São Paulo, Flamengo e Corinthians são os três clubes de maiores torcidas no Brasil e, juntos, acumulam mais de 50% dos torcedores do país. Esta é a principal notícia da nova pesquisa de torcidas a ser lançada pelo Ibope/Repucom e divulgada em primeira-mão no portal Época pelo jornalista Rodrigo Capelo.
Segundo a pesquisa, que mapeou torcedores e simpatizantes dos clubes brasileiros, os três clubes possuem somados 52% das preferências entre todos os torcedores. O líder é o Flamengo com 23% das preferências, seguido de Corinthians (19%) e São Paulo (10%). Segundo o Ibope, um em cada dez torcedores no Brasil é são-paulino.
O estudo também classificou os entrevistados em torcedores e simpatizantes. O simpatizante, segundo a pesquisa, não coloca o clube como primeiro plano, em detrimento a outros clubes. É o popular “modinha”. O Tricolor tem 77% de torcedores e 23% de simpatizantes. Os clubes com mais percentual de torcedores em relação ao de simpatizantes são o Grêmio e o Internacional, ambos de Porto Alegre. Os dois possuem 86% de torcedores contra 14% simpatizantes.
Opinião: ainda estamos “bem na fita” na pesquisa devido aos títulos acumulados entre 2005 e 2008 mas certamente estamos enfraquecendo nossos torcedores e criando mais simpatizantes devido a estiagem de títulos. É bom os diretores do clube pensarem bem sobre esses indicadores.
Leia a matéria que originou o post clicando neste link.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(6) Comentários
Danilão
9 de maio de 2018Esse Ibope é uma farsa, instituto tendencioso e se a PF investigar descobrirá também que é corrupto, basta ver o que aprontam em época de eleição.Concordo que Flamengo seja o primeiro (grande responsável por isso é a Globo,que até pouco tempo,transmitia o futebol carioca pra todo Brasil exceto SP) ,SCCP o segundo e nós terceiro, porém com números bem mais equilibrados e próximos.
Jose
9 de maio de 2018Queria sabre quando for decretada a falência do Corinthias os torcedores irão para qual time ?
Farofa
9 de maio de 2018Time desorganizado, que não ganha título, transformado em time mediano no Brasil e pequeno no futebol mundial, não consegue conquistar as novas gerações, já perdemos milhares de futuros torcedores nos últimos anos! A realidade é que o SPFC foi entregue a péssimas gestões que dilapidaram o patrimônio do nosso amado clube. Nosso time ainda não foi rebaixado porque o nível do futebol brasileiro está bem baixo, com esse AguERRO como treinador, 2018 será ainda mais tenebroso, vamos lutar pra escapar da zona do rebaixamento. E não esperem que isso vá terminar tão cedo porque o Reizinho Nu vai terminar seu mandato e ainda conseguirá manter o poder elegendo como presidente algum compadre seu. Infelizmente, meus amigos, o futuro nos reserva o caos, um clube que já foi referência mundial, hoje segue em um caminho descendente, diminuindo no tamanho e na importância.
Gustavo Abap
9 de maio de 2018Irrelevante A pesquisa A sua matéria O SPFC q conheci e q torço até hj não se importava com os outros Fazia o seu e pronto
luiz
8 de maio de 2018Concordo com o GE... Aqui em Brasília, por exemplo, é mais fácil encontrar sao paulino do que flamenguista! Essas opiniões do IBOPE para mim não querem dizer nada... os caras fazem pesquisa em itaquera e no aterro do flamengo e nos empurram goela abaixo que as maiores torcidas sao do CUrintia e dos urubus gays... Até acho que são maiores, mas dizer que os sao paulinos são só 10% em todo o país não dá
Ge Lopz
8 de maio de 2018O "modinha" é o aquele que acha que o SPFC nasceu em 1994 e que coloca "um ou outro" nome acima da camisa do SPFC. O "modinha" é aquele que não conhece a história do clube, não tem parâmetro para dizer quem sãos os maiores jogadores e técnicos da história do clube, e se guia pela mídia e pelo POUCO que viu do SPFC na sua vida. E acha que pode decretar quem foi o melhor isso e melhor aquilo, o "maior ídolo" da história do clube, etc, etc. Esses são os 23% que SÓ ATRAPALHAM o SPFC com sua tietagem cega, surda e burra. Não são torcedores fanáticos pelo SPFC. São fanáticos por "personagens" que passaram pelo SPFC. Colocam o bem dos seus "mitos" á frente e acima do bem do SPFC. E outra: DUVIDO que a torcida do SPFC em todo o Brasil seja apenas 10% do total. Se há uma coisa que FALHA bastante nos últimos tempos no Brasil, são os resultados dessas "pesquisas de opinião" e suas estatísticas por amostragem.