Copas? Nacional? o que priorizar?

Copas? Nacional? o que priorizar?

O São Paulo chega ao meio do Campeonato Brasileiro 2022 vivo em todas as competições em que participa: o clube disputará as quartas de finais da Copa do Brasil na semana que vem, as quartas da Sul Americana em breve e fatalmente finaliza sua participação no Brasileirão em Novembro, juntamente com os outros clubes da série A.

 

É um belo trabalho do futebol do clube, aliado a competência de Ceni e sua comissão técnica e a dedicação dos jogadores. Porém, há um cruel dilema. Com o elenco curto que possui, aliado a falta de condições financeiras para contratar e as longas recuperações de lesões que o DM Tricolor passa, a questão que fica no meio deste contexto todo é: o que priorizar nesta altura do campeonato?

 

Antes de tentar responder a questão, vamos a uma pitada histórica. No início da temporada, Rogério disse (e foi chancelado pela diretoria) que a prioridade do ano era o Campeonato Brasileiro porque o objetivo geral planejado pelo clube no ano era participar da Copa Libertadores em 2024.

 

O tempo passou, as classificações para as quartas da Copa do Brasil e Sul-Americana aconteceram e agora o dilema fica mais difícil de se resolver pois há a taça que nunca foi conquistada e o torneio teoricamente menos complicado de se ganhar à vista, gerando ao torcedor uma sensação de potência só vista nas fases agudas do estadual deste ano.

 

O assunto é muito complexo, envolvendo ineditismo, bilheteria, premiação e planejamento de elenco. Porém, uma coisa para mim é fato: o clube não pode descuidar de jeito nenhum do Brasileirão. Primeiro porque é o único torneio que prevê rebaixamento, outro assunto inédito no Morumbi, e segundo porque na minha opinião, diferente do que se possa parecer, ele que é o caminho menos difícil para a conquista de uma vaga de Libertadores. São previstas seis vagas para o torneio em questão, isso se não forem mais, de acordo com os ganhadores da Sula e Copa do Brasil deste ano. O Brasileirão sem dúvida é necessidade.

 

Isso posto, sobram a sonhada Copa do Brasil e a internacional (sim, internacional) Sul-Americana. A Copa do Brasil tem um adversário possível (América-MG) nas quartas porém a semi e sobretudo a final serão complicadíssimas: tanto Flamengo como Athletico estão na nossa frente em elenco e estrutura e isso não pode ser menosprezado. Já na Sula, a parada dura é o Ceará, já nas quartas. Caso passe pelos cearenses, o caminho fica mais claro para um título, já que a final é em campo neutro e em um jogo apenas. Claro mas nada mole.

 

Não há uma resposta definitiva para a pergunta do post mas não vou ficar em cima do muro. Com todas as cartas na mesa, hoje eu priorizaria a Copa do Brasil, um título que não temos, sem deixar de descuidar do Brasileiro. Até por que o primeiro jogo diante dos mineiros é semana que vem, num inflamado Morumbi.

 

E a Sula, perguntariam os crentes de um caminho menos turvo para uma glória no ano? No momento ficaria em segundo plano, mas com a carta “Morumbi” na manga. A ideia é jogar a vida e com quem tiver à disposição em casa para evitar problemas no Castelão. Com os resultados das quartas definidos, avalia-se o que é melhor.

 

O fato é que logo mais, logo menos, tomaremos decisões difíceis.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.