O pedido de demissão do diretor de futebol remunerado Vinicius Pinotti pegou a coletividade Tricolor de surpresa e desencadeou uma série de especulações sobre a relação entre ele e o presidente do clube, além do futuro do setor, o mais importante de um clube de futebol.
O Globoesporte.com escreveu com ricos detalhes a situação do pedido de demissão, interpretado por várias fontes ligadas ao ex-diretor e ao presidente. Vale ler o texto dos jornalistas Marcelo Hazan e Marcelo Prado.
Vou passar minha impressão. Apesar da torcida contra de muitos, o foco do problema do São Paulo não é o Vinicius Pinotti. Sim, ele entrou no cargo sem a experiência do ramo mas o fato é que o time do segundo turno foi montado na sua gestão no futebol e, salvo melhorias para 2018, foi bem satisfatório. O São Paulo foi um dos líderes do returno do Brasileiro e não passaria perrengue se estivesse com estes atletas antes da competição. Alguns erros aconteceram, como a chegada de Denílson mas muitos acertos também são dignos de registro, como as contratações de Hernanes, Petros e Marcos Guilherme.
No final da reunião do CT perguntei a Vinicius se ele aceitaria o cargo de diretor de futebol se pudesse voltar no tempo e a resposta foi curta e emblemática: “não aceitaria”. Pinotti estava longe do presidente em toda reunião, sentado junto com os torcedores na sala de imprensa do clube. Creio que ele não aceitou a falta de autonomia em seu trabalho.
Não sei se a saída se deu foi por causa de Pratto, Dorival ou Jair Ventura. Também não sei se houve de fato uma intervenção. Só sei que o futebol voltou a estaca zero, isso é, tudo que foi bem construído no segundo semestre na gestão do futebol do São Paulo terá que recomeçar. Aguardemos a vinda de um novo diretor mas é muito importante que o presidente vá aos microfones e explique a Coletividade Tricolor o que fez um são-paulino tão dedicado e apaixonado como Pinotti desistir do cargo mais importante do clube. Vinicius, com o tempo, certamente se pronunciará.
Sem Vinicius Pinotti, a credibilidade da gestão Leco está em xeque. Logo agora que, segundo o diretor remunerado financeiro, as dívidas caíram e, segundo os noticiários, a manutenção de Jucilei ficou mais próxima.
Aguardemos os próximos capítulos.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Leia a Carta aberta ao presidente Leco aqui.
Garanta seu lugar na ConfraTRInização 2017 no Morumbi aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(14) Comentários
Cirano
7 de dezembro de 2017Credibilidade da gestão Leco está em cheque ? E desde quando já teve alguma credibilidade ? Quem que não conhece Leco não sabe o que ele é ? Quem ? O caso Jorginho Paulista por si só já mostra quem é Leco. Aliás, o próprio Pinotti que não é bobo nem nada sabia muito bem no pântano que estava entrando quando se aliou no mandato Aidar e depois com o Leco. Leco é a continuação de Aidar em todos os sentidos. Ao final do mandato de Leco que é no final de 2020 o estado do SPFC pode ser tão ruim que nem perspectivas de melhora em curto ou médio prazo existirá.
victor hugo
7 de dezembro de 2017Vc mesmo foi um que comemorou o pedido de demissão do Pinotti, agora pensando bem percebe que é pior ficar sem ele nesse momento né Daniel.
Daniel Perrone
7 de dezembro de 2017Eu comemorei? Independentemente do cargo, Pinotti é um amigo que conheci no futebol. abs
Danilo
7 de dezembro de 2017Essa diretoria consegue calar à todos Os grandes empresários "são paulinos"; Organizadas; Jornalistas "torcedores". A questão é: brigar com o poder implica em perda de privilégios, patrocínios e alguns mimos... Ninguém larga o osso, quem poderia mudar mama nas tetas do clube ou está com o rabo preso... Triste... Vamo São Paulo!!!
Diego
6 de dezembro de 2017Tem muita coisa errada nesse SP. E pelo jeito a tendência é só piorar!
Joao alves
6 de dezembro de 2017Presidente vá aos microfones...justificar igual fez com o rogério, dizendo que ele era uma figura novata? o leco é um escroto e sempre foi...sao paulo rebaixado ano que vem, é capaz
Luiz Claudio Vieira
6 de dezembro de 2017Atualmente a única coisa que eu sinto em ver o momento do tricolor é tristeza. Se brigar na zona do rebaixamento por mais uma temporada cai.
Maurício Leopoldo
6 de dezembro de 2017Antes do meu comentário quero lembrar a todos que o sábio Juvenal Juvêncio sempre podou o Leco e o afastou de um cargo importante, pois sabia que ele era incompetente. Dito isto digo que é o segundo RIQUINHO que abandona o futebol do São Paulo decepcionado. Obviamente como o Luis Cunha, o Pinotti deve ter recebido uma pressão muito forte dos seus familiares e não sendo ao menos conselheiro, percebeu que além do seu cheque, não tinha consideração nenhuma no São Paulo. Se foi bom ou não, não cabe a mim julgar, mas conhecendo o Leco desde o Colégio Rio Branco na década de 50 digo sem medo de errar, vzmos ter grandes emoções até o final do seu mandato.
Josue
7 de dezembro de 2017Sabio?????
Ge Lopz
6 de dezembro de 2017"Duas pessoas (quem?) relatam que a gota d'água para a saída de Pinotti foi um encontro do presidente Leco com Marcelo Dijan, diretor e gerente de futebol do Cruzeiro, para SUPOSTAMENTE negociar a venda de Pratto." "Há a alegação de uma SUPOSTA investida de Pinotti para contratar o técnico Jair Ventura, do Botafogo, há aproximadamente três semanas, sem o conhecimento de Leco." " Leco falou durante a entrevista coletiva de despedida de Lugano e não passou o microfone para Pinotti, o que também TERIA causado indisposição interna." SÓ LI SUPOSIÇÕES, ESPECULAÇÃO E FOFOCA. https://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/vinicius-pinotti-pede-demissao-do-cargo-de-diretor-de-futebol-do-sao-paulo.ghtml
Norton
6 de dezembro de 2017Nosso “magnífico” presidente vai conseguir rebaixar o São Paulo para série B... Não acredito em uma palavra desse senhor... quando o “bixo pega”, basta uma reuniãozinha com a organizada (patrocinada por ele..) e alguns setoristas do Clube para tudo ser esquecido. Falam em comprar Jucilei, Kaká e outros...mas virão alguns encontrados e/ou lesionados para 2018. Dívida??? Aguardem algum novo empréstimo na virada do ano, elevando mais uma vez os débitos.. Diretor de Futebol?? Será alguém que o LECO mande... Caso fosse sério, traria o Muricy ou Leonardo e daria total autonomia para a gestão do futebol. Esse “gênio” quebrou nosso SPFC.. hj só comemoramos o fato de não cair para a série B..
Alex
6 de dezembro de 2017Credibilidade é algo inexistente no SP faz tempo! Como crer em credibilidade em alguém que colocou Alan Cimerman no clube (?). Como explicar a relação de ambos, com suspeitíssimos "empréstimos" entre Pinotti e Alan (?). A investigação continua, e espero que os fatos sejam esclarecidos e eventuais crimes punidos. Aliás, não seria a saída do Pinotti uma saída "estratégica" (?). Sinceramente, em tudo isso não tem santo nem bobo. E o SP sofre e padece, e vai padecer mais ainda, pelo que se apresenta!
Pedro
6 de dezembro de 2017Saudades da gestão de Marcelo Portugal Gouvêa. O que fizeram com o São Paulo. Hoje estamos sem comando, Leco se você for Sãopaulino peça a renuncia... O São Paulo precisa voltar a ser o gigante que foi um dia!! Precisa ser respeitado!! #ForaLeco
Carlos Massarotto
6 de dezembro de 2017É claro que o Pinotti teve acertos, mas tbm errou é muito. Só o fato dele ter apunhalado o Rogério Ceni pelas costas já basta para não deixar saudades. Sem falar que o tal do Alan Cinerman foi o Pinotti quem levou ao SPFC, "profissional" com uma bela ficha criminal que lesou o clube enquanto trabalhou no clube.