De longe, Thiago Carpini chega ao São Paulo com o maior desafio da carreira. Depois de oito clubes dirigidos em um curto período e uma ascensão meteórica no ano passado, o técnico ganhou a chance de dirigir o gigante paulista após o bom histórico, a ótima avaliação nas conversas com a diretoria e o aval dos atletas, tanto os do São Paulo como os do Juventude, seu ex-clube.
Adepto do jogo com posse de bola e construção, semelhante a filosofia de jogo de Dorival Júnior, Carpini tem como uma das referências o futebol argentino e ícones como Marcelo Bielsa, atual técnico do Uruguai. O treinador tem curso da AFA, curso dado pela confederação argentina, e teve um período de conhecimento por lá, visitando equipes como o San Lorenzo e o River Plate.
Ex-volante, o jogo de Carpini começa pela defesa e passa obrigatoriamente pelo trabalho do meio-campo, com muita posse de bola e construção de jogo. O sistema usado pelo Juventude (4-2-3-1 com a bola e 4-4-2 sem a bola) foi semelhante ao do São Paulo de Dorival mas há variações usadas em outros clubes, como o 3-5-2 muito usado no Tricolor em outros anos.
A promessa dentro de campo é de um time vertical, que procura o gol a todo momento mas com equilíbrio defensivo e construção de jogo desde a defesa. Fora dele, o lado humano é fundamental para a tranquilidade do trabalho. Um detalhe de bastidor do treinador: nas concentrações, Carpini incentiva as atividades de integração entre os atletas, como jogos de carteado e churrascos de confraternização. Algo bem parecido com o que Dorival fazia.
Desta maneira, o técnico tem tudo para dar continuidade ao trabalho que o antecedeu, aos poucos colocando sua cara no processo de jogo do Tricolor. O CT não deve sofrer um impacto grande na metodologia.
Ao lado de Carpini, chegam ao São Paulo o auxiliar técnico Estephano Djian e o preparador físico Caio Gilli. O preparador, inclusive, mostrou um ótimo trabalho em 2023 e a expectativa é de um elenco ainda melhor preparado para os desafios de 2024.
O treinador deve começar o trabalho em campo já neste final de semana, visando a preparação do elenco para a estreia do Campeonato Paulista, no dia 20 de janeiro diante do Santo André, no Morumbi.
Quase 20 mil inscritos!
Inicie o ano no Canal do
São Paulo Sempre no Whatsapp
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Whatsapp
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(2) Comentários
Luiz Claudio Vieira
12 de janeiro de 2024Vamos torcer por ele e pelo São Paulo com toda força! Mas não era isso que se via no juventude pelo menos, era um time que até dentro de casa não exercia um grande domínio sobre os adversários e tinha dificuldade de fazer gols. Esperava outro nome, mas este treinador estava mais fácil de contratar e mais barato.
Alessandro
12 de janeiro de 2024Tenho confiança no jovem treinador, tem fome de títulos, trabalhador e com suporte da diretoria e do Muricy tende a desempenhar um baita trabalho e consequentemente títulos, aprovei a contratação e estarei torcendo por seu sucesso, chega de técnico medalhão e chega de técnico ultrapassado o futebol brasileiro precisa evoluir e o Thiago tem essa aptidão de utilizar a metodologia moderna com a utilização da base e teremos frutos vitoriosos em breve