OPINIÃO São Paulo 2×2 Ceará

Chuva de gols e dois pontos perdidos em um jogo disputado e com alternâncias táticas, no Morumbi. Mesmo saindo na frente e estando na frente no placar no intervalo o São Paulo não confirmou a vitória diante de mais de trinta mil torcedores e perde o gostinho de flertar com a liderança no Brasileirão.

 

Antes da opinião, um ponto importante. Não tivemos “sorte” com o VAR neste sábado. Os gols anulados do São Paulo foram corretos mas, na minha opinião, o tento de empate cearense também deveria ter sido anulado pela salinha. Nas duas imagens que eu vi (uma clara) o atacante alvinegro está levemente a frente do defensor tricolor. Impedimento ajustado. Não é questão de ser roubado mas é fato que a falta de critérios do VAR acompanham a falta de critérios da arbitragem brasileira.

 

Vamos a opinião. O São Paulo mais uma vez fez um grande primeiro tempo e declinou na segunda etapa. Aconteceu no clássico em Itaquera. Rogério mexeu na equipe no intervalo e as alterações mais uma vez não funcionaram. É um ponto que a comissão técnica preza muito: não expor os jogadores mais cansados a mais cansaço e a lesões que interferem numa temporada inteira.

 

Para mim, o empate deve ser creditado as decisões de Ceni na segunda etapa e também aos suplentes que não acompanharam o bom desempenho dos que saíram. Nosso técnico tem por característica as alterações, o rodízio e será criticado por isso até que conquiste os títulos que Muricy, outro muito criticado na época de São Paulo, conquistou. Vale lembrar que o ‘Mujica’ era detonado pelo conservadorismo. Ceni é diferente e eu gosto dessa característica. Mas claro, futebol é resultado e serão os títulos que darão ao já ídolo em campo o status de bom técnico. Como Ceni é novo no cargo e conhece o São Paulo como ninguém, vale defendê-lo dos entusiastas de uma mudança.

 

O problema da temporada para mim está infinitamente mais presente no elenco que no trabalho do técnico. Não há no plantel um pensador de jogo. Para esta função, Ceni usa Nestor e eventualmente Luciano, como aconteceu na segunda etapa. No caso de ontem, o resultado veio amplificado pela grave falha de Arboleda (que fez uma boa partida no geral) e na incapacidade dos suplentes em manter a intensidade necessária contra um bom adversário. Sim, sim, SIM, um bom adversário, muito bem treinado pelo Dorival Junior. Também é preciso valorizar quem veio jogar contra nós.

 

O São Paulo perdeu dois pontos no Morumbi, que devem ser compensados com uma vitória fora. De preferência diante do Avaí ou Coritiba, os próximos compromissos. Porém, na minha visão, o elenco continua num sólido caminho para ao menos não passar sufoco na temporada. Culpa ou graças ao bom trabalho da diretoria de futebol e da comissão técnica. Há compromisso e isso é um grande alento.

 

Seguimos com uma semana toda de treino até o jogo de Floripa. Aproveito e digo que acompanharei ao vivo na Ressacada e no Couto Pereira pois, além de abraçar com paixão essa profissão de blogueiro, acredito no sucesso Tricolor no Brasileirão. O sucesso para mim é o G4. Quem sabe, algo mais.

 

Notas dos personagens do jogo:

Jandrei: Boa partida. Não teve culpa nos gols. Nota: 7,0

Diego Costa: Partida regular, sem brilho. Nota: 6,0

Arboleda: O melhor da zaga mas o erro no primeiro gol comprometeu a nota. Nota: 5,0

Léo: Partida inferior aos dois defensores. Nota: 5,5

Rafinha: Gosto das suas atuações, no geral boas e bem regulares. Nota: 6,5

Rodrigo Nestor: o melhor. do meio-campo. Golaço. Nota: 8,0

Igor Gomes: Partida ruim. não acompanhou os demais no meio e foi expulso Nota: 4,0

André Anderson: Boas iniciativas mas o amarelo e talvez uma estafa o tiraram no intervalo. Nota: 6,5

Reinaldo: Não aproveitou a chance na esquerda. Nota: 5,0

Luciano: Está melhor fisicamente. Muita raça mas pouca eficiência. Nota: 5,5

Calleri: Como sempre, anotou o dele. Inferniza os zagueiros como ninguém. Nota: 8,5

 

Éder, Wellington, Igor Vinícius e Rigoni: Éder piorou o ataque, Wellington foi uma boa troca mas não jogou como o esperado, Rigoni continua fazendo número em campo e Igor Vinícius entrou no final.

 

Rogério Ceni: As decisões e os suplentes não mantiveram o bom rendimento do primeiro tempo. Senti falta do Alisson ao menos na segunda etapa, eu entraria com ele e Wellington mas não posso julgar se não sei o motivo do ex-Grêmio não ter entrado. Também não sou blogueiro de obra pronta. Nota: 5,5

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários