O São Paulo coloca em votação no Conselho Deliberativo do clube a criação de um fundo de investimento em direitos creditórios (FIDC), em conjunto com com as gestoras de investimentos Galapagos e Outfield.
Segundo o ge, que teve acesso ao contrato, o objetivo é captar R$ 240 milhões por meio do FIDC é mudar o perfil da dívida atual do clube. O Tricolor pretende usar o dinheiro captado para quitar totalmente dívidas antigas e concentrar o novo passivo de dívida em um único credor, com mais tempo para pagar e melhores condições, segundo os envolvidos.
O grande detalhe desta operação é a governança a ser adquirida: para captar os R$ 240 milhões por meio do FIDC, o São Paulo ficará limitado em relação a novos gastos e dívidas. Isso é, o clube fica oficialmente impedido de “fazer loucuras” durante o tempo de pagamento e o melhor: será obrigado a apresentar superavit (lucro) ao final de todos os exercícios a partir do ano terminado em 31 de dezembro de 2025.
Traduzindo para o torcedor: em tese, a operação a ser votada obrigará o clube a entrar na linha, isso é, trabalhar dentro de limites financeiros oficialmente estabelecidos em contrato. Entendo que o fundo investidor, além de participar da recuperação da dívida, trabalhe como um agente fiscalizador das atividades financeiras do clube, o que para mim é a grande notícia desta operação.
Geralmente os clubes adquirem dívidas impagáveis pela irresponsabilidade de seus dirigentes, na maioria das vezes gastando mais do que arrecadam com contratações passionais e “all in financeiro”, antecipando possíveis receitas de premiações que nem sempre são atingidas no âmbito esportivo.
Outro detalhe importante: no FIDC, o São Paulo captaria os recursos dependendo unicamente de suas receitas futuras. No modelo atual, o presidente Julio Casares participa dos empréstimos bancários existentes como garantidor em pessoa física.
Vejo com ótimos olhos essa parceria. Aos conselheiros, aquele conselho de sempre: vejam os detalhes da operação e, caso esteja tudo em ordem, aprovem e também fiscalizem tais atividades até o final do contrato.
Um trabalho profissional pode tirar o clube do buraco.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Instagram
Me siga no Whatsapp
Me siga no Threads
Me siga no Facebook
Post aberto para comentários.
(7) Comentários
Rodrigo
2 de outubro de 2024Melhora porque há um vislumbre de profissionalização da gestão do futebol. Mas é pouco perto do que há para se fazer. O modelo a seguir é o da SAF, onde contratações como James e Dani Alves jamais teriam sido feitas. Mesmo com o fundo aprovado, continuaremos a perder forças no futebol. Este ano o Botafogo já foi superior, tem um plantel melhor que o São Paulo. Em 2025, se juntarão ao Botafogo, o Cruzeiro, o Vasco e talvez o Bahia. SAF profissionaliza a gestão, zera a dívida e faz do São Paulo favorito novamente.
Emerson
1 de outubro de 2024Finalmente algo que relmente possa obrigar esses degenerados a lidar com custos de forma mais consciente! Não nasci São-Paulino como uns dizem, mas qdo comecei a olhar futebol, escolhi o clube e amo muito o mesmo, torço muito pela instituição, então só posso fazer o que um torcedor pode fazer, que é torcer para que dê certo!
CARLOS
1 de outubro de 2024Agora VAI, com jeito VAI, se não um dia, a Casa CAI!
CARLOS
1 de outubro de 2024Com a plateia cheia, aplaudindo, toda em pé, associados, conselheiros e todos os conselhos devidamente representados, o de administração, o consultivo, o deliberativo, o fiscal, inclusive, sob a retumbância das trombetas soprando com todo o fôlego, que, agora: VAI!
CARLOS
1 de outubro de 2024Desde o pós era da gestão MPG eles, sempre os mesmos, espertamente renovam promessas vazias em troca da nosso alento e esperança, como as tais 50 Ações Mais Impactantes que seriam efetiva e rigorosamente implementadas durante os 100 Primeiros dias da barca em suas mãos! Austeridade! Saneamento! Retomada dos rumos e caminhos! Recriação e reconstrução! Governança! Profissionalização da Gestão, tudo muito bem desenhado no Encarte contendo a Plataforma de Governo da nossa redenção!
CARLOS
1 de outubro de 2024Crescemos, e sempre nos são feitas essas mesmas promessas agora narradas, que juram nos proteger do lobo mau que pega torcedores pra fazer mingau!
CARLOS
1 de outubro de 2024Ouvimos essas estorinhas desde quando nossa mãe contava carneirinhos tentando nos fazer dormir sob o pretexto de que estaria se esforçando pra espantar o bicho papão que vivia encima do telhado, e que muito em breve poderíamos dormir sossegados! ...