Caro presidente Leco;
Tivemos dois encontros neste ano. O primeiro, junto com amigos torcedores, na tarde do dia 18 de julho (a tarde que antecedeu a contratação de Hernanes) e o segundo no dia 13 de setembro, quando fui convidado pela Torcida Independente para participar da reunião com os jogadores, diretores e comissão técnica no CT da Barra Funda.
Em ambos os encontros você nos recebeu muito bem. Temos uma relação de respeito e cordialidade, como deveria ser entre todos os são-paulinos. Nas duas vezes que nos encontramos expus a grande preocupação do torcedor com o atual momento do clube e o time. O ano foi difícil e mesmo assim boa parte da torcida e seus representantes nas redes sociais (com poucas e conhecidas exceções) decidiram apoiar dentro do estádio, com comparecimento recorde mesmo com o time estando quatorze rodadas na zona da degola. A atitude enfim se mostrou correta: hoje estamos salvos do rebaixamento sobretudo graças a presença e incondicional apoio da maioria dos torcedores do São Paulo Futebol Clube.
Porém, a situação não pode permanecer como está. Não podemos passar 2018 e os próximos anos brigando para não cair de divisão, como fizemos em três das últimas cinco temporadas. O mantra de “time grande não cai” não cola comigo porque tenho certeza que, se continuarmos fazendo um tremendo esforço, uma hora ele cairá sim. Do jeito que está chegará uma hora que nem a torcida, nem profetas e nem o peso da camisa nos salvará.
Portanto, conforme prometido para a grande audiência do blog (foram mais de 24 milhões de pageviews em um ano de “São Paulo Sempre” – um blog apolítico que pulsa com o coração do torcedor), venho por meio desta carta aberta pedir para que você, seus diretores e o Conselho de Administração respondam para a coletividade Tricolor algumas questões diretamente ligadas a retomada da saúde financeira e busca incessante por novos títulos. Vamos aos pontos:
1) Transparência nos números da dívida atual do São Paulo
Pedi isso para você no nosso primeiro encontro. Precisamos atualizar constantemente os números da nossa dívida para que o torcedor entenda por que tantas vendas ainda resultam em déficit. Não vamos esperar o tradicional balanço no início do ano. Solte a atual situação financeira do São Paulo neste fim de ano para veículos de peso e credibilidade como o Globoesporte.com ou o UOL. O torcedor tem o direito de saber o que foi amortizado e qual o é planejamento para diminuição das dívidas durante os anos do seu mandato.
2) Planejamento do elenco para 2018
Apesar das boas contratações da nova gestão, como Hernanes, Arboleda e Petros (que ajudaram a evitar o pior) o elenco e o time titular ainda tem muitas carências. O torcedor tem o direito de saber se o futebol trabalhará na manutenção das principais peças da equipe titular até o final de 2018 e quais os setores que serão devidamente reforçados. Na minha opinião, temos que ter novos titulares para o gol, as duas laterais e para o ataque. Isso se ninguém sair. Outra parte muito importante é o reforço do elenco. Tirando o jovem Brenner, que ainda não vimos atuar por completo no profissional, atualmente só vejo Gilberto um reserva a altura do titular no banco de reservas. E ele sairá no final do ano. É preciso melhorar o nível titular/reservas, aumentando a competitividade dos treinos e as possibilidades no campo.
3) Profissionalismo e cobrança nos cargos executivos
É sabido que você, presidente Leco, preencheu alguns cargos executivos de forma política neste mandato, atendendo pressões dos grupos do clube. Por este motivo, você não conseguiu cumprir com plenitude o novo estatuto, que prevê a aquisição de pessoas com comprovado e notório conhecimento de suas atividades. O torcedor tem o direito de saber como esses executivos estão sendo cobrados. Quais as metas impostas para o marketing, financeiro e futebol? Haverá uma avaliação neste final de ano? Tive informações que muitos dados ainda não foram passados para o Conselho Fiscal do clube. Essa pergunta também cabe ao Conselho de Administração, que tem como principal objetivo fiscalizar e orientar a gestão em andamento.
Enfim, essas são as dúvidas de milhões de pessoas que respiram e defendem esse clube nos bares, escolas, faculdades, empresas e quadras de society do Brasil todo. De gente que está cansada de ser humilhada diariamente com o deboche e piadas vindas através da boa gestão e dos últimos títulos conquistados pelos rivais. O maior prêmio que você, presidente Leco, e os diretores do clube dará a esses guerreiros que apoiaram e compareceram no estádio mesmo num momento tão difícil é transparência nas respostas e no trabalho. De minha parte a cordialidade sempre existirá, mas a cobrança é vital e sempre necessária. Afinal, somos todos São Paulo Futebol Clube.
Saudações Tricolores!
PS: essa carta será entregue em mãos ao presidente Carlos Augusto de Barros e Silva.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Veja também: as cinco dicas mais legais da Black Friday Tricolor.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(36) Comentários
João Guilherme de Oliveira Silva
3 de dezembro de 2017Vocês realmente acham que essa desgraça se importa com o São Paulo? Esse verme do Leco só quer se dar bem junto com seus puxa-saco. A comissão técnica e os jogadores terão de ter muito jogo de cintura se desejam mesmo fazer do Tricolor campeão de novo. Ainda não é pra tanto mais se não tiver jeito o torcedor comum ter que ter colhões pra intervir pelo time, pois acredito existir muitos torcedores mais lúcidos do que esse velhos decrépitos que comandam o clube atualmente.
Alexandre F Alves
28 de novembro de 2017Daniel, Com todo o respeito, mas não acho que um torcedor/blogueiro tenha o direito de sugerir contratações de jogadores para determinadas posições, ao mesmo tempo que pede que o clube seja bem administrado, com diretores executivos de renome no mercado e notório saber em suas áreas. Isso é , no mínimo, contradizente. Vc é da diretoria? Qual o seu conhecimento profissional para indicar jogadores para determinadas posições na formação do elenco de 2018? Esse tipo de ingerência só deixa ainda mais conturbado o ambiente. Cordialmente Alexandre F Alves
Daniel Perrone
28 de novembro de 2017Alexandre: quem te disse que EU vou sugerir contratação ou falar de dispensa? Quem te passou essa informação passou errado e está DESINFORMANDO torcedores. Não vou lá para isso. Vou para passar o conteúdo da Carta aberta que você e todos os meus leitores tiveram acesso. Cordialmente.
João Guilherme de Oliveira Silva
3 de dezembro de 2017Você não vai mas os bandidos da independente vão.
Ricardo Day Jr
24 de novembro de 2017Muito boa a carta ao Leco !! Aguardo info se houver resposta . Abs
valdecir bellini
24 de novembro de 2017Muito bom, só não esqueça de nos informar se ouve resposta e qual foi....
Daniel Perrone
24 de novembro de 2017Não me esquecerei. Quando possível informarei. abs
Alexandre Higino
21 de novembro de 2017Boa Daniel!!! Muito obrigado por nos representar, nos torcedores não podemos nos acomodar e aceitar essa situação de nos contentar de não cair e ficar olhando nossos adversários comemorarem, vamos mostrar pro Leco que estamos de olho!!!
Marco Zucchi
21 de novembro de 2017Parabéns pela atitude de um torcedor que não aguenta mais passar vergonha todos os anos que vem acontecendo! A instituição São Paulo é muito grande e não pode ficar nessa briga de rebaixamento,esse time jogava com prazer e era sonho de todos os grandes jogadores vestir essa camisa!Ainda somos respeitados lá fora como um grande time pelos títulos e as grandes conquistas em jogos que foram considerados os melhores em todos os tempos.Hoje a palavra clássicos,parece que os jogadores já entram em campo com dor de barriga.Temos que voltar a ser respeitados por todos os outros times !!!
Jaqueline Amador Marinho
21 de novembro de 2017São Paulo, precisa voltar a ser o São Paulo, o mais querido e mais temido
VILA
21 de novembro de 2017A carta fala de quase tudo, questionaria também a escolha de alguns reforços que em nada acrescentam, que ao meu ver é somente para agradar empresários, mas o conteúdo está muito bom, pena que nosso presidente tem um discurso omisso e arrogante, o diretor de futebol ( zagueiro do colégio ) não é do ramo, um aventureiro que é bem sucedido nos negócios, ponto e os conselheiros na sua maioria tem 65 anos ou mais, nada contra idade, respeito, mas precisa de novas visões... Valeu Perrone
Anderson Rubim
21 de novembro de 2017Apoiado! Totalmente de acordo!
Rodrigo Ávila
20 de novembro de 2017Parabéns! Carta muito boa. Leio seu blog quase que diariamente e como são Paulino me sinto representado. Aguardamos a resposta do Presidente.
Daniel Perrone
20 de novembro de 2017Muito obrigado. Vamos aguardar os desenrolamentos... abs
Cesar Lemos Piedade Filho
20 de novembro de 2017Parabéns Perrone!!!O conteúdo de sua carta expressa o pensamento da torcida Tricolor e faz juz a coerência do remetente.A única ressalva,é que infelizmente o destinatário é o Sr.Leco!!!!Sentimentos Tricolores!!!
WILSON
20 de novembro de 2017O SÃO PAULO NÃO PODE PERDER MAIS TEMPO COM DORIVAL JÚNIOR , ELE FOI CONTRATADO E RECEBEU UMA SELEÇÃO COMPARADA AO ELENCO QUE CENI TINHA , E A META MINIMA DE DORIVAL SERIA EM 27 RODADAS ERA ALCANÇAR O G4 E NO MÍNIMO O G 6 , E PELO FORMA MEDROSA DE JOGAR FORA DE CASA DE NÃO TREINAR TIME PARA MARCAR A SAÍDA DE BOLA NOS JOGOS FORA DE CASA O SÃO PAULO FOI ENCURRALADO MESMO POR TIMES INFERIORES QUANDO JOGAMOS COMO VISITANTE E GANHAMOS APENAS 2 JOGOS , E ESSA É A POSTURA DOS TIME DE DORIVAL , FORTE EM CASA E SACO DE PANCADA FOR AD E CASA E ISSO NÃO SERVE PARA O SÃO PAULO COM DORIVAL O SÃO PAULO JÁ ENTRA 90% DERROTADO NOS CLÁSSICOS PAULISTAS NO JOGOS FORA DE CASA E NOS GRANDES CLÁSSICOS NACIONAIS TAMBÉM . BOA SORTE DORIVAL EM CLUBES QUE NÃO SEJA O SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE MAIOR POTÊNCIA DO BRASIL TÉCNICO DO SÃO PAULO PARA OS PRÓXIMOS 3 ANOS SEM O TREINADOR TIVER APROVEITAMENTO DE NO MINIMO 58% EM CADA CAMPEONATO INCLUINDO OS CLASSICOS : 1º JAIR VENTURA botafogo -rj 2º MARCELO OLIVEIRA coritiba 3º MESTRE LUXEMBURGO com salário de NO MÁXIMO 150 MIL E BONUS POR TÍTULOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS OS 3 TÊM PERFIL DE APROVEITAMENTO DE PONTOS SIMILARES JOGANDO DENTRO E FORA DE CASA E ESSE É O MELHOR CAMINHO PAR AO SÃO PAULO RETOMAR O CAMINHO DOS TÍTULOS E MANTER E AMPLIAR A SOBERANIA DE MAIOR , MELHOR E MAIS VENCEDOR CLUBE DO FUTEBOL BRASILEIRO. OM MANI PADME HUM HRIM SHRIM OM NAMAH SHIVAYA OM HUM HANUMATE VIJAYAM
Marco Paulo
20 de novembro de 2017Boa Perroni, acompanho a muito tempo e sempre me senti representado por você, parabéns pela carta, precisamos de torcedores influentes pra cobrar com inteligência como você fez. VAMOS SÃO PAULO!
Diego
20 de novembro de 2017Isso é o que todos os são-paulinos apolíticos e influentes deveriam fazer! Parabéns Perrone!
ISMAEL PEDRO
20 de novembro de 2017É isso, passa o q a torcida almeja, parabéns!
Gabriel Santos
20 de novembro de 2017do caralho Perrone essa é a frase, parabéns por levar a nossa palavra tão bem expressada por meio desta carta, todos nos SãoPaulinos e seguidores da sua pagina esperamos a resposta do Presidente, grande abraço
George Lima
20 de novembro de 2017Bela Carta Perrone. Queremos um time com padrão tático, com jogadores a altura da grandeza de um time com tantos títulos e glorias. Queremos um SPFC campeão, disputando títulos. E torcida... Que papel vcs tiveram pra não decadência p esse time GIGANTE... Vamos fazer un 2018 ainda mais marcante. E vamos apoiar nosso SPFC para títulos e conquistas... #vamoSP
Alex Esteves
20 de novembro de 2017Boa Perrone, esperamos que ele responda, mas precisamos fazer um movimento muito forte para que a Diretoria tenha receio e respeito pelos torcedores...Vamos cobralos, não deixaremos eles dormirem, é isto que devemos fazer...O Planejamento de 2018, ja tem que estar pronto e aberto os torcedores...Deveria existir uma Comissão de torcedores, digo torcida uniformizada, torcedores renomados e os comums para que fossem os representante de toda a torcida dentro da organização...E já ter um esboço de Missão e Meta para 2019 e 2020...Precisamos pensar 4 anos a frente, para nao sermos supreendidos e fazer frente aos rivais.
Braga
20 de novembro de 2017Boa Perrone, porem será que ele ao menos vai responder?
Rafael Kilmister
20 de novembro de 2017A pergunta correta é: Será que ele vai ler?
Odecio
20 de novembro de 2017Parabéns Daniel. Ainda acho que existem outras perguntas relativas ao uniforme, se ele avalia que o Pinotti fez bem sua função, o pq não temos um diretor de futebol no gramado, sobre aquele executivo que recebeu mesada do Pinotti, de caneca sem pensar muito pediria isso. Obrigado pela iniciativa.
Jônatas
20 de novembro de 2017Por favor devolvam o nosso São Paulo , vinivius pinotti e Leco dirijam-se para a rua que é o caminho de vocês
GABRIEL
20 de novembro de 2017Ótima carta Perrone, show de bola, acho que transparece o que toda a torcida quer. Sou audiência certa a anos desde GloboEsporte também rsrsrs, abraço.. E cade a twitcan com prêmios kkkkk, abraço.
Daniel Perrone
20 de novembro de 2017Estou querendo voltar com ela. hahaha abs
Ariel Cavalcante
20 de novembro de 2017Excelente texto e perguntas. Parabéns Perrone...
Norton
20 de novembro de 20171) O “espetacular” LECO vai “c...g...ar” para esta carta... o “gênio” LECO NUNCA ERRA!!! 2) Meta: 60mil torcedores no último jogo SP x Bahia gritando “FORALECO!!” “FORA PINOTTI!!” Isso sim vai ser ouvido e respeitado... Está ação SIM será a resposta que apoiaríamos até escaparmos e depois cobraríamos!!! Topas o desafio????
jose luiz fonseca
20 de novembro de 2017Muito bom, Daniel. Temos mesmo que cobrar transparência e objetividade dessa gestão, nós que acreditamos no clube, de graça.
Daniel Perrone
20 de novembro de 2017É o meu papel e papel do torcedor. Obrigado!
Carlos Massarotto
20 de novembro de 2017Parabéns pela carta, Perrone.
Celso Teixeira Gonçalves
20 de novembro de 2017Está completando 9 anos que o São Paulo é mero participante do Campeonato Brasileiro... isso é muito pouco para a apaixonada torcida tricolor! Hoje estamos salvos do rebaixamento sobretudo graças ao comparecimento e incondicional apoio destes torcedores! É preciso uma gestão transparente e voltarmos a ser um time que briga por título!
Erik Artur
20 de novembro de 2017Parabéns Perrone... Falou o que a maioria dos Tricolores pensa... Sou audiência cativa do blog e seu desde o Globoesporte.com ... Esperamos um 2018 com conquistas, transparência e bom futebol...
Daniel Perrone
20 de novembro de 2017Obrigado, Erik.