado por esses que ficam hoje no mimimi e no chororô porque o SPFC não consegue resistir ao mercado exterior com o dólar á quase 4 reais! HIPÓCRITAS. O clube endividado, as propostas chegam, o JOGADOR E O EMPRESÁRIO querem ir embora, e jogam a culpa nos cartolas, como se os diretores do SPFC ficassem viajando pelo mundo levando DVD de jogador para bater na porta de clubes e empurrar o jogador. O sãopaulino só faz esforço para pensar quando lhe convém a conclusão do seu "raciocínio". O Rodrigo Caio ainda está ai, comemorem...#IroniaModeOn
Kstrocorrea
27 de fevereiro de 2018Perfeito comentário, mas gostaria de ressaltar que se o Cartolas exercesse seu poder de contrato ( pois contrato é para se cumprir) talvez o time não estaria nessa situação que se encontra, pois jovens promissores como Luiz Araújo e David Nerez poderiam ter ficado um pouco mais, o São Paulo só forma e não usufrue de suas crias, não que eles fossem um Neymar, aliás em se tratando deste último, o Santos o segurou o máximo e títulos vieram ( mesmo endividando o Santos). Lucas Moura por exemplo ficou um tempo e conquistamos nosso último título que foi a Sul Americana, e onde foi o dinheiro da venda do Lucas? Creio que sim é culpa dos cartolas! Hernanes veio nos tirou da degola o ano passado mas esse ano infelizmente acho difícil de acreditar pois não temos planejamento, Hernanes se foi e Prato também e eram os que faziam a diferença no ano passado, um com muita técnica e outro com muita garra e agora querem botar a conta no Técnico assim como aconteceu com Rogério Ceni, Luiz Araújo e David Neres jovens promissores que tinham tudo para dar certo e para onde foi o dinheiro? Vai ser sempre assim, o maior clube revelador que não sabe usufruir de suas criações, para que está servindo Cotia? SPFC = empresa. Não me orgulho nem um pouco!
Hermano Porto
27 de fevereiro de 2018Difícil de compreender como a maioria de todo esse dinheiro arrecadado com essas vendas foram revertidos no pagamento de dívidas. Pois os dirigentes sempre diziam que não fariam "loucuras" em contratações para não se endividar. E mesmo sem fazerem essas loucuras acabaram endividando o clube ao longo desses últimos anos, deixando nessa crise financeira em que nos encontramos.
Samuel Matarazzo Benegas
27 de fevereiro de 2018lamentável !