Mais uma vez fui um dos cerca de 30 torcedores presentes na reunião entre torcedores e diretores do São Paulo, realizada no começo da tarde desta quarta-feira, novamente no CT da Barra Funda. Desta vez, a conversa não teve a presença de atletas e da comissão técnica. O convite foi feito pela Torcida Independente, dona da iniciativa.
Além de Leco e Vinícius Pinotti, cerca de dez diretores também estiveram presentes, incluindo o diretor financeiro remunerado, diretores sociais e de infra-estrutura. O tom do encontro foi de cobrança: alguns focaram naquilo que o torcedor mais briga, a volta dos títulos, e outros também pediram explicações mais abrangentes como a transparência financeira e a política de ingressos entre outros assuntos. Porém, diferente do que foi adiantado por algumas mídias, os torcedores não foram a reunião dispostos a palpitar diretamente sobre o planejamento do clube. O foco principal foi a manutenção da espinha dorsal do elenco, a rápida e sucinta explanação das dívidas do clube e, obviamente, o apelo para a retomada dos títulos.
Sobre o elenco para 2018: salvo conversas paralelas sobre jogadores, o grupo de torcedores não mencionou especificamente nenhuma sugestão de nomes para serem contratados. Os torcedores pediram esforço na manutenção de atletas como Jucilei e Cueva e a contratação pontual de posições. Os torcedores também pediram para o São Paulo não reforçar rivais diretos. Leco revelou que o Conselho de Administração, em reunião na terça-feira passada, autorizou que 50% das vendas pontuais sejam reinvestidas diretamente no futebol, confirmou que o elenco não será desmanchado e disse ser possível a chegada de um goleiro e atacante, além de outras posições. Repito: salvo conversas paralelas entre um torcedor e um diretor, coletivamente não foi falado nome de atletas em específico.
Sobre as finanças do clube: quando teve a palavra, o diretor remunerado financeiro Elias Barquete Albarello explicou que a dívida de 170 milhões no início da gestão foi reduzida a atuais 50 milhões. Explicou que, pelo Fair Play financeiro mundial, o clube não recebeu ainda todo o dinheiro das vendas de 2017 e que esses montantes serão recebidos até 2019. “Sofremos com as dívidas de curto prazo” – disse ele. Elias completou sua participação dizendo que os balanços passarão a ser divulgados trimestralmente a coletividade Tricolor e que tais balanços serão mais didáticos e fáceis de compreensão.
Leco também explicou os motivos da escolha dos nomes que compõem sua diretoria. Sem especificar, o presidente disse que acredita na capacidade de todos os seus diretores e enxerga, além de competência, grande vivência deles dentro do clube. Ele citou por exemplo que, como o presidente não pode ser reeleito mais, os profissionais de fora temem por ter vida curta no trabalho no clube pois ficariam sujeitos a demissão com outra gestão. Apesar disso, o presidente falou que futuramente pode convidar profissionais de fora. “Estamos em uma gestão de transição de estatuto” afirmou.
O evento é histórico pois pela primeira vez a diretoria do São Paulo de fato abriu diálogo com o seu torcedor. Tem gente que enxerga isso positivamente e gente que enxerga isso negativamente. Não há verdade absoluta. A minha opinião é que a reunião foi válida porque a diretoria e o presidente entenderam que não poderão mais cometer erros graves. A cobrança em caso de erros de gestão será do tamanho do apoio em caso de vitórias e títulos. Baby, presidente da Independente, em dado momento afirmou: “Sabemos que o que destrói o clube é a politicagem, sabemos quem são as pessoas que torceram contra o ano todo e não vamos deixar de apoiar esse time, mas queremos retorno no ano que vem.” É boa a cobrança. Torcemos por um clube enorme, constantemente sob pressão e precisamos voltar a rotina de títulos.
PS: Peço para todos tomarem cuidado com suposições de pessoas que não estiveram na reunião. Os jornalistas são profissionais e procuram apurar os fatos, outros nas redes sociais, não. Tem muito ‘achismo’ por aí e é preciso ficar atento.
PS2: Leco receberá a carta aberta postada no blog em breve. Porém, um ofício feito pelos coordenadores do movimento #UnidospeloSPFC entregou documentos contendo as solicitações da torcida. Muitas delas na própria carta aberta. Aguardem novidades.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Garanta seu lugar na ConfraTRInização 2017 no Morumbi aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(18) Comentários
Danilão
30 de novembro de 2017Bom vamos por partes;nunca gostei de torcida "desorganizada",são um bando de desocupados e até criminosos.Mas devemos julgar pelos fatos, e o fato é que a torcida Independente neste ano 2017 está de parabéns! Agora pode se chamar torcida organizada,promoveu eventos importantes pra ajudar o time,uniu todos os torcedores (isso é muito importante,cansei de ver eles ameaçando torcedor comum) e o melhor, não se envolveu em vandalismos,brigas e selvagerias.Uma torcida assim acho muito válido.Sobre se reunir com jogadores e comissão técnica só concordo se for pra incentivar,olhar olho no olho e dizer: aconteça o que acontecer estamos com vocês, pra cobrar NÃO! Um profissional só deve ser cobrado por quem tem um contrato com ele,ou seja a instituição SPFC e seus representantes legais.Sobre se reunir com diretores acho válido com ressalvas: válido no sentido de cobrar,afinal os verdadeiros donos do SPFC somos todos nós são-paulinos,válido se esses 30(torcedores,blogueiros) ou quantos forem, representarem de fato a maioria da coletividade e não suas opiniões pessoais.Nessa reunião especifica, me pareceu muito sóbria e de desejo comum de todos, que seja sempre assim! Sobre a diretoria, não demonstra fraqueza em ouvir seu povo, pelo contrário, demonstra real interesse e comprometimento com o bem do SPFC, desde que se cumpra o falado e prometido,o pioneirismo sempre foi nossa marca.Transparência de gestão,relação próxima com a torcida e apoio incondicional com cobrança sensata dos mesmos são o caminho do SPFC para superar essa época de crises e voltar a protagonizar o futebol brasileiro,americano e mundial novamente.Saudações Tricolores!
Juciney
30 de novembro de 2017Eu também como torcedor do São Paulo FC , gostaria de saber se vão fazer esse favor pro corinthians de mandar o j. Tavares pra lá e quantos favores a mais ainda vão continuar fazendo pra eles.
Cirano
30 de novembro de 2017Gostaria de saber se o diretor financeiro do SPFC apresentou documentos que provam que a dívida realmente caiu de 170 para 50 milhões de reais ? Aliás, essa dívida deve ser só a bancária. Ou ficou só na boca ? Aí chega abril de 2018 e agente descobre as "maquiagens" no balanço financeiro que irão demonstrar a verdade.
Daniel Perrone
30 de novembro de 2017A reunião foi com torcedores, não com auditores financeiros. O que foi falado está fielmente escrito no texto. Teremos balanços trimenstrais "mastigados" para quem for do meio analisar. E tem o Conselho Fiscal e o de Administração para olhar também. abs
Bruno Santos
30 de novembro de 2017Bom dia Daniel. Foi divulgado em alguns programas que a ida de torcedores não organizados junto era para "maquiar" a pressão da Independente. E que de fato só eles iriam falar. Isso ocorreu de fato. Sua ida lá para só para "cumprir tabela"?
Daniel Perrone
30 de novembro de 2017Não ocorreu de fato. Os donos da iniciativa foram os organizados porque se fossem os 'torcedores comuns' isso provavelmente nunca existiria. Eles tem um peso para fazer isso. Na minha opinião, as organizadas perceberam que, com a presença de outros torcedores, melhora a imagem e possibilita uma cobrança com bons olhos do torcedor em geral. Eles foram pedir competência para ganhar títulos, que é o que milhares querem. Não fui para cumprir tabela. abs
Jesse
30 de novembro de 2017Excelente iniciativa. Enfim, o escopo é a retomada de títulos. Somos muito grande. Precisamos voltar a vencer. Ontem enquanto assistia o Grêmio me deu nostalgia de ver o nosso SPFC ganhando alguma coisa. Que venha títulos em 2018
Josue
30 de novembro de 2017Cara, meio que nao me conformo em ver ex-jogadores nossos sendo campeoes em outros times, desta vez no Gremio... Cortez e Fernandinho (tudo bem, este ultimo eh limitado demais)... Mas aqui nao serviam... Serah que nao faltou aproveitar um pouco mais e melhor? Alem disso, em outro clube, tem o Marlos tbem, em grande fase... Um cara que tinha potencial, mas que talvez foi descartado cedo demais, e era muito criticado... Este ultimo era muito jovem, e como todo jogador jovem, a tendencia eh que evoluam com o tempo... Mas para isso eh preciso TEMPO, paciencia, coisa que nos, torcedores nao valorizamos! Por isso eu espero que jogadores como Lucas Fernandes, Shaylon e talvez ateh mesmo o Araruna precisam continuar sendo apoiados! Talvez nao para serem titulares ainda, mas precisamos ser mais pacientes com eles, pois potencial e talento em menor ou maior grau eles tem, SIM!
Alexandre Fernandes Alves
30 de novembro de 2017Achar positivo que 30 torcedores, que se acham representantes de 20 milhões de torcedores, sugiram, ou mesmo, exijam isso ou aquilo, é o que de pior poderia acontecer ao clube.Ficar refém de Torcida Organizada é tudo que um clube sério não precisa.Lugar de torcedor é nas arquibancadas, numeradas e gerais. Vcs podem achar que tem a solução para o clube, mas, na minha opinião, estão tumultuando ainda mais um ambiente bastante caótico. Esperava mais lucidez de um cara esclarecido como vc, Daniel. É, de fato, foi uma reunião histórica, salientando o período mais TRISTE da história do São Paulo Futebol Clube. Antes, o destino era traçado por homens como: Laudo Natel, Henri Aidar, Manuel Raymundo Paes de Almeida, Homero Bellintani, Paulo Machado de Carvalho, Marcelo Portugal Gouvêa, entre outros. Agora, estamos nas mãos de Baby & Cia. Parabéns aos envolvidos.
Daniel Perrone
30 de novembro de 2017Respeito sua opinião mas não concordo. Se você exige profissionalismo você tem que ouvir o consumidor do seu clube, que são os torcedores. Foi tudo claro e democrático, na minha opinião. Na reunião, tinha em número no mínimo a mesma quantidade de organizados e não organizados. Ninguém "se achou mais que ninguém": não dá para fazer reunião com toda a torcida. Uma empresa profissional ouve seu consumidor e o que teve lá foi cobrança por competência e sugestões de melhorias. Torcedor é CONSUMIDOR. De uma forma bem diferente de um consumidor de sabonete, mas precisa ser ouvido também. abs
Alexandre Fernandes Alves
30 de novembro de 2017Daniel, Há várias maneiras de « ouvir » o consumidor, e essa está muito longe de ser uma delas. Além disto, vcs foram autorizados, votados, ratificados por quem para serem representantes da torcida? Sugerir, como está na carta, a contratação de jogadores para determinadas posições é papel da torcida? Penso que não. Vcs cobram profissionalismo, querem pessoas competentes administrando o clube e, ao mesmo tempo, querem que executivos deem satisfação para Baby&Cia. Quem é Baby? Um vagabundo que preside uma Torcida Organizada famosa por ser violenta??? O que faz vc apoiar um absurdo desses. Quero ver se quando as coisas saírem do controle o que vc vai dizer. Caso o time tivesse ido para a Segundona, vc acha que as coisas seriam »tranquilas » (entre aspas mesmo) dessa maneira? O que aconteceu ontem, vc achando ou não, é uma ameaça velada que, INFELIZMENTE, essa diretoria incompetente e frouxa deixou acontecer. Qualquer pessoa que tenha um mínimo de consciência, caráter e seriedade é contra essa proximidade entre o clube e a Torcida Organizada e meia dúzia de torcedores que se autointitulam representantes de uma torcida. Vcs pensam que com esse tipo de atitude estarão ajudando, mas, NÃO, vcs expondo o clube ao ridículo e apequenando-o.
Carlos Henrique
30 de novembro de 2017Eu acho positivo que tenha o diálogo, confio plenamente no seu relato e ele me faz crer que foi uma reunião de bom nível entre pessoas interessadas no São Paulo, não tem como isto não ser positivo!
Daniel Perrone
30 de novembro de 2017O relato ganha força porque pode ser endossado por outros que estiveram lá, inclusive gente que foi e é oposição. abs
Thiago Barros
29 de novembro de 2017Foi falado algo sobre a absurda ida do Jr. Tavares para o Corinthians?
Diego
29 de novembro de 2017Grande iniciativa da torcida! Os donos do SPFC são os 20 milhões de torcedores, portanto, em que cobrar mesmo... esse lixo de imprensa meteu a boca nessa reunião, dizendo que o SP abriu as portas para a torcida planejar 2018. Parabéns à todos os envolvidos!
Nilson
29 de novembro de 2017Muito boa iniciativa.
José Evaldo
29 de novembro de 2017Ótimo, texto . ate agora tava sem entender muito bem o que a torcida queria se metendo no planejamento, agora entendi. Avante Tricolor
Daniel Perrone
30 de novembro de 2017Quem esteve lá pode também avaliar e chancelar o texto. Não dá para inventar texto com tantos presentes participando de algo que considero inédito. Obrigado pela confiança.