Está chegando a hora. São paulo e Palmeiras farão o primeiro confronto de título da temporada brasileira às 16h deste domingo (04), no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. O Choque-Rei decisivo terá transmissão da Globo, na TV aberta.
Apesar de ser início de temporada, as duas equipes vem muito embaladas pelos bons resultados no Paulistão 2024 e também no histórico recente de gestão. De um lado o trabalho consolidado de três anos do português Abel Ferreira, do outro, a atual vencedora da Copa do Brasil, eliminando dois rivais de estado e o então campeão da competição de 2022, o Flamengo.
Enumerarei aqui o que penso ser as melhores armas de cada instituição para a conquista da taça, ora nos noventa minutos, ora na disputa de pênaltis. Vamos a elas:
Palmeiras
O Palmeiras tem como grande trunfo o sólido trabalho do técnico Abel Ferreira. O português chegou ao alviverde como uma incógnita no fim de 2020 e empilhou nove títulos, todos eles sedimentados em uma estrutura de jogo segura e competitiva. Além disso, a estrutura de base palmeirense evoluiu bastante, voltando a protagonizar títulos nas categorias sub20 e inferiores.
Enfim, não tem muito o que dizer sobre o trabalho do técnico a frente do elenco. É um trabalho de três anos de sucesso, já consolidado e pronto para mais um desafio valendo taça.
São Paulo
O São Paulo começou a se re-estruturar na mudança de gestão Leco/Casares, no início de 2020. Depois de anos e anos de equívocos e atrapalhadas administrativas que resultaram em uma estiagem de quase dez anos sem conquistas, a equipe foi campeã paulista derrotando o próprio Palmeiras e de lá para cá fortificou sua estrutura de futebol com mais acertos que erros nas contratações, além de captar mais receita com bilheteria, patrocínios e ações vindas do futebol. Além disso, o clube melhorou a infra-estrutura do CT, dando melhores condições aos jogadores e funcionários. Ainda há um bom caminho a trilhar, principalmente em relação ao fluxo de caixa e pagamentos em dia ao elenco mas não há dúvida que a direção sabe como lidar essa questão neste momento.
Em relação a Thiago Carpini, o novo e jovem técnico ganhou força com os quatro primeiros jogos da temporada, principalmente a vitória sobre o Corinthians em Itaquera, e vem com moral para a busca de seu primeiro título a frente de um clube gigante.
Situação de elenco
Enquanto o Palmeiras tem um time titular mais acostumado a decisões e pronto taticamente, vejo o São Paulo com mais opções para esta partida. O Tricolor ganhou alternativas de ataque que não tinha em 2023, com as chegadas de Ferreira e Erick, além dos reforços “caseiros” Nikão, Galoppo e ao meu ver, nesta partida tem mais condições de alterar taticamente o ataque enquanto que o Palmeiras poderá defender melhor um resultado ao seu favor. Será interessante ver o confronto dessas duas situações.
Diferenciais individuais e desfalques
O maior diferencial do Palmeiras neste confronto é a ótima fase de Raphael Veiga. O meia-atacante iniciou 2024 com quatro gols e é sem dúvidas o homem a ser bem marcado pelo pelotão Tricolor. Porém, o alviverde não terá Endrick, na seleção brasileira. É uma perda considerável.
No lado do São Paulo, Lucas é o jogador mais diferente e, se jogar, tem experiência de final de Champions aliada com explosão e ótima visão de jogo. O jogador vem de uma lesão na estreia do Paulistão e ainda é dúvida. particularmente creio que não perderá ao menos uma parte do jogo.
Conclusão
O Palmeiras seria favorito contra qualquer clube brasileiro, com exceção do Flamengo e… do São Paulo. O primeiro pela qualidade de elenco e o segundo pelo histórico de confrontos em que o Tricolor leva boa vantagem em jogos decisivos. E história é ingrediente picante para este jogo, sim.
Para mim, não há um favorito aberto. É clichê mas devo admitir que os detalhes definirão o vencedor. As duas equipes vem embaladas, com um bom trabalho tático e terão a presença maciça de suas torcidas. O São Paulo jogou um dia antes mas era um clássico fora de casa, enquanto que o Palmeiras enviou reservas ao jogo em Bragança Paulista. Embora o alviverde esteja naturalmente mais encaixado, o Tricolor tem peças muito experientes, como Rafinha, Arboleda, Rato, Luciano e Calleri, em seu plantel.
Meu palpite poderá enfartar muita gente, inclusive eu, mas não sai da minha cabeça: empate em 1 a um no tempo normal e vitória do São Paulo nos pênaltis. Haja coração!
Vou dar uma dica espetacular: a Sportsbet.io fará a sua despedida patrocinando o Tricolor nesta final. Além da presença da marca na camisa durante a final no Mineirão, a empresa criou um super mercado especial, com odd de 6.33 (alguém captou a analogia?) em caso de título para o São Paulo. Entre aqui, faça seu cadastro e participe: depositando R$ 10,00 a casa retorna R$ 63,30 ao apostador em caso de caneco. Lembre-se sempre: Jogue com responsabilidade. Para maiores de 18 anos.
Outra boa dica para quem vai ao Mineirão neste domingo: a Outsider Tours promoverá uma Fan Fest (equenta) com a torcida são-paulina em um local seguro e a dez minutos a pé do estádio da final. Open bar de caipirinha, Cerveja Heineken e Eisenbahn e open food do famoso feijão tropeiro mineiro e espetinhos. mencionando meu nome o participante já ganha 5% de desconto. Veja condições e preços por whatsapp aqui.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Whatsapp
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(3) Comentários
Lucas
3 de fevereiro de 2024Quase irretocável o seu post! Não deixaria de citar o Luiz Gustavo: monstro na ativa.
Mike
3 de fevereiro de 2024Mudar o nome perto da competição acontecer é ruim, seria melhor criar uma nova competição com os campeões estaduais para ser disputada no final do ano daí quem não conseguiu ganhar o Brasileiro e Copa do Brasil ou Libertadores teria a chance de ganhar alguma coisa o clube só teria que ter conquistado o Estadual no início do ano aí sim poderia ter o nome Supercopa Rei pois o vencedor derrotaria os vencedores dos outros estaduais do Brasil.
Everton de Carvalho Castro
2 de fevereiro de 2024Palpite: Palmeiras 0 × 1 São Paulo Gol contra do Caio Paulista.