Logo após as eliminações nas Copas e, passando por um momento instável no Campeonato Brasileiro, seria lógico que o trabalho de Luis Zubeldía estivesse questionado por parte de alguns torcedores do São Paulo.
Porém, alguns jornalistas partiram para a defesa do trabalho do técnico quando questionados sobre as responsabilidades de um ano que poderia ser de melhor sucesso.
Vítor Birner, comentarista da ESPN Brasil, é um deles. O jornalista foi na contramão atual e enalteceu o trabalho do argentino no comando do SPFC, afirmando não entender as críticas dirigidas ao técnico.
“O São Paulo teria vencido a Copa do Brasil? Se alguém acha que sim, eu respeito que faça críticas ao Zubeldía. Mas se alguém acha que não venceria, não consigo entender as críticas” – disse Vitor Birner na ESPN Brasil.
Em outras palavras, o jornalista diz respeitar a opinião de quem achava que o Tricolor iria faturar os torneios de mata-mata deste ano (Copa do Brasil e Libertadores) mas não acreditava nas conquistas pela qualidade geral do elenco frente a outros clubes.
Birner ainda foi além. Para ele, Zubeldía é o melhor técnico do SPFC em muito tempo e o desempenho da equipe em 2024 é acima do potencial do elenco.
“Eu acho o trabalho do Zubeldía excelente. Óbvio que tem alguns erros, mas é o melhor técnico do SPFC em muito tempo se você olhar o potencial do elenco e desempenho da equipe” – disse o jornalista na bancada da ESPN Brasil.
Birner ainda comentou sobre as pretensões do clube para o final do ano: “o São Paulo não tem time para ficar no G-4 do Campeonato Brasileiro. A briga real é G-6 e está muito bom. O Internacional tem elenco melhor, o Atlético-MG tem elenco melhor…” – disse categoricamente o jornalista.
Eu, Daniel Perrone, também vejo a avaliação de alguns sobre Zubeldía exagerada. Alguns agem nas redes sociais como se o treinador fosse o grande ou até único responsável pelo desempenho na temporada.
Não há um único culpado e sim, o trabalho de Zubeldía pode ser melhor ano que vem, mais adaptado ao futebol daqui e com um elenco mais a sua feição. O elenco não será drasticamente melhorado pela limitação financeira mas há espaço para mudanças pontuais e uso mais frequente da base.
Veja também as opiniões de João Guilherme e Ulisses Costa sobre o momento atual do São Paulo e o desempenho do técnico diante do elenco Tricolor.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Instagram
Me siga no Whatsapp
Me siga no Threads
Me siga no Facebook
Post aberto para comentários.
(8) Comentários
Multatuli
11 de outubro de 2024Concordo com o Birner - que, diferentemente dos outros dois polemistas, quer o bem do SP. Poderíamos ter ido mais longe nas copas? Sim, mas jogadores importantes falharam quando precisamos deles. E, apesar dos pesares, não demos nenhum vexame ante 2 dos times mais fortes do país na atualidade. Nosso elenco é extremamente desequilibrado; o time vai muito bem com todos os titulares à disposição, mas oscila quando 2 ou 3 saem do time (e estamos "apenas" sem os 2 volantes titulares). Some-se a isso o evidente declínio físico e técnico de alguns titulares incontestáveis (Rafael, Lucas e Calleri). Ano que vem, com todos à disposição e com menos jogadores de idade avançada no plantel, talvez possamos sonhar com conquistas. Para tanto, a manutenção do Zubeldía é fundamental, goste o Sr. Muricy Ramalho ou não.
Marcio
10 de outubro de 2024Este jornalista, nunca jogou futebol na vida, dá pra ver na cara dele. O Zubeldia não tem uma jogada ensaiada, aprovou as últimas contratações e não utilizou nenhuma. Não deu oportunidade. a nenhum jogador de base. Me falem uma grande partidas do. tricolor?
Sócrates
10 de outubro de 2024Concordo em parte, Vítor Birner avaliou somente qualidade do elenco, então o Fortaleza que está a frente do São Paulo com sobras tem elenco melhor que o São Paulo ? Claro que não, então o trabalho pode sim ser melhor, um bom técnico extrai do time mais do que ele pode oferecer, é o que acontece com o Fortaleza, se for avaliar apenas força do elenco então não vamos ganhar um título nunca mais por outros times ter melhor poder financeiro de contratação ? a avaliação é que o time pode entregar mais, fomos campeões da copa do brasil sem ser o melhor time, e o bom treinador melhora o jogador mediano fazendo entregar mais, o Penarol tem um time horrível e está na semi da Libertadores, a avaliação é mais profunda, o trabalho não é bom, é médio para ruim, e vamos terminar a temporada sem títulos e com risco de nem ir para libertadores 2025
Alessandro
10 de outubro de 2024Fechado com Zubeldia e digo mais, se ele ficar algumas temporadas ele será o maior campeão estrangeiro do país se equiparando ao Abel Ferreira do Palmeiras, mas infelizmente a imprensa militante irá derrubar o cara pois a torcida é povo e o povo é facilmente manipulado
Emerson
9 de outubro de 2024Concordo! É disparado o melhor técnico em anos, quiçá da década! Infelizmente os jogadores oscilaram na hora errada e ele teve sua culpa na insistência do dito time titular na cabeça dele, mas acredito na continuidade e com a experiência deste ano, fará uma boa diferença! Não estou falando em títulos ano que vem, afinal em teoria o time será muito parecido com este e com pouquíssimos reforços, visto a criação do fundo para ajudar nas finanças, mas o time será mais ao feitio dele sim.
FABIO MORAES
9 de outubro de 2024acho que a maioria esqueceu que perdemos o Pablo Maia e o Alisson, alicerce do time, sem eles nosso meio de campo ficou muito fraco, então não acho que a culpa seja do treinador
absaopaulo
9 de outubro de 2024Ano passado , o SP fez um campeonato Brasileiro ruim, mas se salvou na copa do Brasil. Este ano o elenco além de ser o mesmo , foi reforçado e com atuações abaixo da crítica , Esta conversa de elenco fraco é questionável. `E nítida a falta de motivação e desinteresse , Esta motivação , vem do comandante com atitudes coerentes , planos de jogo bem definidos (não necessariamente engessados mas com coragem de vencer) , icentivos e oportunidades por meritocracia.
Ozzmair
9 de outubro de 2024Quando vc diz: "Alguns agem nas redes sociais como se o treinador fosse o grande ou até único responsável pelo desempenho na temporada." é preocupante pq o Presidente dá atenção demais às redes antissociais.