Operação com fundo de investimento obrigará São Paulo e entrar na linha

Operação com fundo de investimento obrigará São Paulo e entrar na linha

O São Paulo coloca em votação no Conselho Deliberativo do clube a criação de um fundo de investimento em direitos creditórios (FIDC), em conjunto com com as gestoras de investimentos Galapagos e Outfield.

 

Segundo o ge, que teve acesso ao contrato, o objetivo é captar R$ 240 milhões por meio do FIDC é mudar o perfil da dívida atual do clube. O Tricolor pretende usar o dinheiro captado para quitar totalmente dívidas antigas e concentrar o novo passivo de dívida em um único credor, com mais tempo para pagar e melhores condições, segundo os envolvidos.

 

O grande detalhe desta operação é a governança a ser adquirida: para captar os R$ 240 milhões por meio do FIDC, o São Paulo ficará limitado em relação a novos gastos e dívidas. Isso é, o clube fica oficialmente impedido de “fazer loucuras” durante o tempo de pagamento e o melhor: será obrigado a apresentar superavit (lucro) ao final de todos os exercícios a partir do ano terminado em 31 de dezembro de 2025.

 

Traduzindo para o torcedor: em tese, a operação a ser votada obrigará o clube a entrar na linha, isso é, trabalhar dentro de limites financeiros oficialmente estabelecidos em contrato. Entendo que o fundo investidor, além de participar da recuperação da dívida, trabalhe como um agente fiscalizador das atividades financeiras do clube, o que para mim é a grande notícia desta operação.

 

Geralmente os clubes adquirem dívidas impagáveis pela irresponsabilidade de seus dirigentes, na maioria das vezes gastando mais do que arrecadam com contratações passionais e “all in financeiro”, antecipando possíveis receitas de premiações que nem sempre são atingidas no âmbito esportivo.

 

Outro detalhe importante: no FIDC, o São Paulo captaria os recursos dependendo unicamente de suas receitas futuras. No modelo atual, o presidente Julio Casares participa dos empréstimos bancários existentes como garantidor em pessoa física.

 

Vejo com ótimos olhos essa parceria. Aos conselheiros, aquele conselho de sempre: vejam os detalhes da operação e, caso esteja tudo em ordem, aprovem e também fiscalizem tais atividades até o final do contrato.

 

Um trabalho profissional pode tirar o clube do buraco.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Instagram
Me siga no Whatsapp
Me siga no Threads
Me siga no Facebook

Post aberto para comentários.