Hernán Crespo: opinião, filosofia de jogo e um ‘upgrade’ em relação a Diniz

Hernán Crespo, novo técnico do São Paulo, chegará ao clube cercado de dúvidas por parte da torcida. É natural, principalmente pela pouca idade e principalmente pelo pouco que o técnico, campeão da Sul-Americana pelo Defensa Y Justicia, fez na ainda curta carreira.

 

Para explicar como pensa o novo técnico e por que ele foi escolhido pelo Tricolor, escolhi palavras de seu homem de confiança, o preparador físico Alejandro Kohan, membro do staff de Crespo e também novo preparador físico do clube.

 

Kohan falou para o periódico argentino Infobae, logo após a conquista da Sul Americana, muito valorizada pelos portenhos e elogiada pelo São Paulo. Selecionei dois trechos que melhor explicam os métodos do jovem treinador e fiz uma breve análise deles.

 

Como você define o estilo de Crespo? “Se tenho que definir o estilo de jogo, passa por protagonizar as partidas, propor o jogo, manter a posse de bola no campo adversário com um futebol dinâmico e, tudo isso, com um componente estético importante”.

OPINIÃO O estilo é semelhante ao de Fernando Diniz, com um importante diferencial: o técnico argentino apresentou variação tática durante os jogos do campeão Defensa Y Justicia, algo que PVC classificou como semelhante ao trabalho de Marcelo Bielsa, que o treinou na seleção argentina. Não é por acaso: Crespo e seu staff constantemente fazem reverência a Bielsa em entrevistas e nas redes sociais. A proposta, que inclui transição vertical, seria uma espécie de upgrade em relação ao trabalho de Diniz e uma das formações mais comuns é o 3-5-2, com dois alas incisivos para abrir o campo. Reinaldo, Léo, Igor Vinícius e Dani Alves poderiam fazer muito bem essa função.

 

Qual a importância do fator emocional no trabalho? “Incorporei o treino emocional, que tem relação com o fisiológico. Hoje, o emocional precisa ser treinado: a gestão das emoções, a fisiologia em sua máxima expressão e o vínculo com o jogador gera um canal de confiança. Trabalhamos durante a semana com sessões de coaching individuais e coletivas, ferramentas que são úteis para a estabilidade emocional para superar momentos competitivos de estresse e para o autocontrole de emoções”

OPINIÃO Segundo o próprio São Paulo, Crespo vem pelo espírito competitivo que pode trazer ao clube. O elenco comandado por Fernando Diniz sofreu uma queda vertical em janeiro e mesmo com experiência em psicologia, o ex-técnico não conseguiu levantar o grupo que hoje ocupa a quarta colocação do Brasileirão. É clara a falta de apetite desses atletas dentro de campo. Não todos, mas a maioria deles.

 

Acredito que Crespo aproveitará boa parte do sistema deixado pelo técnico anterior. Isso é, o São Paulo não começará tudo do zero novamente como em outras trocas de comando quando havia troca de padrão e jogo ou terra arrasada, taticamente falando. Existe um legado pronto para ser aproveitado e o grande desafio de colocar a cabeça dos atletas em dia com o compromisso de ser jogador do São Paulo Futebol Clube. Fico na expectativa sobre a correção emocional, que pode levar um tempo para ser assimilada pelo jovem e mimado grupo, mas sigo confiante na capacidade do novo treinador.

 

Sobre salários, o valor assustou a princípio alguns torcedores, mas os um cerca de 1 milhão alardeados nada mais são que menos de 200 mil dólares por mês para toda a comissão técnica, com dois auxiliares, dois preparadores físicos (linha e goleiro) e um analista de desempenho, curiosamente filho de Kohan. É um valor alto para o padrão argentino, na média de grandes clubes brasileiros e barato em termos internacionais.

 

Por fim, a opinião sobre Hernán Crespo. O argentino, assim como qualquer outro técnico que assumiria o São Paulo, é uma aposta. Porém, considero uma escolha coerente pelo estilo agressivo e vertical de jogo, além da variação tática apresentada no Defensa Y Justicia. O São Paulo acertou na metodologia da escolha e agora espero que também dê 100% de respaldo ao técnico. Crespo tem capacidade para melhorar o que existe hoje em dia na Barra Funda mas precisará ter ciência que estará em um clube afetado por administrações danosas e uma seca de títulos muito grande, com resultados impactados diretamente no elenco.

Arte: @dantass.arte

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.