Confira em detalhes a reunião entre torcedores e a diretoria do São Paulo

Confira em detalhes a reunião entre torcedores e a diretoria do São Paulo

Mais uma vez fui um dos cerca de 30 torcedores presentes na reunião entre torcedores e diretores do São Paulo, realizada no começo da tarde desta quarta-feira, novamente no CT da Barra Funda. Desta vez, a conversa não teve a presença de atletas e da comissão técnica. O convite foi feito pela Torcida Independente, dona da iniciativa.

 

Além de Leco e Vinícius Pinotti, cerca de dez diretores também estiveram presentes, incluindo o diretor financeiro remunerado, diretores sociais e de infra-estrutura. O tom do encontro foi de cobrança: alguns focaram naquilo que o torcedor mais briga, a volta dos títulos, e outros também pediram explicações mais abrangentes como a transparência financeira e a política de ingressos entre outros assuntos. Porém, diferente do que foi adiantado por algumas mídias, os torcedores não foram a reunião dispostos a palpitar diretamente sobre o planejamento do clube. O foco principal foi a manutenção da espinha dorsal do elenco, a rápida e sucinta explanação das dívidas do clube e, obviamente, o apelo para a retomada dos títulos.

 

Sobre o elenco para 2018: salvo conversas paralelas sobre jogadores, o grupo de torcedores não mencionou especificamente nenhuma sugestão de nomes para serem contratados. Os torcedores pediram esforço na manutenção de atletas como Jucilei e Cueva e a contratação pontual de posições. Os torcedores também pediram para o São Paulo não reforçar rivais diretos. Leco revelou que o Conselho de Administração, em reunião na terça-feira passada, autorizou que 50% das vendas pontuais sejam reinvestidas diretamente no futebol, confirmou que o elenco não será desmanchado e disse ser possível a chegada de um goleiro e atacante, além de outras posições. Repito: salvo conversas paralelas entre um torcedor e um diretor, coletivamente não foi falado nome de atletas em específico.

 

Sobre as finanças do clube: quando teve a palavra, o diretor remunerado financeiro Elias Barquete Albarello explicou que a dívida de 170 milhões no início da gestão foi reduzida a atuais 50 milhões. Explicou que, pelo Fair Play financeiro mundial, o clube não recebeu ainda todo o dinheiro das vendas de 2017 e que esses montantes serão recebidos até 2019. “Sofremos com as dívidas de curto prazo” – disse ele. Elias completou sua participação dizendo que os balanços passarão a ser divulgados trimestralmente a coletividade Tricolor e que tais balanços serão mais didáticos e fáceis de compreensão.

 

Leco também explicou os motivos da escolha dos nomes que compõem sua diretoria. Sem especificar, o presidente disse que acredita na capacidade de todos os seus diretores e enxerga, além de competência, grande vivência deles dentro do clube. Ele citou por exemplo que, como o presidente não pode ser reeleito mais, os profissionais de fora temem por ter vida curta no trabalho no clube pois ficariam sujeitos a demissão com outra gestão. Apesar disso, o presidente falou que futuramente pode convidar profissionais de fora. “Estamos em uma gestão de transição de estatuto” afirmou.

 

O evento é histórico pois pela primeira vez a diretoria do São Paulo de fato abriu diálogo com o seu torcedor. Tem gente que enxerga isso positivamente e gente que enxerga isso negativamente. Não há verdade absoluta. A minha opinião é que a reunião foi válida porque a diretoria e o presidente entenderam que não poderão mais cometer erros graves. A cobrança em caso de erros de gestão será do tamanho do apoio em caso de vitórias e títulos. Baby, presidente da Independente, em dado momento afirmou: “Sabemos que o que destrói o clube é a politicagem, sabemos quem são as pessoas que torceram contra o ano todo e não vamos deixar de apoiar esse time, mas queremos retorno no ano que vem.” É boa a cobrança. Torcemos por um clube enorme, constantemente sob pressão e precisamos voltar a rotina de títulos.

 

PS: Peço para todos tomarem cuidado com suposições de pessoas que não estiveram na reunião. Os jornalistas são profissionais e procuram apurar os fatos, outros nas redes sociais, não. Tem muito ‘achismo’ por aí e é preciso ficar atento.

 

PS2: Leco receberá a carta aberta postada no blog em breve. Porém, um ofício feito pelos coordenadores do movimento #UnidospeloSPFC entregou documentos contendo as solicitações da torcida. Muitas delas na própria carta aberta. Aguardem novidades.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

Garanta seu lugar na ConfraTRInização 2017 no Morumbi aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.