OPINIÃO São Paulo 1×0 América

Mais um 1×0 diante dos mineiros do América, mais um jogo ruim mas a vantagem foi estabelecida. O São Paulo cumpriu o seu dever e venceu a partida de ida das quartas de finais da Copa do Brasil. O gol solitário foi marcado por Luciano.

 

Os mineiros mais uma vez se mostraram um adversário duro para o Tricolor. Vágner Mancini tem como característica arrumar suas equipes de forma com que elas anulem os pontos mas fortes do oponente e foi isso que ocorreu. Os americanos resistiram ao ímpeto são-paulino, não deixando o meio-campo formado por Gabriel, Nestor e Igor Gomes à vontade.

 

Mesmo com a dificuldade, a equipe não mudou a sua característica de propor e construir o jogo com posse de bola, cercando o adversário até a breca necessária. E o gol Tricolor surgiu em uma rara chance bem desenhada em cima de uma brecha do adversário, com Igor Vinícius conseguindo um espaço na direita e acertando um cruzamento milimétrico na cabeça de Luciano. O atacante estava exatamente onde poderia sair o gol: no segundo pau, impedindo qualquer tipo de defesa.

 

Após a vantagem no placar, e durante boa parte do segundo tempo, o São Paulo se limitou a defender o placar diante da investida do adversário em seu campo e sobreviveu de fortuitos lances de contra-ataque. Dá para notar claramente o cansaço de muitos do elenco pela sequência de jogos e principalmente e a falta de alternativa de velocidade no banco para matar o jogo.

 

O argentino Galoppo fez a sua estreia na segunda etapa e deixou uma boa impressão, conciliando vontade, bom estado físico e alguns passes verticais. Já o restante dos que entraram (Talles, Pablo Maia e principalmente Nikão) não mudaram o panorama feio da segunda etapa. Com um pouco mais de qualidade, o América poderia ter chegado ao gol de empate e ele quase veio com o pênalti de Thiago Couto, defendido pelo mesmo.

 

Resumo da ópera: o São Paulo jogou mal, mas venceu e está vivo na competição. Vantagem é vantagem em em BH a estratégia minera terá que mudar. Porém, para ter sucesso ao longo da Copa do Brasil será preciso jogar mais que o quentamos jogando. Sorte que o jogo de volta é apenas no dia 18 de agosto.

 

Notas dos personagens do jogo:

 

Thiago Couto: poucas participações defensivas, o que é mérito do sistema mas em uma delas parou o atacante americano com falta dentro da área. Pênalti defendido e muito comemorado pela torcida. Nota: 7,0

Igor Vinícius: foi dele o cruzamento perfeito para o gol de Luciano. Nota: 7,5

Diego Costa: bom jogo, com poucas oportunidades ao adversário. Nota: 7,0

Miranda: continua um senhor zagueiro. Nota: 8,0

Léo: para mim foi um dos melhores do São Paulo, principalmente no segundo tempo. Boa partida. Nota: 8,0

Wellington: atuação regular pela esquerda. Nota: 6,0

Gabriel: bem na marcação mas um cartão besta o tirou no início da segunda etapa.  Nota: 6,0

Rodrigo Nestor: anulado pelo adversário. Nota: 4,5

Igor Gomes: muita movimentação, pouco resultado. Nota: 5,0

Luciano: dedicação, correria e gol importantíssimo. Aguentou até onde deu e saiu com dores nas pernas. Esperamos que não seja nada. Nota: DEZ!

Calleri: a briga de sempre diante das zagas. Nota: 6,5

 

Talles, Galoppo, Nikão e Pablo Maia: Galoppo deixou boa impressão mas no geral os reservas não melhoraram a equipe na segunda etapa. Não temos opções de velocidade para momento como o pós gol. Isso é bastante preocupante.

 

Rogério Ceni: trabalha como pode com o que tem e trás resultados na temporada. Estamos vivos na Copa do Brasil.  Nota: 8,0

 

Imagem: Rubens Chiri SPFC.net

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários