O São Paulo iniciará de fato a modernização dos seus departamentos médico e físico nesta terça-feira, em uma reunião que determinará a entrega dos primeiros equipamentos ao CT da Barra Funda. O projeto prevê a retomada do clube na excelência de uma área que por muitos anos foi pioneiro.
Conversei com exclusividade por telefone com o Dr. Turibio Leite de Barros, ex-fisiologista do clube, criador do Reffis um dos responsáveis pela chegada dos primeiros equipamentos. Ele me explicou como o clube pretende fazer essa importante investida, mesmo ainda mergulhado em grandes dívidas.
Dr Turibio me explicou que a mudança, assim como foi criado o Reffis, será feita de forma gradual e sem despesas financeiras para o Tricolor. Basicamente, o grupo de consultores formado por ele e grandes autoridades das áreas de prevenção, tratamento, condicionamento físico e saúde irá para o mercado apresentar o projeto a grandes empresas da área de saúde no intuito de obter parcerias com os equipamentos de ponta para os atletas do futebol masculino, feminino, base, basquete, vôlei feminino e outros esportes profissionais tricolores.
O projeto contemplaria a cessão dos equipamentos para o São Paulo em troca de visibilidade e chancela especializada sobre os produtos. Isso é, dentro do São Paulo, o grupo de profissionais fornecerá avais especializados de alta valia para as empresas participantes deste projeto.
Turibio já conseguiu parceria com duas empresas em suas primeiras visitas. Uma delas é a Oxy, líder de seu segmento, que cedeu uma câmara hiperbárica usada na recuperação de lesões ou treinos fortes em troca do retorno/endosso dos consultores do projeto. Para se ter uma ideia, um equipamento desses está avaliado em cerca de R$ 370 mil reais.
Outra empresa participante é a Maktub, que cedeu três equipamentos na área de condicionamento físico. Um desses equipamentos é o Simulador de Corrida, uma esteira curva basicamente sem quase nenhum atrito e que dispensa o uso de energia elétrica. O atleta usa a sua própria força e, por meio de uma tecnologia de última geração, fortalece mais seus membros inferiores.
O conselho formado para o Setor de Excelência Médica do São Paulo FC é formado por sete profissionais de saúde: Turibio Leite de Barros (fisiologia), Julio Serrão (biomecânica), Claudio Kater (endocrionologia), Gerseli Angeli (fisioterapia), José Roberto Jardim (pneumologia), Fernando Fernandes (pediatria), Antonio Lancha Junior (nutrição) e o ex-jogador Kaká.
Turibio explicou a presença do ex-campeão mundial no grupo. Kaká é até hoje um grande case mundial de fortalecimento muscular e seu testimonial para os atuais atletas do clube e para o mercado em que o grupo atuará é importantíssimo para o projeto. No popular, o ex-jogador é testemunha da importância da fisiologia e da fisioterapia para os atletas profissionais.
Inclusive, o Dr. me contou uma história interessante envolvendo o ex-camisa oito e sua passagem pelo departamento fisiológico Tricolor. Foi Turibio que iniciou o contato da Life Fitness com o clube. O Kaká estava precisando de um projeto para fortalecer a musculatura e, uma semana após o Rio São Paulo em que fez dois gols e chamou atenção no futebol, os dois foram a uma feira do setor de saúde e conseguiram seis equipamentos sem custos com a Life Fitness. À partir desse contato o São Paulo estendeu a parceria com a empresa que até hoje é lembrada pelo torcedor.
Turibio também lembrou de um segundo momento em 2010, quando Kaká teve uma grave lesão no joelho, quando atuava pelo Real Madrid. Ele, Gerseli Angeli e Julio Serrão, hoje no Setor de Excelência Médica do São Paulo, trabalharam em conjunto na total recuperação do jogador, até hoje o último “maior do mundo” brasileiro.
Vale lembrar que, além de Turibio, os profissionais Julio Serrão e Gercelie Angelie, que também fazem parte do conselho do Setor de Excelência Médica, também foram responsáveis pelo projeto de fortalecimento muscular de Kaká.
Por fim, Dr. Turibio me disse que este é um processo em sintonia total com o departamento de futebol do clube e conselheiros nomeados para fazerem parte do processo. O clube espera que mais empresas do setor se interessem pelo projeto, que conta com profissionais de ponta atuando de forma consultiva especializada.
Desejo muito sucesso ao clube nesta investida. Sei que não é um processo da noite para o dia mas é um assunto urgente dentro de uma instituição que sempre primou pelo pioneirismo e liderança nas áreas médica e fisioterápica. Se você conhece alguma empresa de ponta que esteja interessada neste tipo de parceria, procure o Dr. Turíbio ou fale comigo que tento encurtar o contato.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(8) Comentários
Caio
29 de setembro de 2021Por que temos um pediatra neste grupo? Não vejo como um pediatra pode ajudar atletas adultos em condicionamento. Os outros nomes são referências em suas áreas, mas me estranha um pediatra fazer parte.
Daniel Perrone
30 de setembro de 2021O Centro inclui os atletas de base de Cotia, além do feminino e outras modalidades. abs
Gustavo
29 de setembro de 2021Perrone, Dr. Turibio foi mentor do Dr. Paulo Muzy, um dos melhores profissionais na área do esporte atualmente e ele estava junto de Turibio na época de ouro do reffis. Muzy, junto de Renato Cariani e Júlio Balestrin representam a Max Titanium, uma das maiores marcas relacionado ao esporte em geral no Brasil. Acredito que vale a pena uma conversa, pois a Max está expandido os horizontes de parcerias e patrocínios. Se São Paulo fecha uma parceria, seria o percursor na junção do Body builder com o futebol de alto rendimento.
Daniel Perrone
29 de setembro de 2021Gustavo, passei seu comentário para o dr. obrigado.
Gustavo
29 de setembro de 2021Perrone, Dr. Turibio foi mentor do Dr. Paulo Muzy, um dos melhores profissionais na área do esporte atualmente. Muzy, junto de Renato Cariani e Júlio Balestrin representam a Max Titanium, uma das maiores marcas relacionado ao esporte em geral no Brasil. Acredito que vale a pena uma conversa, pois a Max está expandido os horizontes de parcerias e patrocínios. Se São Paulo fecha uma parceria, seria o percursor na junção do Body builder com o futebol de alto rendimento.
Marcello Daminello
28 de setembro de 2021Ótima notícia! O Turibio é um profissional sério.
Neto
28 de setembro de 2021Agora a pergunta. Porque ele saiu do clube? foi demitido? por quem e porquê?