Muito torcedor que mora longe ou frequenta pouco ao Cícero Pompeu de Toledo (MorumBIS) tem dúvidas sobre a melhor maneira de reservar seu ingresso, chegar ao estádio, estacionar (no caso daqueles que utilizam carro) e fazer o famoso “esquenta” nas imediações, principalmente em dias de jogos de grande apelo e público, como clássicos e mata-matas.
.
Vou dar algumas dicas com minha experiência de mais de 45 anos de Morumbis. Vou a praticamente a todos os jogos no estádio desde o início dos anos 80 e o cenário mudou muito de lá para cá. Antigamente íamos eu e meu pai de carro ou nos ônibus gratuitos e lotados, cedidos pela CMTC. Era uma época muito mais complicada que hoje em dia, apesar de todas as dificuldades atuais de locomoção e logística da cidade.
O bairro do Morumbi, antes conhecido por ser um reduto da alta sociedade paulistana, hoje é um bairro popular (sobretudo pela presença da comunidade Paraisópolis) e de tráfego difícil por ser do outro lado oposto da cidade, em relação ao Rio Pinheiros.
Hoje, com o metrô a cerca de um quilômetro do estádio (estação São Paulo Morumbi – Linha Amarela), o acesso ao estádio do Morumbi ficou muito facilitado e por este motivo eu não acho que vale muito a pena ir de carro, a não ser que você vá em família ou com os amigos, rachando estacionamento, flanelinha e outras coisas. Porém, fique atento: em jogos às 21h30 é preciso verificar se o Metrô ficará aberto para o retorno. Geralmente só em exceções previamente avisadas ele funciona.
.
Reservar o seu ingresso no MorumBIS
Hoje em dia não há mais filas para venda de ingressos para os jogos e shows no estádio do MorumBIS. Os ingressos para jogos do São Paulo são comercializados no SPFC TICKET, site oficial do clube. Lembre-se de realizar sua biometria facial neste link. Uma vez feita, ela vale para todas as vezes que você for aos jogos.
Camarotes
Ir de camarote é sempre sinônimo de conforto e segurança, principalmente para quem mora fora da cidade, vai com a família ou comparece uma vez ou outra em jogos. Indico dois camarotes que você pode comprar diretamente no perfil de insta: a Arena Henko e o Camarote da Revista Placar. São os meus preferidos! Demais camarotes podem ser comercializados no site da Total Acesso.
Estacionar no Morumbis
Para quem deseja chegar ao Morumbis de carro, a minha dica mais valiosa é estacionar no Shopping Butantã, exatamente ao lado da estação de metrô, no cruzamento da João Saad e a Francisco Morato. Local sem flanelinhas, com cancelas e pagamento como os dos shoppings tradicionais, só que tem que chegar com duas horas de antecedência para evitar filas e prévia lotação.
Outro lugar que costuma ter vagas (e flanelinhas) é a área que cerca o clube social mas é preciso chegar ao menos com duas ou três horas de antecedência para estacionar nas calçadas das mansões do bairro ou na frente do colégio Porto Seguro, nos arredores do clube social Tricolor. O problema atualmente são as obras do córrego, que atrapalham muito o fluxo. Chegar bem cedo também ajuda bastante.
Os estacionamentos na frente do Morumbis eu não recomendo em jogos grandes pois, além dos preços inflacionados, o tempo que você precisa gastar para que todos os torcedores evacuem a região é grande. Só para quem chegar MUITO cedo e quiser ter a comodidade de não andar muito e não se importar em esperar um pouco para que o fluxo esvazie.
Esquenta no Morumbis:
O esquenta no Morumbis é dividido basicamente em três regiões:
1) Avenida Jules Rimet e “Rua Maldita” (próximos da entrada da Arq Sul)
As ruas se conectam e são cheia de vendedores ambulantes e food trucks. Um dos mais famosos é o Caveira Tricolor, que vende um pernil com queijo derretido no maçarico. O Ressaca Tricolor hoje tem um “bar”, que vende cerveja bem gelada para os torcedores e coloca faixas lindas de jogadores históricos que vale a pena fotografar. O local também é frequentado pela barraca do Fábio (Camisa Pesada) que vende réplicas de camisas e agasalhos históricos do Tricolor. Na rua “maldita” também se concentram muitas barracas e geralmente rola samba de roda.
2) Nova sede da Dragões da Real
A Dragões da Real, tradicional torcida organizada do São Paulo, inaugurou recentemente a sua sede quase em frente ao portão 1, no lado oposto do comando da polícia. A sede é muito bonita, com bar, varanda, área para eventos e uma “parede com camisas históricas” do Silvio, um dos membros mais antigos da organizada. A sede possui a única letra da antiga fachada do Cícero Pompeu de Toledo exposta ao público e vale muito a pena ir para tirar foto. A loja é muito completa com artigos da organizada e outros produtos do São Paulo FC.
3) Casa Independente
A casa que concentra a maior torcida organizada do São Paulo fica na frente do estádio, na altura do portão 5. Na Casa Independente o torcedor pode sentir a atmosfera da torcida presente nas arquibancadas, tomar uma cerveja e até assistir jogos em um telão gigante e com ótima definição. O local também é concentração da bateria e bandeiras da torcida. Para quem vem de fora, é legal fotografar e filmar.
4) João Jorge Saad
A avenida que intermedia o metrô do estádio também é local de esquenta dos torcedores, principalmente na região em que fica o Bar Amarelinho, tradicional ponto do bairro. A esquina do Amarelinho é conhecida por grandes esquentas e eu recomendo principalmente para quem chega do metrô.
Em dia de jogo grande geralmente acontecem as recepções ao ônibus da delegação. Fique atento pois as imediações da praça central do estádio ficam fechadas e o acesso da Giovanni Gronchi a Saad e a Jules Rimet fica bloqueado por cerca de uma hora. Ao chegar no Morumbis, antecipe-se a recepção da delegação ou curta os fogos, fumaças e sinalizadores na área, principalmente em jogos de Libertadores e Copa do Brasil.
5) Pizzaria Portão 5
A Pizzaria Portão 5 fica dentro do Morumbi, mas também fica aberta ao público antes e depois dos jogos. É uma área menos popular, que oferece excelentes pizzas e possui TVs para que o público assista outras partidas, antes e depois dos jogos do Tricolor. Geralmente você vê ex-jogadores por lá. Para entrar é só acessar o portão 5 e ir para a esquerda, saindo da fila de inspeção policial. A pizzaria fica fora dessa área de entrada dos torcedores.
Onde se hospedar perto do estádio
Por fim, indicarei dois hotéis relativamente próximos ao estádio. O Blue Tree e o Ibis na frente do Morumbi Shopping são bons porque ficam próximos da estação de trem Morumbi (não confundir com o metrô Morumbi linha amarela) que faz baldeação na linha amarela (Pinheiros) e vai até a estação do estádio.
É isso. Salve esse post que é muito útil. Para comprar ingressos e reservar vagas para jogos grandes como finais, mata-matas e clássicos, recomendo ler o meu post sobre Dicas de como assistir o São Paulo ir ao Morumbi em épocas de jogos lotados. Vale muito ver!
Saudações tricolores!
Livro histórico à venda!
Detalhes na descrição
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Whatsapp
Me siga no X
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.






(3) Comentários
CARLOS
28 de agosto de 2024Eles, nosso vizinho de muro, aprimoram a estrutura de gestão deles, profissionalizando continuadamente os cargos e funções e as equipes de comando e coordenação, montando comissões permanentes essencialmente técnicas e capacitadas, enquanto aqueles que nos conduzem distribuem vagas juntos a conselheiros e associados, apoiadores eleitorais de plantão, bastando que se compare por amostragem os projetos adotados por cada um dos clubes.
CARLOS
28 de agosto de 2024Passados dois anos dessa nova gestão e a base do SP, com novo coordenador depois de o Murici ter desistido dessa função também em Cotia, as duas principais categorias de acesso ao profissional, primeiro o sub20 e agora também o sub17 estão fora da zona de classificação nas competições nacionais. As promessas de recriar e revolucionar o CFA de Cotia que embalaram a plataforma eleitoral que elegeu essa turma que comanda os desígnios da nossa galinha dos ovos de ouros junto aos nossos tradicionalíssimos pratas da casa se perderam nas muitas gavetas vazias do amadorismo que permeia os nossos rumos, e se no nosso vizinho de muro que revela um sem fim de moleques bons de bola e lucra milhões com vendas acumulando somente nesse ano o seu bilhão com essas receitas, do nosso lado nos atolamos na precariedade de uma estrutura organizacional cada vez mais desmantelada e na mais absoluta falta de comando e de rumos. #SOSCOTIA
Dagoberto
1 de outubro de 2023O pernil do Toninho na Jorge João Saad é top demais também, a barraca tem mais de 40 anos e logo na entrada tem um banner com a foto do Rogério Ceni e mestre Telê.