Assim como todos os outros clubes do futebol brasileiro, o São Paulo também já planeja o ano de 2020.
Diferente deste ano, marcado pela aquisição de Pablo, Hernanes, Pato, Tchê, Tchê, Dani Alves e Juanfran, entre outros, o clube não pensa em realizar grandes investimentos em contratações. Na ideia dos dirigentes, o elenco é bem servido, faltando alguns reforços pontuais e a plena fixação do plano de jogo proposto por Fernando Diniz.
A maior preocupação em relação a elenco é com a perda de possíveis jogadores. O clube renovou contrato com Reinaldo (um dos melhores do ano) e trabalhará para a compra definitiva de Tiago Volpi e Igor Vinicius, atletas que renderam positivamente neste ano. Em relação aos seus jovens, o Tricolor acredita que está bem resguardado em relação as multas dos contratos e só negociará algum caso a proposta seja no valor ou muito próxima das rescisões.
É claro que há o incessante trabalho do pagamento da alta folha salarial. Aí entra em ação o Departamento de Marketing, que precisa buscar recursos e oportunidades para gerar receitas que equilibrem este peso que não pode ficar somente com compra e vendas de atletas e receitas óbvias entregues pelas transmissões de TV. Um novo plano Sócio Torcedor, por exemplo, precisa ser colocado em prática o quanto antes.
Outra preocupação é que o elenco não sofra tanto com contusões como vem sofrendo nesta temporada. Não foi normal e o clube nem teve excesso de jogos para tantas lesões e dificuldade em recuperação. Quando a este quesito não tenho informações sobre o que o clube planeja em seus departamentos fisiológico, físico e clínico porém algo deve ser feito para que as contusões sejam evitadas ou melhor recuperáveis. Desde 2017 alerto sobre este tema, inclusive falando cara a cara com os mandatários do clube e somente agora há um diagnóstico em andamento sobre o assunto no CT da Barra Funda.
Acredito que um bom ano de 2020 passará, além da manutenção quase que integral do elenco, assimilação do plano de jogo e das melhorias significativas nos departamentos físico e clínico, pela afirmação dos jovens Igor Gomes, Liziero, Toró e Antony. Na minha opinião, somente Luan não oscilou entre os jovens do elenco neste ano e a maturação destes atletas ao lado dos medalhões e de Fernando Diniz será a chave para um 2020 de melhor esperança para o torcedor.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(24) Comentários
Marcelo Ferreira
28 de outubro de 2019Todo este planejamento passa pela manutenção de Fernando Diniz. Sua filosofia de jogo está sendo bem assimilada pelos atletas do clube e uma troca de treinador em 2020 jogará todo o planejamento por água abaixo e será mais um ano "sabático" nos campeonatos que virão. Podem contratar o jogador que for que não será bem aproveitado com tantas mudanças. O departamento médico é outra caixa preta que deve ser investigada.
Silas
27 de outubro de 2019Acho essa discussão sobre o sócio torcedor muito superficial. De tempos em tempos volta a tona o fracasso do plano e que ele precisa ser remodelado. O que precisa ser mudado? Essas mudanças vão trazer o retorno esperado?
DMB
26 de outubro de 2019As grandes contratações desse ano (Hernanes, Pato, Dani Alves e Juanfran) não renderam o que se esperava e nem mudaram o patamar do SPFC. Pablo tb não virou, mas pq machucou. Gosto dele. Aí qdo leio que não haverá contratações, tenho certeza de um 2020 de sofrimento, sem títulos novamente. Gastamos muito mal em Jean, Diego Souza, Everton Felipe, Daniel Alves, sem contar nos altos salários de Jucilei. Tem que negociar/mandar embora: Jucilento, Raniel, Antony, Helinho, Lizieiro, Hudson, Everton, Vitor Bueno, Calazans (até queria q tivesse mais oportunidades), etc. Com esses caras não dá. Vende todos e traz pelos 2 caras bons. Menos quantidade e mais qualidade. Daí usa a base.
Luiz
26 de outubro de 2019Walce, Helinho e outros jovens que merecem uma chance de ao menos entrar em um jogo e mostrar serviço. Hernanes não vem jogando nada. DM um dos piores do futebol brasileiro. Tem que contratar um centroavante urgente.
Carlos Tadeu Forville
25 de outubro de 2019Agora, vamos ser realistas, até o presente momento, Hernanes, Pato e Daniel Alves não alteraram o perfil do São Paulo. O SPFC vai ficar empenhado em luvas e salários altíssimos e por muitos anos. Eu não contrataria! Assim como foi Diego Souza, Jean, Everton Filipe, Biro Biro, Calazans...O Raí foi ídolo, grande jogador, inteligente, ético, etc...MAS COMO DIRIGENTE, NÃO TEM AS QUALIDADES NECESSÁRIAS TAIS COMO EXPERIÊNCIA, CAPACIDADE, COMPETÊNCIA E OUTRAS.
Norton
25 de outubro de 2019NOVIDADES... "Sāo Paulo busca substituto para Volpi" (Fonte: ESPN) LECO acho absurdo pagar R$ 20MM por ele, SPFC vai atrás do Jailson (TERCEIRO RESERVA DO PALMEIRAS)!!!!! PQP!!! ESSE CARA É O MAIOR CÂNCER DA HISTÓRIA DO CLUBE...FDP!!! QUER ACABAR COM O SPFC...
Zayit
25 de outubro de 2019O sofredor, digo, torcedor, quer saber quando o DM será atualizado, reformulado, trocado.
CATRIEL CHAMUSCA
25 de outubro de 2019Quando leio que o SP não vai fazer grandes investimentos no próximo ano eu já fico logo pessimista. SP precisa de um meia de respeito urgente, além de um centroavante que não tenha perna de cristal como o Pablo. SP devia seguir o exemplo do Flamengo em todos os aspectos, essa diretoria do SP e departamento médico são uma vergonha.
Hugo
25 de outubro de 2019O elenco é bom, competitivo, o grande calcanhar de Aquiles do São Paulo é o departamento médico. Gente ... o Rojas está a quase 1 ano pra se recuperar. Por sorte não é um jogador essencial, não pode ser sério isso.
Anderson
25 de outubro de 2019Fazemos as mesmas coisas todos os anos esperando resultados diferentes... com essa mentalidade não iremos muito longe. Triste realidade.
Rodrigo Oliveira
24 de outubro de 2019Departamento médico e marketing precisam funcionar, os jogadores precisam entender a proposta de jogo e a diretoria precisa segurar os principais jogadores. Ou seja, estamos a espera de um milagre. Enquanto fizermos futebol do mesmo jeito, o resultado será sempre o mesmo.
Georgino
24 de outubro de 2019Na verdade alguns reforços deste ano ainda não entraram em campo ( ex. Hernanes , Pato , Pablo ) acredito que o melhor reforço para ano que vem seria um bom departamento médico e físico, este ano perdemos muitos jogadores por essa condição , acho que precisamos começar por aí. Olha o exemplo do Flamengo, jogadores se recuperam em poucas semanas e já estão em campo novamente ,nosso departamento médico e preparação física estão desatualizados , os departamentos de marketing e futebol também. Tá ficando difícil só torcer e comemorar uma Vitória ou outra em clássico
norton
24 de outubro de 20192020??? o foco é se livrar do LECO e CIA... 47 ptos no Brasileirāo...tentar chegar mais longe na Copa do Brasil que oitavas... e nāo demitir mais que 2 técnicos..Nessa ordem! À partir de 2021 começar a reconstruçāo do Clube.
JAIRO DE OLIVEIRA (Analista em Gestão)
24 de outubro de 2019É preciso fazer planejamento de longo prazo 3 a 5 anos. Traçar objetivos para todos os setores: futebol, marketing, base, política interna e externa. O clube é uma empresa. Vejam se grandes empresas vivem de improviso. Claro que não. Fazem planos de curto, médio e longo prazo. Não podem evitar surpresas, mas estão preparadas para enfrentá-las. Nos últimos dez anos, o São Paulo sofreu por falta de planejamento estratégico (longo prazo): trocas de técnico, jogadores, comissão, dirigentes. Se não houver mudança na postura e na estrutura do clube, como fez o River Plate, após o rebaixamento na Argentina, seremos um clube que só entra para competir e nada mais.
Samuel B
24 de outubro de 2019Estamos falidos 2020 vai ser mais um ano de bumba meu boi ! Que Várzea ! Lecolândia a pleno vapor !
David Maia
24 de outubro de 2019Traçar o planejamento para 2020….é até engraçado colocar na mesma frase com SPFC. Entendem que um ataque que fez menos gols que jogos no ano esta bom…planejam 2020 sem ter a certeza que o técnico de hj ficará para o ano que vem….entendem que o SPFC esta bem servido em quase todas as posições? De que adianta ter um jogador bom se ele vive machucado? Se tivessem vergonha na cara deveriam fazer uma beia de uma reflexão deste ano em todos os departamentos, das inúmeras besteiras que fizeram, avaliações erradas que comprometeram o restante do ano, de entender que hj ficamos muito, mas muito para trás de outros times. Desculpem os otimistas…mas para mim estamos terminando o ano da mesma maneira que foi o ano passado, com um técnico que ainda é uma incógnita brigando no máximo por uma vaga na libertadores, com grande risco de de pegar uma pré libertadores (da mesma maneira do ano passado). É um ciclo vicioso onde não vemos fim, nem vemos perspectivas de mudança.
Diego
24 de outubro de 2019Cara, dá até vergonha de falar em planejamento no SP depois do que estamos vendo no Flamengo... se Rafinha e Arrascaeta estivessem no SP, só voltariam em julho/2020. É de dar pena olhar pro SPFC e comparar com o Flamengo! Tem que tirar o chapéu pros caras mesmo. Diretoria profissional, departamento médico profissional... é outro tipo de clube!
James Dean do Suarão
24 de outubro de 2019Eu concordo com a abordagem, o clube já gastou os tubos esse ano com contratações, mas ainda não conseguiu dar liga devido a inúmeras lesões e trocas de técnico. Sobre o segundo item, infelizmente essa diretoria não é confiável e na primeira crise de 2020 vão rodar com o Diniz. Me convençam do contrário, levando em consideração os últimos 10 anos. É uma das 3 certezas da vida: a morte, a gasolina vai subir, e o SP vai trocar de técnico em menos de 1 ano. O elenco é bom sim, temos variedade de opções em todas as posições e jogadores capazes de desequilibrar. Falta respado da diretoria e principalmente do departamento médico, que não permitem manter uma continuidade repetindo o time até que se chegue num padrão de jogo.
Matheus
24 de outubro de 2019eu quero que o sao paulo jogue com mais objetividade, em direção ao gol, chutando a gol, fazendo gols. é básico. esse joguinho de só ficar tocando a bola de lado é uma MERDA
Alerandro Miguel
24 de outubro de 2019Ainda falta um camisa 10 no time Nós não temos armador
Sávio
24 de outubro de 2019Já está cansativo falar que o SPFC parou no tempo, mas se nenhuma atitude for tomada para tornar o clube uma S/A, seremos apenas o melhor dos piores.
Caio Henrique
24 de outubro de 20192020 mal chegou e já sei que será mais um ano bosta para o são paulo, sem titulo e só passando vergonha, realmente para torce para o são paulo tem que amar demais porque olha
Lucas
24 de outubro de 2019O Flamengo já deu o exemlo: Time titular bom, técnico bom e departamento fisiológico/médico competente. O banco do Flamengo não é grande coisa. Tem que contratar jogador para o time titular, se necessário. O resto depende de um excelente trabalho de condicionamento físico, recuperação, prevenção de lesões e um bom departamento médico e de fisioterapia, para quando as lesões ocorrerem, a recuperação ser rápida e eficaz.
Gleicon
24 de outubro de 2019Daniel quais seriam os reforços pontuais na sua visão Centro avante? Rojas volta esse ano? Valeu!