O que há por trás do uso do Mickey pelo São Paulo nas redes sociais

O que há por trás do uso do Mickey pelo São Paulo nas redes sociais

O torcedor mais atento viu o São Paulo usar o Mickey Mouse, personagem mais famoso da Disney, em dois posts em suas redes sociais. O primeiro deles, valorizando as jogadas decisivas de Wellington Rato diante do Corinthians, já o segundo post com o camundongo assoviando uma música que hoje é alusiva a falta de mundiais do Palmeiras.

 

Mas afinal, o clube tem autorização da Disney para o uso do Mickey Mouse? O uso é um prenúncio de uma futura parceria com a multinacional americana?

 

Nada disso. No dia primeiro de janeiro de 2024, após quase um século de proteção de direitos autorais, uma das versões do Mickey Mouse entrou em domínio público. Hoje em dia, os direitos autorais da Disney sobre o curta-metragem “O Vapor Willie” e a versão sem som de Plane Crazy, ambos criados e produzidos em 1928, podem ser usados sem permissão comercial. Isso é, o Mickey daquela época virou domínio público.

 

Claro que há ressalvas no uso. Ninguém pode deformar ou distorcer a imagem do Mickey Mouse. Porém, o que o São Paulo fez, por exemplo, é permitido. Pioneiro no uso entre clubes no Brasil, o clube incluiu som na versão “muda” da animação, em uma sacada muito inteligente do seu departamento de comunicação.

 

Entre agora no canal do Blog no Whatsapp

 

 

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Whatsapp
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.