O São Paulo começou bem a dura caminhada do Campeonato Brasileiro 2019. A vitória sobre o Botafogo no Morumbi era obrigatória em todas as ‘pré-tabelas’ de torcedores mas mostrou algo além do resultado positivo: mostrou o time já com traços do seu técnico.
Não vimos um São Paulo envolvente, muito menos dominante. O time teve apenas 30% de posse de bola mas soube o que fazer com ela e não foi ameaçado gravemente em nenhum minuto pelo adversário. Ainda está longe de ser o ideal, mas este é o jeito Cuca de atuar.
O técnico, aliás, sabe jogar a competição de regularidade mais importante do Brasil. Cuca não é só o time dentro de campo: ele entende a tabela, prevê sequências e sabe quando e como motivar seus jogadores. Na estreia, segundo o UOL, ele colocou imagens da decisão do Paulistão, com exemplos claros de dedicação como a do zagueiro Bruno Alves, eleito o melhor da competição na posição. O intuito foi motivar os jogadores após a derrota em Itaquera. De certa forma isso contribuiu no último domingo. Esse é apenas um exemplo do modo Cuca de trabalhar.
Para mim está claro que nestes últimos anos o gargalo Tricolor é a falta de convicção num modelo de jogo e, consequentemente, em um técnico com ‘costas largas’ para a função. A diretoria se especializou em errar em algo que é vital num clube vencedor: respaldar seu comandante. Desde Muricy e seu pragmatismo vencedor (quem não gosta que vá ao Theatro Municipal), nenhum técnico durou o tempo desejado no Tricolor. Passaram ídolos incontestes, especialistas em Libertadores, professores da bola… nenhum ficou de pé para contar alguma história vencedora.
Finalmente em 2019 temos um técnico de ponta e currículo. Gostem ou não, Cuca hoje é o cara que mais se aproxima do DNA são-paulino de vitórias e foi o técnico-embrião dos esquadrões vencedores de tudo em 2005. É o cara certo na hora mais que certa. Por isso, e pelo ajuste necessário a um mínimo de planejamento, a ordem do blog será clara: apoio total ao técnico até o final do ano, custe o que custar. Tropeços acontecerão e fases ruins provavelmente também. Porém, uma filosofia tem que ser implementada e, principalmente, seguida.
Conquistar o Brasileirão e/ou a Copa do Brasil é tarefa muito, muito difícil não só para o São Paulo como para qualquer equipe mas há esperança de um boa temporada após o tumultuado início de ano. Além de um bom técnico, vislumbramos um bom time com os novos reforços, os ótimos jovens da base, possibilidades no banco e atletas mais rodados, mas que se dedicam em seu trabalho.
É jogo a jogo. Vamos, São Paulo!
*PS – o apoio ao técnico não o isenta de críticas pontuais ao longo do trabalho.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(9) Comentários
Alan
1 de maio de 2019Falaram que Cuca fez bobagem no final do Paulistão, mas eu discordo! Ele, fez o que podia, com as peças que tinha à disposição! Agora é diferente e poderá contar com outros jogadores que não estavam disponíveis naquele momento!
Zayit
29 de abril de 2019Ele fez uma grande CAGADA na final mais fácil dos últimos dez anos contra o fraco time das galinhas em Itaquera. Que sirva de lição para não jogar com medo fora de casa, pois o brasileiro se ganha vencendo todas em casa de forma contundente e arrancando pontos fora dela com "sangue nos olhos".
Alex costa
29 de abril de 2019Concordo com o termo sequencia, e concordo tambem em relação cuca ser um tecnico de ponta, mais tomar 70% do Botafogo em casa ai perrone é estranho. Quero ver tomar essa posse de bola do Flamengo, palmeira, Santos gremio e sair vensedor. Por enquanto eu ainda tenho duvida. ( não que eu esteja duvidando da capacidade do técnico. Mais essa historia vem desde 2009.)
Guilherme Carvalho
29 de abril de 2019Concordo com você, Perrone. Mas só espero um time mais dominante e agressivo, pelo menos em nossos domínios. Precisa encontrar um equilíbrio entre posse de bola e futebol reativo. Prefiro um time que proponha mais o jogo. Contra o Botafogo (time horroroso), com um pouco mais de ousadia teríamos triturado os cariocas. Não acredito em títulos em 2019, mas com a continuidade podemos colher algo bom em 2020. Espero que melhore, potencial tem e o Cuca sabe que muito ainda precisa evoluir, vide sua coletiva.
Daniel Perrone
29 de abril de 2019Claro. Pessoal, não defendo o futebol pragmático ou jogar sem posse de bola estou defendendo a permanência de um técnico bom ao menos um ano no clube. Cuca terá críticas jogo a jogo, mas tem que ser apoiado. abs
Rogério Alves da Silva
29 de abril de 2019Concordo com a questão de apoiarmos o time e seu comando técnico, mas acredito que dá para conciliar um pouco de pragmatismo e futebol bonito. Como era em épocas passadas.
Matheus
29 de abril de 2019Exatamente! Esse ano pode guardar algumas surpresas boas pro tricolor! Mas o Cuca precisa ficar e ter tempo pro trabalho dar certo.
Rafael
29 de abril de 2019Concordo totalmente com o texto! O período pré Copa América (primeiras 9 rodadas) e a janela de transferência serão chave para o São Paulo. Esse início pode ser complicado por conta da montagem de elenco, melhoria da preparação física e recuperação dos machucados. A janela de transferência me assusta por conta do Liziero, Antony e Luan.
Ge Lopz
29 de abril de 2019- Duvido que esse elenco, com o Cuca, vá perder 5 jogos seguidos em qualquer campeonato (e ai será demitido) como muitos temem. Duvido mesmo. - NÃO HÁ TREINADOR MELHOR QUE O CUCA PARA O SPFC NO BRASIL. Há nomes do mesmo nível, melhor, não tem. Então deixem o cara trabalhar em paz. Se deixarem o Cuca em paz, se não for campeão de nada esse ano, no ano seguinte vem titulo em pelo menos um campeonato. #deixaocucatrabalhar