Inoperância ofensiva é grave problema tático para Ceni resolver

O São Paulo vive um grande perigo nesta reta final do Brasileirão. A sete jogos do encerramento e na décima quarta posição, o time ainda flerta com a zona do rebaixamento do torneio de regularidade mais importante do ano.

 

Pior que a situação da tabela é o aproveitamento ofensivo da equipe no campeonato. O Tricolor é o segundo pior ataque da competição, com desempenho de série B. O Footstats comparou os ataques do São Paulo e Flamengo, time que mais chutou no Brasileirão, e mostrou uma inexplicável realidade: o ataque do São Paulo chutou 101 bolas a menos que o ataque rubro-negro, que tem dois jogos a menos.

 

Resolver o problema ofensivo não é simples mas obrigatoriamente passa pela parte tática do trabalho do técnico. O sistema de três zagueiros depende de dois alas de profundidade para abrir o jogo e criar oportunidades. Reinaldo até cumpre o seu papel, sendo um dos maiores assistentes do time no ano, mas quando é anulado, a equipe trava no meio-campo, já que a lateral direita é praticamente nula.

 

Para terminar o ano sem uma tragédia, Rogério Ceni precisará retomar o número de chances de gol do início do seu comando no Tricolor. Na estreia diante do Ceará foram 23 chances, contra o Bragantino foram 15 e diante do Internacional tivemos 21 chances. A exceção foi o clássico contra o Corinthians, amarrado e com poucas oportunidades para ambas as equipes. Já contra o Bahia, o número caiu para oito e contra o Fortaleza foram apenas onze chutes a gol, a maioria deles após estar com o placar adverso.

 

Isso passa pela mudança do 3-5-2 para uma linha de quatro defensores, com alas fazendo funções defensivas e um meio mais populoso. Não é garantia de vitórias pois depende muito da parte técnica dos jogadores. Porém, colocar um sistema de jogo mais compatível com os atletas do elenco é um caminho muito menos nebuloso para chegar a meta adversária.

 

Para mim, os jogos em casa definirão a posição do São Paulo neste Brasileirão. Diante do Flamengo e nas partidas no Morumbi a ordem é retomar o poderio ofensivo para afastar o perigo do rebaixamento.

 

A torcida certamente estará presente.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.