O São Paulo se classificou para as quartas de finais da Copa CONMEBOL Libertadores ao eliminar o Atlético Nacional nos pênaltis, após dois jogos muito difíceis em Medellin e no Morumbi.
.
A emoção da classificação não pode mascarar o fraco desempenho na maioria dos dois jogos com os colombianos. O Tricolor não atacou o Nacional na Colômbia e teve cerca de vinte minutos de superioridade em seu estádio.
O Atlético Nacional foi muito melhor em sua casa e equilibrou por muito tempo o confronto com o São Paulo, inclusive quando teve Cardona expulso e ficou com dez jogadores em campo.
Uma razão que contribuiu muito para essa situação foi a não utilização de alas ofensivos no esquema com três zagueiros. Com Wendell lesionado e Maik ainda sem experiência para encarar uma decisão internacional (no ponto de vista da comissão técnica), Crespo colocou Cédric e Enzo Diaz em campo.
.
.
O português e o argentino não são alas ofensivos. Eles possuem características mais de marcação e não puderam avançar para conter os ótimos pontas do Atlético Nacional. Sem os laterais e com três zagueiros em campo, o time por várias vezes perdeu o confronto no meio-campo e certamente não teve escape pelas laterais. Apenas com a entrada de Ferreirinha no final da partida, o São Paulo teve algumas jogadas pelos extremos.
O problema será solucionado em breve com mais opções para o setor. Wendell se recupera e pode entrar em transição para o campo em breve. Alguns setoristas falam que o jogador pode até ser relacionado para a próxima partida, diante do Atlético MG, neste domingo no Morumbi. Eu não acredito mas, de qualquer forma Wendell estará pronto para setembro, mês das quartas de finais da Copa Libertadores.
Outro jogador que vem para dar opção ofensiva pelos lados do campo é Mailton. De saída da Chapecoense, o jogador segue para São Paulo e assinará contrato com o Tricolor entre esta quinta e sexta-feira e já estará à disposição de Crespo para os próximos compromissos no Brasileirão.
Com os dois, e mais o elenco de laterais do São Paulo, Crespo receberá alternativas ofensivas e também soluções para fechar a defesa em uma linha de quatro ou cinco jogadores. É uma grande notícia para a torcida e, principalmente, para a comissão técnica.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Instagram
Me siga no Whatsapp
Me siga no Threads
Me siga no Twitter X
Post aberto para comentários.
(3) Comentários
José Eleuterio
22 de agosto de 2025Realmente nosso técnico tem tirado da cartola nosso sucesso. Esperamos que os machucados voltem breve!
Alexandro
21 de agosto de 2025Uma correção, não é 4-3-3, é 3-4-3 o esquema.
Alexandro
21 de agosto de 2025Quando eu vi a contratação do Tolói, li sobre o esquema do Atalanta, e vi que eles jogam no 4-3-3 e com a falta de alas ofensivos no elenco, acredito que poderia se encaixar perfeitamente bem em nosso elenco... Montei uma escalação com os nossos melhores jogadores atualmente nesse esquema... Rafael; Tolói, Arboleda, Alan Franco; Bobadilha(a frente da zaga), Marcos Antônio e Alisson(os 2 no miolo do meio campo) e Oscar(no meio formando um losango); Lucas pela direita, Ferreira pela Esquerda e Calleri dentro da área...seria consistente na defesa e com opções no meio e ataque sem precisar de alas...