Análise: futuro de Ceni no São Paulo dependerá de mudança de convicções

A derrota em Bragança Paulista, nas circunstâncias que o jogo se desenhou, mostrou mais uma vez um São Paulo inacabado e deficitário na temporada 2022.

 

Com exceção das partidas diante da Ferroviária e Portuguesa, a equipe de Rogério Ceni não produziu futebol suficiente para receber a confiança do torcedor. Ele comparece como sempre, mas com razão não está satisfeito com o pouco  produzido em campo.

 

Na partida diante do Bragantino, a equipe sofreu com a (mais uma) lesão muscular de Erison. Porém, mesmo com a inesperada baixa, a equipe teve poucos momentos de real domínio de jogo. Não bastassem os crônicos passes errados na tentativa das triangulações de ataque e falta de concentração coletiva em momentos decisivos, mais uma vez vimos um Luciano perdido entre as funções de armar e atacar e decisões pontuais do comando técnico.

 

Depois de um primeiro tempo sofrível por conta das duas equipes, o São Paulo dominou o adversário até o suado gol de Galoppo. O adversário reagiu, mudou e foi para cima do Tricolor. Rogério Ceni errou feio em não reagir as mudanças do técnico do Bragantino. Tirou Méndez, um alicerce no meio, trocou seis por meia dúzia no ataque na justificativa de manter o padrão ofensivo e não reforçou o combate no meio, expondo impiedosamente os seus zagueiros.

 

Os erros de decisão tática, aliado a falhas individuais de jogadores contestados pela torcida, custou um preciosíssimo resultado, colocando a equipe em uma situação complicada na tabela geral, caminhando a passos largos para decidir uma eventual semifinal sem o seu principal aditivo: a sua apaixonada torcida.

 

O caminho de uma eliminação no estadual está traçado.

 

O futuro de Rogério Ceni no São Paulo passará pela mudança de algumas de suas convicções. Além de trabalhar as deficiências técnicas de seu elenco, o treinador precisará mexer na estrutura tática da sua equipe. Longe da grande área, Luciano não funciona nem na armação e nem nas finalizações, sua maior qualidade. Além disso, é hora de entender que Pablo Maia e Nestor não estão contribuindo para a qualidade coletiva. O primeiro não repete as ótimas atuações do ano passado e o segundo, pelo amor de Deus, não pode ser responsável de maneira alguma pelas bolas paradas e cobranças de escanteio ou faltas.

 

Para finalizar, sei que a decisão passa pela regra dos estrangeiros, mas é preciso achar um espaço para Galoppo no meio-ataque. Mais uma vez em uma posição adiantada, o argentino converteu a primeira chance que teve e só não marcou mais um por preciosismo no corta luz em bela jogada de David na área. É um dos poucos com qualidade para alterar uma partida. Precisa ser mais utilizado até para entendermos o seu real tamanho no elenco. Galoppo vem pedido passagem.

 

Rogério recebeu peças para montar a equipe a sua maneira e, salvo as inúmeras lesões em que não tem responsabilidade direta (zaga reserva, LD reserva, centroavante reserva), é evidente que ele precisa mostrar mais serviço através do trabalho coletivo de seus jogadores. Dá para entender o modelo de jogo proposto (é o trabalho de pressão e posse realizado no segundo tempo) mas as decisões erradas citadas na coletiva após a derrota também passam pelo entendimento e reação do técnico as mudanças do adversário.

 

Acredito em trabalhos longevos entre comissões técnicas e acredito na melhora da equipe na temporada mas também está na hora de cobrar de Ceni e dos seus jogadores um futebol com muito menos falhas, mais atenção e também eficiência plena tática para o clube não sofrer ainda mais no Paulista e em torneios que exigem mais qualidade, a maior preocupação do ano.

 

O São Paulo de 2023 depende 100% do coletivo. E o coletivo é responsabilidade de Rogério Ceni.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.