Os torcedores de futebol e do São Paulo sabem que os patrocínios são muito importantes para os times da modalidade. Algumas marcas conceituadas, de vários setores, fazem questão de se tornar patrocinadoras desse esporte, sabendo o impacto imenso que ele tem na vida e na cultura do país.
Betsson é uma referência no contexto brasileiro para quem gosta de apostas esportivas e jogos de azar e é também um dos patrocinadores reconhecidos do futebol sul-americano, patrocinando, neste caso, o Atlético Nacional. A marca exemplifica algo a que vimos assistindo bastante no contexto esportivo: a parceria entre operadores de apostas e times internacionais.
Ainda que cassinos e casas de apostas esportivas se encontrem entre os maiores patrocinadores do futebol brasileiro, o fato é que existem também marcas em outros setores que estabelecem esse tipo de parceria e, como os torcedores do São Paulo já sabem, um dos acordos mais recentes definiu a própria mudança do nome do estádio de nosso time.
A venda dos “naming rights” é bastante comum nesse tipo de parceria e foi o que aconteceu recentemente no acordo estabelecido entre a Mondelēz e o São Paulo, que atribuiu um novo nome ao seu estádio na sequência de um acordo de R$ 25 milhões anuais. Entenda melhor o que muda com essa parceria.
O acordo entre a Mondelez e o São Paulo
Depois de um longo tempo de negociações, o São Paulo acabou estabelecendo parceria com a marca de chocolates Mondelēz, vendendo os “naming rights” (direitos de nome) de seu estádio por três anos.
O estádio tem, desde o começo de 2024, o nome de “Morumbis”, num acordo que renderá R$ 25 milhões por ano ao time.
A marca de chocolates comercializa o famoso Bis, justificando-se assim a alteração do nome “Morumbi” para “Morumbis” durante os 3 anos contratualmente definidos. Esse nome está já acompanhando o Campeonato Paulista, iniciado a 20 de Janeiro e que terminará no dia 7 de Abril.
O acordo estabelecido por três temporadas renderá R$ 75 milhões totais ao time, sendo de valor mais baixo do que outros acordos do mesmo gênero para outros times, mas também por um período temporal menor.
Patrocínios e times de futebol: um contexto
Os times brasileiros são conhecidos por terem várias marcas como patrocinadoras. Além dos “naming rights” de seus estádios, os times também estabelecem outros tipos de acordos, como a colocação de placares ou a alteração das camisetas dos atletas.
Trabalhando com os patrocinadores, os times conseguem aumentar sua rentabilidade, o que lhes permite um maior investimento em força de jogo, com a contratação de atletas, e o melhoramento das infraestruturas.
Os patrocinadores, por sua vez, acabam aumentando sua visibilidade junto dos amplos públicos consumidores do esporte, deixando seus nomes na mente de quem segue a modalidade, as conferências de imprensa e os jogos.
Atualmente, o São Paulo tem vários patrocinadores, que se juntam aos muitos com os quais anteriormente já estabeleceu parcerias. Alguns exemplos são a Volvo, a Adidas ou a Bitso.
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Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
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