São Paulo e Flamengo iniciarão a disputa da Copa do Brasil 2023 neste domingo (17) e a Sportsvalue, empresa especializada em marketing esportivo, levantou alguns números interessantes dos dois clubes no âmbito das finanças, marketing e presença digital. Compartilharei alguns deles aqui:
Finanças:
O Flamengo atingiu um faturamento de R$ 1,2 bi, em 2022; um crescimento de 9% em relação ao ano anterior. Bilheteria e marketing impulsionaram os números. o clube carioca fechou com o maior superávit do futebol brasileiro: R$ 136 milhões. As dívidas foram ao menor patamar da história: R$ 259 milhões. O futebol representa 64% das receitas do clube. Já o São Paulo atingiu receitas de R$ 657 milhões, um crescimento de 38% em relação a 2022. O Tricolor fechou com superávits de R$ 37 milhões, as dívidas caíram 9% e atualmente estão em R$ 587 milhões. O futebol representa 70% das receitas do clube.
Valuation São Paulo e Flamengo:
Marketing:
Flamengo
Número de Patrocinadores: 35
Total de Seguidores: 59 milhões
Seguidores de outros idiomas: 3,7 milhões
Receitas de Marketing: R$ 238 milhões
Receitas de Matchday: R$ 199 milhões
São Paulo
Número de Patrocinadores: 14
Total de Seguidores: 20 milhões
Seguidores de outros idiomas: 67 mil
Receitas de Marketing: R$ 70 milhões
Receitas de Matchday: R$ 182 milhões
Observação do blogueiro: apesar do São Paulo ter evoluído muito no Marketing com a chegada de Eduardo Toni, diretor, a diferença ainda é enorme. O que mais me impressiona nos números entre São Paulo e Flamengo não é a diferença de patrocinadores e receitas do marketing ou Matchday (bilheteria e ativações) e sim o enorme abismo entre seguidores de outros idiomas entre um clube e outro, mostrando claramente como o São Paulo ficou parado no tempo em exposição internacional após 2005.
Digital:
(via ZEENG – Data Driven Platform)
Flamengo
Média de Interações/mês: 82 milhões
Instagram: média de 149K de interações
(perfil com 18 milhões de seguidores)
São Paulo
Média de Interações/mês: 36 milhões
Instagram: média de 108K de interações
(perfil com 5,9 milhões de seguidores)
Observação do blogueiro: grande diferença mas apesar da disparidade de seguidores (três vezes menos), o perfil do São Paulo tem muito mais engajamento que o perfil do Flamengo. Isso se deve as contratações de Lucas e James Rodriguez, além da mudança de perfil do torcedor são-paulino nos últimos anos.
A Sportsvalue é uma empresa de Marketing Esportivo liderada pelo profissional Amir Somoggi, de grande atuação no mercado nacional e internacional. Siga no Linkedin, Instagram e Twitter.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
Nenhum comentário