Alexandre Pato está muito próximo de sua terceira passagem pelo São Paulo. Enquanto a assinatura de contrato não vem, falaremos um pouco de como o jogador poderá ser aproveitado por Dorival Júnior.
Para isso, recorri a uma atual e interessante análise feita pelo Analista de Desempenho Gabriel Corrêa, formado pela AFA e também pela CBF. Análise esta que concordo integralmente. O profissional acompanhou os últimos meses de Pato no Orlando City, antes da contusão que o afastou dos gramados.
Em primeiro lugar, é importante entender que o Pato que chegará para sua terceira jornada no Tricolor não é o mesmo Pato que começou para o futebol. Segundo Corrêa, em sua última temporada no clube americano, ele atuou muito como um meia atacante armador e participava muito mais da construção das jogadas que propriamente um homem de finalização. Na minha visão, é uma releitura parecida com a do atacante Müller ao longo de sua carreira. Rápido e finalizador nos tempos de Cilinho e São Paulo, o eterno camisa 7 Tricolor ficou mais cerebral e atuou no meio-campo no final da carreira, sempre com qualidade de jogo impecável.
Na MLS, Pato costumava sair muito da área, com total liberdade para circular no campo, muitas vezes atuando no espaço entre o meio e a defesa adversária. Como armador, Pato que liderava a criação da equipe, muitas vezes invertendo a bola para os lados, dando possibilidade de gols para seus companheiros. Apesar do futebol praticado nos EUA ser bem menos pegado que o brasileiro, ele tem talento para desempenhar essa nova função.
É por essa mudança de característica de jogo que Pato diminuiu sua característica mais marcante: os gols marcados. Apesar de poucos, agora o jogador contribui mais com a construção que com a finalização, formando uma eventual boa trinca com os atacantes Calleri e Luciano ou algum outro segundo atacante que atuar ao lado do argentino.
Veja a opinião completa
do analista Gabriel Corrêa aqui.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(2) Comentários
André
13 de maio de 2023Um meia com alguma qualidade é realmente o que estamos precisando, mas o vídeo mostrou mil lances que no fim deram errado. Pelo menos deu pra ver ele jogando como um meia que pensa rápido e tenta um passe mais importante, ao contrário do nosso elenco que demora e toca pra trás.
Dan
12 de maio de 2023Deveriam ser inseridas 2 cláusulas no Estatuto do SPFC: Ser obrigatório ter um Uruguaio no elenco e ser proibido qualquer jogador com nome ou apelido de animal. Aloisio Boi Bandido, Ganso, Pato, Falcão, Gonzalo Carneiro, Formiga (feminino), Wellington Rato... Já deu pra ver que não dá certo!