OPINIÃO São Paulo 1×0 Ayacucho

Com dez atletas oriundos da base em sua escalação inicial, o São Paulo se despediu da fase de grupos da Sul-Americana com uma vitória magra em cima do Ayacucho (PER) e sacramentou a classificação para a segunda fase da competição.

 

Não me atentarei profundamente na análise do jogo. O time estava muito modificado, num 3-4-3 e com muitas estreias e desnecessários dois volantes de marcação, mostrou vontade e controle de bola mas sofreu com a falta de ritmo de jogo e falta de criação de jogadas pelo meio. Me atentarei principalmente no primeiro gol do atacante Caio e da ótima presença da torcida.

 

Ao anotar o único gol da partida, o jovem atacante de beirada não se conteve e desabou em prantos no campo, mostrando uma emoção rara de ser vivida no novo futebol mundial. Menino humilde, de família pobre, Caio mostrou a todos o filme que deve ter passado em sua cabeça após o tento.

 

Foi bonito de ver um garoto da nossa base demonstrar esse tipo de sentimento. Recentemente o clube revelou uma “aula de são-paulinidade” dada a garotos do Sub-15 e é exatamente isso que deve ser feito. Mostrar aos meninos o tamanho e grandeza do São Paulo e os incentivá-los a também “chegarem lá” em suas trajetórias. Ser São Paulo é objetivar, trabalhar duro e realizar. Foi assim com Telê, Muricy, Raí e o próprio atual técnico. Caio mostrou um pouquinho do que é ser São Paulo.

 

Outra coisa a se destacar foi a grande presença da torcida em um jogo que não valia nada, um adversário desconhecido e uma noite fria de maio. Dezesseis mil pessoas compareceram ao Morumbi sabendo que teríamos um time “C” em campo, numa demonstração de força e carinho. Nem mesmo as isoladas e injustas vaias no intervalo mancharam esse brilho da torcida Tricolor.

 

Classificação na mão, agora é esperar a revelação do adversário das oitavas e se preparar para o próximo compromisso, ainda no Morumbi. O duro Ceará pelo Brasileirão. A equipe do nordeste também deu show na fase de grupos da Sula e se mostra atualmente um bom teste para grandes clubes brasileiros.

 

Apesar da dificuldade do adversário, o jogo é no Morumbi e, se juntarmos os dezesseis mil apaixonados dessa quarta com os prováveis vinte, trinta mil que irão no sábado, teremos a pólvora necessária para o canhão Tricolor subir ainda mais na competição de regularidade. Vamos lotar o Morumbi!

 

Notas dos personagens do jogo:

Thiago Couto: Atuação segura. Nota: 6,5

Beraldo: Adversário perfeito para uma boa atuação da zaga. Beraldo foi muito bem. Nota: 7,5

Luizão: Outro da base que foi seguro e preciso ao longo da partida. Nota: 7,0

Miranda: Se não “serve” como dupla de zaga, é monstro no esquema com três zagueiros e não pode ser desprezado nunca. Mais que isso, valeu muito a iniciativa de jogar para liderar a garotada nesta quarta. Nota: 7,5

Léo Silva: Atuação regular na ala direita. Poderia ter avançado mais. Nota: 6,0

Pablo Maia: Atuação segura, porém discreta. Nota: 6,0

Luan: Junto com Pablo, formou um meio muito defensivo e dificultou o trabalho da criação das jogadas. Nota: 6,0

Talles: Responsável pela ligação, foi sobrecarregado com a timidez ofensiva dos volantes. Nota: 6,0

Toró: Atuação discreta na lateral do campo. Nota: 5,5

Juan: Perdeu uma boa chance de se destacar no ataque. Nota: 5,0

Caio: Mostrou vontade, ofensividade e emocionou com o gol. Nota: DEZ!

 

Rigoni, Alisson, Palmberg, Maioli e Igor Vinícius: Destaque para a assistência de Maioli, com a preciosa contribuição da zaga peruana, e a estreia do jovem Palmberg, ainda com cara de menino.

 

Rogério Ceni: Fez certo em promover um time C e rodar o elenco mas a escolha de um meio com dois volantes defensivos num 4-3-3 não deu certo e sobrecarregou muito o “criador” Talles. Além disso (e isso é um problema da diretoria) não temos um pensador de jogo no elenco. Nem na equipe A, nem B,, nem C. Nota: 6,0

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários