Alívio coletivo num tenso e apaixonado Morumbi. O São Paulo faz com competência a sua lição de casa, bate o rival de tabela Juventude e dá adeus a iminente possibilidade de rebaixamento para a série B em 2021.
Não foi uma partida majestosa e isso nem era previsto até pelo mais otimista torcedor mas o São Paulo fez o que tinha que fazer diante de mais de quarenta mil torcedores. Foi superior ao adversário e, principalmente, marcou os gols que tanto precisava. Foi eficiente: três gols em treze tentativas, sendo seis certas.
Para se ter uma ideia da fraca temporada Tricolor, pela primeira vez no Campeonato Brasileiro deste ano o time marcou três gols em uma partida, muito graças a Luciano. O atacante não iria atuar mais nessa temporada mas pediu pra jogar no jogo do ano, ganhou a vaga e simplesmente marcou dois gols da vitória. Ele é a cara do São Paulo.
Outra grande atuação foi da dupla Arboleda e Miranda. Rebateram o jogo gaúcho dentro da área Tricolor. O Equatoriano, muito próximo de um novo contrato com o clube, ganhou todas de cabeça e, ao lado do gelado xerife, conduziu o sistema defensivo da equipe. Merece a renovação.
Vitória, festa e permanência na série A, mas a comemoração tem que acabar amanhã. O torcedor está certo em protestar diante de mais uma tentativa de golpe em seu estatuto. Agora o foco será totalmente contra a votação de emendas nocivas a pouca democracia que resta no arcaico conselho.
Nota dos personagens em campo:
Tiago Volpi – Seguro, não teve culpa no gol do Juventude. Nota: 6,5
Igor Vinícius – Boa atuação do lateral. Jogou com o coração. Nota: 7,5
Miranda – Partida de gala na defesa. Nota: 7,5
Arboleda – Excelente no jogo aéreo e nas rebatidas. Outro que atuou com seriedade. Nota: 8,0
Reinaldo – Apesar de uns cruzamentos tortos, boa partida. Nota: 6,0
Liziero – O pior do São Paulo. Não pode ser titular. Nota: 5,0
Rodrigo Nestor – Ainda falta mais chegada e chutes no gol. Nota: 6,0
Igor Gomes – Boa movimentação, sem brilho. Nota: 6,0
Rigoni – Assistência e quase um gol de bola parada. Nota: 8,0
Luciano – Um monstro, responsável pelo nosso alívio. Nota: DEZ!
Calleri – Gol que ajudou muito. Toca nele que é gol! Nota: 8,0
Benítez, Marquinhos , Gabriel, Juan e Léo – Ajudaram a manter a equipe acesa depois do terceiro tento de Luciano. Mas precisamos de reforços para não passarmos esse sufoco.
Rogério Ceni – Fez o simples, contou com a sorte de um gol no início, mexeu bem no jogo e colocou a estrela iluminada de Luciano na partida. Hoje deu tudo certo! Nota: 8,0
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(18) Comentários
André
8 de dezembro de 2021Concordo com os comentários que afirmam que estamos hoje na segunda prateleira do futebol nacional. SP está para o Brasil como o Arsenal para a Inglaterra, o Milan para a Itália, o Independiente para a Argentina. Tem nome, tem tradição, mas são de tempos passados. Nos últimos 10 anos, Santos Corinthians e Palmeiras levantaram Copas do Brasil, Brasileiros e Libertadores, e nós vivendo das memórias de 2005/06/07/08. No RJ, a freguesia contra o Flamengo inverteu. E agora só tem sido de goleada. Fluminense é sempre jogo duro. Mesma coisa contra os times de MG, Cruzeiro já era aquele tempo de freguesia... e contra o galo é jogo fácil (pra eles). No RS, Inter e Grêmio sempre nos tiram pra pato. Em mata-mata nem se fala, e ultimamente nos outros jogos também. 5x1, 3x0... etc. Fora as dificuldades em vencer jogos, teoricamente, fáceis. E aqueles tropeços contra os Mirassóis da vida. Perder faz parte, mas o SP está se acostumando a perder e a ser goleado. Que se faça alguma coisa urgentemente, antes que se acostume a comemorar paulistão como única conquista possível do ano... e pior, se acostume a jogar segunda divisão também. Aí vamos ter que trocar o refrão do hino para "as tuas glórias estão no passado".
Dan
8 de dezembro de 2021Perrone só um pequeno aviso: o Botão de "Reply" nos comentários não está funcionando. Seria legal se funcionasse para haver interação entre os visitantes do blog. Abçs!
Diego
7 de dezembro de 2021A verdade é que o São Paulo há alguns anos é um clube decadente. Já passou do primeiro pro segundo escalão do futebol nacional. E segundo escalão é isso aí, dois títulos de pouca expressão nos últimos 13 anos e em muitos deles lutar pra não cair ou se contentar em conseguir vaga em Libertadores. Se mudanças profundas, principalmente na gestão do clube, não ocorrerem, infelizmente continuaremos a descer mais e mais esta ladeira. Exemplos não faltam: Cruzeiro, Botafogo, Vasco, etc. Já ficamos pra trás dos principais rivais do Estado, além de Flamengo e mais recentemente o Atlético-MG. Até mesmo o Grêmio, que deve cair, vem de anos melhores e de disputas por títulos importantes. Já o São Paulo, há quanto tempo não chega a uma final de torneio importante ou no fim do BR com chances de vencer?
Carlos Aquino
7 de dezembro de 2021Não meu caro Perrone, o Luciano NÃO é a cara do SP, não deste SP dos últimos anos. A(s) cara(s) deste SP são Liziero, Igor Gomes, Vitor Bueno, ou seja, aqueles q perdendo ou ganhando não faz nenhuma diferença pra eles, não muda nada, não tem sangue nos olhos. Luciano é a cara de um SP que já existiu, há bons anos atrás. Por mais jogadores como Luciano, para que a 'cara' do SP mude.
Gomes
7 de dezembro de 2021Dan Esse discurso que está sendo adotado já é uma forma de livrar os responsáveis de suas obrigações. É a primeira vez que eu vejo um time grande já entregar com meses de antecedência 1 ano de trabalho. Quem é mesmo que se apequenou?
Fernando
7 de dezembro de 2021Salvos por um triz, por mais "Lucianos" no elenco, chega de medalhões ganhando zilhões que não fazem nada dentro de campo, chega de amadores e incompetentes jogando e dirigindo o SPFC, torcendo para que no proximo ano possamos contar com pessoas que tenham a dignidade de devolver o SPFC que sempre asssistiamos, brigando, lutando e honrando a camisa do time. Parabéns a torcida que apoiou mesmo com esse futebol raso apresentando em todo o campeonato brasileiro de 2021.
CARLOS TAKEI
7 de dezembro de 2021A torcida foi preponderante, como sempre, apoiando, empurrando e salvando o time de um rebaixamento catastrófico que nos empurraria de vez para o abismo de uma situação econômico financeira, já quase pré falimentar. São muitos anos de muitos desmandos e desmantelamento de toda uma estrutura organizacional e logística que em outros tempos nos diferenciava da bagunça que impera no futebol brasileiro e que se constituia no nosso grande diferencial competitivo. Ainda creio nas reais intenções dessa Gestão do Casares e de todos que o rodeia, na esperança de que verdadeiramente se entreguem a recriação e reconstrução do nosso clube. É preciso no entanto que as intenções se traduzam em mudanças concretas, efetivando e fazendo acontecer todas as ações programáticas da plataforma de gestão que os elegeram. Seja e dignifique-se como exemplo verdadeiro de redenção, edificando o mesmo tipo de legado deixados, pelo Bandeira de Melo e pelo Paulo Nobre, nos clubes que reconstruíram! Menos blá, blá, blá e mais atitudes, presidente! Faça acontecer as 50 ações mais urgentes que balizaram a sua campanha eleitoral, gerindo-as com efetividade e concretude, meu caro! A impressão que nos fica é a de que no nosso clube não existe GESTÃO alguma, onde a estrutura organizacional é toda montada e ocupada por conselheiros desocupados que não entendem absolutamente nada de processos. A campanha do BR comprova que passamos um ano inteiro em que ninguém, absolutamente ninguém, tenha se preocupado ou se dedicado a acompanhar e gerir os resultados ao longo das 37 rodadas.
James Dean do Suarão
7 de dezembro de 2021Alívio resume. Não tem o que ser comemorado. Planejamento pro ano que vem tem que começar desde já. O SPFC tá dançando na beira do precipício a alguns anos. Uma hora vai pro abismo, e engana-se quem acha que cair pra série B melhora algo. Acabou aquele negócio de cair e voltar no ano seguinte hein, Cruzeiro que o diga.
Dan
7 de dezembro de 2021Absurdo a temporada 2022 nem ter começado e ter que ouvir de diretor e do técnico que o ano que vem será pior, que precisamos entender a realidade do clube, que não vamos ter um time competitivo. Puta pessimismo sem sentido! O Fortaleza com a folha salarial 6x menor que a do São Paulo fez um ano excelente, histórico até. O Corinthians deve 977 MI, quase 300 MI a mais que o São Paulo, e contratou Roger Guedes, Renato Augusto e cia, buscando protagonismo. O Palmeiras há 4-5 anos estava na Série B e hoje é Bi da Libertadores, igualando o feito do São Paulo 92/93. Desportivamente, o Futebol sempre trás surpresas: Porto Campeão da Champions em 2004, Leicester Campeão Inglês em 2015-2016, entre vários outros exemplos. A temporada de 2022 nem começou e a impressão que eu tenho é que todo mundo já jogou a toalha. Não acho que vamos ganhar tudo ou que devemos ser considerados favoritos em algo... mas alguém aqui, com a faculdade mental em dia, acha realmente que em 2022 não é possível, por exemplo, tentar beliscar um paulistinha, tentar a sorte nas copas do Brasil e Sulamericana, e abocanhar uma das 132 vagas para a Libertadores 2023 através da campanha no Campeonato Brasileiro? Sem o mínimo de ambição, não vamos a lugar algum mesmo.
Ricardo
7 de dezembro de 2021Caro Perrone e leitores, triste nossa realidade, como instituição falida e como time na míngua. Mais um ano de decepções e sofrimentos, sigamos na esperança de mudanças estruturais, quanto ao time vender os amebas do Lizieiro, Igor Gomes, Vitor Bueno, pé no fundilho do Edér, Wilian. Shaillon já foi graças a Deus. Volpi poderia seguir o mesmo caminho. Rogério também peça o seu boné, professor pardal nato, até parece o Carpegiani. Sigamos na fé, afinal somos "O CLUBE DA FÉ".
LucioAraujo
7 de dezembro de 2021É inadmissível um clube com a estrutura do SPFC , chegar na posição que chegou nesse campeonato. Se continuar dessa forma , em 2022 continuará lutando para não cair para a 2° divisão. Rogério Ceni é ótimo para dirigir o sub-20.
Jailson
7 de dezembro de 2021Ficou evidente que o time "só pega no tranco". A vergonha gigante diante do grêmio serviu de combustível pra escapar do rebaixamento.
Eude da silva Braga
7 de dezembro de 2021Na unhas opnião o são paulo poderia sem melhor escalado, com a entrega de benitez e gabriel neves de titula, lizieiro e igor gomes não estão fazendo o papel deles a muito tempo, mas ninguém ver isso? e precisamos de laterais pra ontem
Jonas Sartori
7 de dezembro de 2021Com um time de Lucianos, ganharíamos tudo! Precisamos de jogadores assim, mesmo com um elenco mais modesto, mas com garra e vontade, podemos dar trabalho em 2022! Porém, do outro lado da balança continuamos um clube pouco democrático e com Rogério Ceni como treinador. Foi uma boa partida, mas quero ver na quinta, sem alguns titulares e contra um adversário querendo a vitória. Vai ser um bom filtro de jogadores.
Henrique
6 de dezembro de 2021Fazer uma limpa no elenco, a começar pelo Técnico. Sem mais.
William Borges
6 de dezembro de 2021Bom texto Daniel. Mas Igor Gomes ganhar 6,0 eu nao concordo. Respeito sua opinião, mas nao concordo. Todas as subidas naquele setor ele nao marcou e ficou so pro Reinaldo. Depois que Rogério elogiou ele, ele morreu. Vende que ainda recupera as raivas passadas. Vende ele e Lizieiro.
Mauricio
6 de dezembro de 2021Excelente resultado, o rebaixamento este ano passou muito perto, espero que a diretoria esteja trabalhando e elaborando um bom plano para o futuro do clube, com a estrutura que temos não podemos passar por este sufoco , a lista de passageiros da barca tem que aparecer logo e a diretoria precisa fazer este São Paulo renascer, tá osso, não vou nem comemorar, não fizeram mais que obrigação.