A vitória sobre o Juventude neste último domingo em Caxias do sul marcou a 72ª partida do São Paulo na temporada.
Até agora, o Tricolor é o clube brasileiro que mais jogou em 2022. Foram 33 jogos pelo Campeonato Brasileiro, 10 partidas pela Copa do Brasil, 13 jogos pela Sul-Americana e 16 jogos pelo Campeonato Paulista. O clube chegou até a final da Sula e do Paulistão e parou na semifinal da Copa do Brasil.
Vale o comparativo com o Flamengo. Em 2022 o clube rubro-negro realizou os mesmos 33 jogos no Brasileirão, completou 10 partidas na Copa do Brasil (diferente do São Paulo, o Flamengo não jogou a fase inicial), jogou a partida única da Supercopa diante do Atlético MG), completou até então 12 partidas pela Libertadores e jogou 15 vezes no Campeonato Carioca. Até agora são 71 jogos na temporada.
Os dois clubes chegarão ao mesmo número de partidas até o final do ano pois o Flamengo, além do mesmo número de jogos que terá que cumprir junto com o São Paulo pelo Brasileiro, terá a final da Libertadores neste sábado. São Paulo e Flamengo chegarão a setenta e sete partidas na temporada.
Observando o rendimento e entendendo a diferença de qualidade dos dois elencos, nota-se a grande diferença entre o planejamento atual entre os dois clubes. Bem estruturado financeiramente e contando com a enorme receita vinda de sua torcida e de canais como o Pay per View, o Flamengo praticamente jogou com duas equipes nas copas e no nacional. Sem dinheiro para montar dois times com a mesma qualidade, São Paulo só conseguiu jogar com uma equipe B na fase de grupos da Sula.
Apesar da falta de um título, e isso é um fato a se lamentar muito nesta temporada, é notória a mobilização deste elenco, que penso não estar entre os cinco primeiros do país. Além da superação coletiva, vale ressaltar a atuação da comissão técnica ao longo do ano em relação às temporadas anteriores. E quando falo em comissão técnica, quero dizer o trabalho integrado do técnico Rogério Ceni e os setores de condicionamento e recuperação clínica física. O conjunto de fatores extra-campo também influem em uma boa ou uma ruim temporada.
Loja São Paulo Sempre. Veja todas as estampas.
Em 2021 o São Paulo realizou 69 partidas entre o Paulistão (ganho com Crespo), Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. Já em 2022 o Tricolor realizará 77 jogos. Sim, com a frustração de não ganhar nenhum título, porém chegando longe nos dois mata-matas que tinha pela frente. Ainda há o objetivo que resta, a Libertadores do ano que vem, e é por ela que o elenco precisa lutar até a última partida diante do Goiás, em Goiânia.
Deste modo, entendo que algumas críticas ao trabalho do futebol do Tricolor são exageradas quando nos deparamos com a qualidade geral do elenco, o número de jogos que o clube fará até o final do ano e o desempenho conquistado nos torneios mata-mata. O clube vendeu Gabriel Sara, seu melhor jogador do meio-campo, além de perder Marquinhos, um atacante de muito mais potencial que os atuais reservas.
É evidente que São Paulo não faz uma temporada digna de sua história e grandeza mas este ano, pelo menos no futebol, está longe de ser ruim ou desastroso. Apesar da boa temporada em números, é preciso evoluir muito mais para que o tricolor volte ao nível de competição de pelo menos cinco clubes a sua frente, tanto em receita como em organização e também de qualidade de elenco.
Infelizmente para nós, torcedores, este é um trabalho de médio a longo prazo, que requer atenção total nas despesas, erro quase zero nas decisões de contratações e austeridade financeira.
Mais: OPINIÃO Juventude 1×2 São Paulo
Mais: primeiro reforço especulado para 2023
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
1 comentário