Não é só no profissional que o São Paulo está mal das pernas nesta temporada. O Sub-20 do clube, conhecido historicamente por sua força, amarga a penúltima posição de sua chave no Brasileirão da categoria. E sem perspectiva aparente de melhora.
E nesta quarta a equipe de Beletti foi derrotada em Cotia pelo líder Grêmio, que se consolidou ainda mais no torneio. O São Paulo até teve volume de jogo, mas pecou na falta de criatividade e pontaria, tal qual o profissional.
Visitei a estrutura de Cotia não faz tanto tempo e posso afirmar com a maior convicção do mundo: com o complexo que tem, é obrigação do São Paulo render muito mais do que anda rendendo em quase todas as categorias de base. Não falo necessariamente em títulos mas também em revelações. Não dá para uma estrutura incrível (mesmo) como aquela render tão poucos frutos.
Na gestão atual foram 32 jogadores contratados. Boa parte deles poderia vir da base, se houvesse um pouco mais de qualidade, como havia tempos atrás.
Cotia deixou de ser uma grande fonte de recursos humanos brasileiros para o mundo, como era há uma década atrás. Ainda revelamos? Sim. Sempre existirá um Antony para salvar a lavoura Tricolor, mas hoje em dia o fato é que revelamos pouco.
Pelo que tem, a produção Tricolor é baixíssima e a culpa adivinhem de quem é? De acordo com muitos grupos de Whatsapp, é a mesma: do técnico.
Para chegar ao que foi tem que melhorar bastante isso aí.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(6) Comentários
Multatuli
31 de março de 2023O trabalho do Alex também não foi lá essas coisas, convenhamos. E não falo de títulos, mas do desenvolvimento técnico e tático dos atletas. Mas a culpa é, primeiramente, da diretoria, que tem aberto as portas de uma das mais importantes bases do futebol pra qualquer iniciante que tenha "berço" e "todos os dentes na boca". Enquanto isso e o "são-paulinismo puro sangue" forem os critérios adotados na análise de currículos de treinadores e demais profissionais ligados ao esporte, não avançaremos.
Emerson
30 de março de 2023Assistir o jogo ontem do sub20, dava angústia, parecia que estava assistindo um dos piores filmes de horror. E digo 'piores' no sentido de péssimo, que termine logo! Horrível, pois nosso time não assusta ninguém, no melhor estilo nosso profissional! Cara, realmente o futebol do SPFC vem se tornando um padrão em qualquer categoria! Um verdadeiro show de horrores!
Dan
30 de março de 2023Daniel, permita-me discordar do post. Cotia continua revelando muito. O Elenco atual possui, segundo o Transfermarkt, um total de 37 jogadores. Desses, 14 são da base, o que equivale a praticamente 38% do plantel. Recentemente, jogadores como Sarah e Brenner foram vendidos por valores razoavelmente altos. Na última Copa do Mundo, 4 jogadores da seleção brasileira foram formados em cotia: Militão, Ederson, Antony e Casemiro. A questão não é revelar pouco, mas a péssima gerência dessas revelações. Vários jogadores saindo de graça ou sendo vendidos por bem menos do que valem. Muitos outros saem sem dar retorno esportivo ao clube. Alguns sofrem com a impaciência da torcida frente à seca de títulos. Enquanto isso o clube continua sendo empurrado com a barriga e sugado por engravatados cuja preocupação principal é a manutenção de seus status e benesses.
CARLOS TAKEI
30 de março de 2023Casares e Murici Cadê as nossas categorias de base? Nenhum Made In Cotia na Seleção Sub17! Um Sub20 se derretendo em pedaços! Depois dos tempos do Jardine a molecada vem desaprendendo a jogar futebol! Cadê a integração do CFA de Cotia com o CT da Barra Funda? Cadê a padronização do futebol em todas as categorias prometidas pelo Coordenador Murici que passou uma semana copiando o modelo de Barcelona? Qual a estrutura organizacional do Departamento de Futebol do SP que responderia pela gestão efetiva das categorias de base dentro do CFA de Cotia? Vocês dois sabem o nome dos treinadores de cada uma das categorias da base em Cotia? Depois do Jardine, qual treinador fez um trabalho que se enquadraria nas propostas e promessas incluídas na Plataforma Eleitoral do Casares?
CARLOS TAKEI
30 de março de 2023Dossiê SPORTV – SPFC. História, retrato e a verdade nua e crua de um Gigante parado no tempo. O SP não era maior e nem melhor, o SP era diferenciado. Exemplo de organização e modelo de gestão. A despeito da inoperância do sistema político administrativo com seus conselhos e conselheiros que desde sempre pouco ou nada contribuiu ou influenciou. Comando descentralizado e gestão compartilhada, ainda que não profissionalizada. Presidente, vice-presidente de futebol, diretoria de planejamento, diretoria de futebol, superintendência de futebol, gerentes de futebol, supervisores e auxiliares da estrutura do futebol. Centro de excelência em medicina esportiva conduzido por uma equipe multidisciplinar composta pelos melhores e mais renomados profissionais da área. Comissão técnica permanente formada com auxiliares e preparadores físicos fixos, liderada e conduzida pelo Mestre Telê, mais que um grande sujeito, um treinador alinhado com o projeto do clube e fiel cumpridor das diretrizes estabelecidas. Como não há bem que sempre dure e nem tempos de bonança que nunca terminem acabamos nos fazendo reféns das nossas próprias deficiências e fragilidades. Dormimos em berço esplêndido e acordamos no romper de uma era de desmantelamento total iniciada paradoxalmente na gestão de um dos nossos grandes mandatários. Montado em seu perfil essencialmente centralizador o Presidente Juvenal Juvêncio decreta a era do: manda quem pode e obedece quem tem juízo. Interessante como todo esse processo é minuciosamente detalhado pelos autores envolvidos e afetados pelo desmonte de cada uma das peças da estrutura que sustentava e equilibrava as forças do nosso modelo de organização. Tudo aos olhos da insignificância de uma oposição que nunca existiu e da cegueira permanente de um sistema de conselhos que sempre se preocupou muito mais com o próprio status e com as benesses de seus conselheiros, que com os desígnios do clube. Não existe milagre e o processo de recriação e reconstrução do SP depende mais do que de uma providência divina, da consciência de homens de boa vontade dispostos a salvá-lo. Fundamental um vigoroso Projeto com visão de futuro muito bem estruturado e formatado encima de um planejamento estratégico liderado, conduzido e implementado com a profissionalização efetiva da gestão. Já dentro dos conceitos de um Clube Empresa! Nada que um empresário do calibre de um Abílio Diniz, por exemplo, não consiga nos proporcionar. E se viabilizando o financiamento dos recursos necessários para encurtamento do tempo exigido para a reconstrução da estrutura, profissionalização da gestão e o saneamento das finanças, melhor ainda. Seria perfeito! Fica o convite, caríssimo Abílio, um apelo dos 18.000.000 de esperançosos Tricolores apaixonados pelo nosso Amado Clube Brasileiro!
CARLOS TAKEI
30 de março de 2023O CFA de Cotia é um dos melhores do mundo, uma puta de uma estrutura física e logística, tem tudo que é preciso para se tornar o maior e melhor centro de formação, desenvolvimento e revelação de jovens talentos do país, já a estrutura organizacional e o trabalho de seleção e contratação de profissionais para a montagem das comissões técnicas permanentes das categorias de base, uma verdadeira zona. Puro amadorismo, falta um projeto de longo prazo, falta gestão profissionalizada, falta coordenação de futebol que efetivamente coordene alguma coisa. Nossos dirigentes tem preferido os holofotes dos anúncios de reformulações do elenco profissional preterindo por completo um programa verdadeiro de profissionalização da gestão e das comissões técnicas como um todo. Tudo termina em promessas eleitoreiras vazias. #PROFISSIONALIZAÇÃOTOTALJÁCASARES