O último suspiro da temporada 2022 é a escolha de Pablo Maia como o melhor primeiro volante do mundo, entre aqueles nascidos a partir de 2002, claro. Segundo o Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES) que avaliou as performances em áreas de jogo defensivas e ofensivas e surpreendentemente colocou Pablo Maia a frente de Eduardo Camavinga, jogador do Real Madrid e que foi vice-campeão mundial com a França na Copa do Mundo do Qatar e outros jovens Europeus.
Ao receber a notícia me veio na cabeça uma conversa que tive com no natal passado (2021) com um colega que acompanhou as categorias de base Tricolor nas últimas temporadas. Ao analisarmos o time que disputaria a Copinha no início de 2022 o nome de Pablo não era o mais especial da lista mas uma frase me marcou desse colega. Que chegou a dizer: “Se der um chiclete para o Pablo ele não conseguirá mascar e dominar uma bola ao mesmo tempo”.
O tempo tratou de queimar a língua do rapaz, o volante foi muito bem na Copinha sob o comando do técnico Alex. O caso de Pablo serve para mostrar a velocidade que o futebol se movimenta e pode te levar do céu ao inferno em pouco tempo. Nós já sabemos o que levou Pablo a fazer um início tão bom de temporada. Enquanto o rapaz falava mal dele para mim, Pablo se dedicava arduamente na pré-temporada para ser o capitão São Paulino na Copinha. Sem garantia que subiria ao profissional, mesmo assim o fez.
Destaque na Copinha e destaque no Paulistão, foi um início de temporada de craque. Disputou com Rogério Ceni 61 de 77 partidas do ano, sendo o terceiro mais utilizado da equipe, atrás apenas de Rodrigo Nestor, com 62, e Calleri, com 67.
No fim do ano houveram rumores de uma saída de Pablo junto ao seu colega e também destaque da Copinha, Luizão. Ambos ao West Ham. Incrivelmente uma boa parte da torcida ficou triste com a permanência do jogador. Acredito que sejam os mesmos que comemoraram saída de Militão e Casemiro.
Para esses, felicidade! Visto que é quase uma certeza que o jovem atleta deixará o Tricolor na janela de meio de ano. E o prêmio que acabamos de noticiar é mais um indício disso. Resta ao torcedor esquecer a síndrome do vira-lata e curtir os últimos momentos dele por aqui. E que assim como em 2022 jogue muito no início do ano e nos ajude a chegar em mais uma final.
Deixar de lado as criticas do passado e apoiar o jogador nesse último campeonato, não vejo motivo para crucificação ferrenhas a um jovem promissor e talentoso.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.
Saudações Tricolores!
Pedro Moura | São Paulo Sempre!
Me siga no Instagram
Me siga no Youtube
Me siga no TikTok
Me siga no Twitter
Post aberto para comentários
(4) Comentários
Luiz Claudio Vieira
28 de dezembro de 2022Pedro, o Pablo Maia é um bom jogador é esforçado e tudo mais é uma pena que está na prateleira da lojinha do clube que depende da sua venda de qualquer jeito e por mais que ele tenha potencial só vai atingir o seu valor real de mercado em uma transferência entre europeus pois estamos matando cachorros a grito e dependemos da venda de garotos para pagar nossas velhas contas. Vai embora infelizmente sem conquistar nada pelo clube enquanto o Camavinga é destaque pelo Real Madrid e foi destaque na copa do mundo mesmo tão jovem.
CRIS
27 de dezembro de 2022Com os jogadores que temos no time profissional podemos montar um bom time Yong, __ Moreira, __ Diego C, __ Beraldo, __ Welington, __ PabloM, __ Nestor, __ TallesC, __ Rodriginho __ Caio, ___ Juan
Maurício
27 de dezembro de 2022Essa escolha não poderia ter vindo em melhor hora, o jogador já estava sendo sondado pelo futebol europeu e o SPFC vai precisar fazer caixa, essa escolha pode valorizar ainda mais o passe do jogador e boas propostas ao clube podem chegar, como eu sempre digo, nossa base é muito forte e é preciso dar oportunidades, desenvolver e segurar esses atletas, pois são grandes ativos do clube.
Emerson
27 de dezembro de 2022Perrone, Isso de não acreditar num e acreditar em outro da base é o que sempre me vem a mente quando se analisa por exemplo, um Lulinha do Corinthians e tinha um do Santos, nem lembro o nome, o cara era o novo Messi. Por isso que gosto da ideia quase JJ de ter um elenco quase que todo vindo de Cotia, pois investimos lá, muitos supostos craques não vingarão e outros tidos como comuns, se adaptam melhor à rotina profissional e surpreendem, por isso faz tempo que comento com quem conheço: Se livre dos altos salários e aposte na base, os primeiros dois anos serão os mais tensos, mas a partir daí, muitos da base já serão a base experiente para acolher mais novos de Cotia e gerar o ciclo vicioso de se usar e usar bem mesmo nossa base. Fazendo os próprios garotos que hoje só pensam na Europa, pois não estão nem aí para o SPFC, pois acham que não serão usados no time de cima, mas vendo o uso de fato, se empolgarão para ir pro time profissional. E claro, alguns quando bem valorizados, serão vendidos e depois outros e depois outros, ano a ano dando sustentação financeiro e esportiva ao SPFC. Quando precisar de alguém de fora, o cara deve ser inquestionável, salários altos e o merecer, desde que mereça e sempre se possível com metas, senão salários equivalentes ao teto e por ai vai... Quando vi o estadual do Pablo, comentei: Se o moleque conseguir fazer parecido com este início na temporada é pra vender e vender muito bem, comentei 50 milhões de euros e sei que exagerei, mas não poderia jamais sair pela bagatela de 10 milhões de euros. Espero que com chegada de Mendes e o Luan voando (estou acreditando nisso), não ofusquem o interesse e o valor dele no meio do ano, mas sim teremos de vender, mas tem de vender bem, imagino um mínimo de 25 milhões e com 10 ou 15% em futura venda, como muito justos ! Um que achei q ia embora agora era o Nestor, pois gringo adora um scout e ele foi um dos nossos melhores assistentes e sinceramente, qualquer 12 mi euros mais uns 10%, vendia sem medo.