Sistema de jogo muda com Crespo mas proposta ofensiva continua a mesma!

Em dois jogos, o São Paulo de Crespo já mostra o sistema de jogo que deve dominar a temporada: três defensores fixos em uma variação que vai do 3-5-2, com os alas apoiando o ataque, para o 5-3-2 com os alas fechados na linha defensiva, ou até o 3-4-3, com dois jogadores abertos pelas pontas.

 

Isso é, mesmo variando o sistema, a base de Crespo é a defesa sólida, com zagueiros saindo para o jogo e volantes de mobilidade. Elogiei a manutenção do sistema mesmo com o jogo facilitado em Limeira, quando Crespo poderia tirar um zagueiro para intensificar o setor ofensivo. O São Paulo fez quatro gols, poderia ter feito mais e os três zagueiros continuaram firmes no sistema. Foi a primeira partida em muitas que o time não tomou gol e isso é um bom indicador.

 

Claro que a Internacional de Limeira não é régua alta para uma avaliação mais apurada mas o Campeonato Paulista está aí justamente para isso, principalmente na sua primeira fase e sem pré-temporada. O bom desse começo é que já deu para perceber que o sistema de jogo mudou em relação a Diniz mas a filosofia continua a mesma: procura da posse de bola.

 

Seria ruim começar do zero com outra proposta de jogo, mais defensiva ou reativa. Mesmo com três defensores, a busca pelo protagonismo faz com que o elenco não precise resetar a cabeça nesta nova temporada. As adaptações serão feitas com o tempo, como disse Pablo após a goleada na segunda partida. Aparentemente, o atacante é um dos jogadores que se deu bem com a troca de técnico.

 

É interessante também ver o técnico argentino promovendo mais substituições e dando chance a atletas como Rojas, Hernanes, Nestor e Wellington. Enquanto Diniz acreditava na manutenção de um time titular, Crespo por necessidade ou aptidão roda o elenco. Até Daniel Alves, capitão insubstituível na temporada passada, foi substituído para a entrada do Profeta.

 

Como disse, o parâmetro ainda é baixo mas há algo que se ressaltar neste início de jornada.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.