No duelo dos Santos em Sorocaba, o santo da casa nem precisou fazer milagre para vencer o reserva do reserva São Paulo. Com a vitória, o Tricolor estréia com o pé esquerdo na temporada e coloca uma pulga do tamanho de um bulldog na orelha de seu torcedor.
Tá certo que é início de temporada e etc, etc etc, mas dava para jogar mais bola neste primeiro jogo, diante de um adversário que dois anos atrás estava na série D do Campeonato Brasileiro e tem o “eterno Celsinho” (ex-Lusa) como protagonista. Com todo respeito ao Bentão e sua torcida “raíz’, o São Paulo não pode perder um jogo como perdeu no Estádio Municipal Walter Ribeiro. Não pode!
Estive no estádio em Sorocaba e juro que tentei enxergar algo de positivo, descontando tudo que uma estréia me permite descontar e sendo complacente com os estreantes. Infelizmente não vi nada. Se no meu lugar em Sorocaba tivessem convidado o Stevie Wonder, talvez ele tivesse visto mais coisa. Não vi um time compacto, não vi jogadas, não vi chutes a gol (no total, dois. O primeiro só aos 45 do primeiro tempo) e não vi uma motivação coletiva em busca do gol. Só com o leite derramado o Tricolor foi para cima. E olha que o time foi recheado de jovens que, teoricamente, tem que dar o sangue para permanecer no elenco.
Se você está puto, torcedor, imagina a gente que enfrentou estrada, pedágio, chuva, estacionamento, fila de meia hora, polícia escrota e ainda ouviu “nosso freguês voltou” da torcida do Bentão? Brincadeiras a parte, o fato é que começar com uma derrota dessas, sem jogar uma mínima bola, gera uma grande e justa desconfiança na torcida. Sim, estamos no começo da temporada mas logo aí tem um clássico fora de casa e mata-mata decisivo na Copa do Brasil. Como é que fica? Crise na quarta rodada?
Não pode!
Nota dos personagens da partida:
Sidão – Uma boa defesa no primeiro tempo. Sem culpa nos gols. Nota: 6,0
Bruno – Estréia burocrática e limitada. Nota: 4,5
Rony – Prefiro esperar. A princípio está verde para jogar. Nota: 5,5
Aderllan – Mostrou que é reserva mesmo. Atuação normal. Nota: 5,5
Reinaldo – Retorno fraco nesta primeira partida. Nota: 4,5
Pedro Augusto – Também verde para vestir a camisa. Nota: 5,0
Araruna – Não se destacou na sua posição de origem. Nota: 5,0
Paulo Henrique – Atuação razoável. Teve uma boa chance. Nota: 6,0
Maicosuel – Podia ter se destacado mas foi um dos piores em campo. Nota: 3,5
Bissoli – Outro bem verde para jogar logo de cara no time de cima. Nota: 4,5
Junior Tavares – Por incrível que pareça, mostrou desenvoltura. Nota: 5,0
Cipriano – Não mudou muita coisa. Nota: 5,0
Brenner e Marcos Guilherme – Sem nota.
Dorival Junior – Um técnico experiente em estaduais deve saber o que está fazendo ao escalar uma equipe praticamente reserva da reserva na estréia do campeonato. Vou dar tempo ao tempo mas não vi sentido essa estratégia. Mais três jogos ruins e a gente experimenta um desconforto desnecessário no início do ano. Mas como disse, tempo ao tempo. Nota: 4,0
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(20) Comentários
Danilão
19 de janeiro de 2018Esse 1º jogo só serviu pra escancarar uma coisa: temos apenas 11, que vão jogar o dia que quiserem (padrão São Paulo dos últimos anos).Nosso elenco é pífio...lançar garoto tem de ser no meio de caras qualificados, experientes que vão passar calma,instruções etc, encher o time de moleques ao lado de Bruno e Reinaldo e dizer: vão lá ganhar o jogo, dá nisso.Independente de qualquer coisa, vi um São Bento sem técnica, mas querendo vencer, consciente que aquilo era um jogo válido, e vi um SP, treinando e "se preparando pra temporada".Campeonato Paulista pra mim é termômetro, vencer os rivais históricos denota se o time é bom ou ruim. Maicosuel deverá receber vários convites pra baile de debutantes em Sorocaba: mostrou que sabe dançar.Sidão...como diria Dr. Chapatín: Esse goleiro "me dá coisas".
Norton
18 de janeiro de 2018“Vamos deixar a meta aberta... aí dobramos a meta..” LECO se inspirando na ex-presidente, como não conseguiu rebaixar o SPFC em 2017, resolveu DOBRAR a meta.. Quer rebaixar o time no Paulistão e no Brasileiro.. LECO (!!!) vc é o cara!!!
Flavio D Silva
18 de janeiro de 2018GE LOPZ, desconfio que você seja qualquer coisa menos são paulino. Cara chato meu!!! kkkkkk. Seguinte, o Dorival, é um dos únicos técnicos com coragem de colocar um time reserva dos reservas em um campeonato. É isso mesmo. A idéia foi essa: "Vamos pegar um time aparentemente fraco na competição, logo, posso escalar 70% dos garotos da base e dizer à eles: ESSA É A CHANCE DE VOCÊS!!!". Infelizmente nao deu certo, os moleques não deram liga, mas não é motivo pra crucificar nem o técnico, muitos menos os garotos. Imagina o peso de vestir o manto mais pesado do Planeta e estreando no profissional, contra um time onde a nossa vitória seria certa?!?!?! Deu ruim, mas paciência. O planejamento não deve ser trocado por conta de uma derrota. Estou com o Dorival. Nada de pânico. O Corinthians com o time titular tomou um baile da Macaquinha recém série B no brasileiro. Calma galera. Início de temporada é assim mesmo, e se tivéssemos ganhado de 1x0 com um gol de pênalti, certeza que os comentários aqui seriam diferentes como: "Vamos ser campeões de tudo esse ano" ou "O Jason voltou". Pelo amor galera, vamos dar tempo ao tempo, que futebol, assim como qualquer outro objetivo na vida a ser alcançado, precisa subir degrau por degrau, um passo de cada vez. E ainda bem que o nosso técnico tem noção disso e não é técnico louco que já sai trocando o esquema e o planejamento do ano inteiro por conta de uma má estréia pra depois botar a culpa nos jogadores. Vamos Tricolor. Vamos Com Tudo!!!
Evandro
18 de janeiro de 2018Só vejo uma desculpa para o Dorival escalar esse time que jogou: ESSA É A CHANCE DE VCS, AGARREM! E tirando um ou outro ninguém agarrou. Sinceramente, insistir em Bruno e Reinaldo, É BURRICE. ABCS
Ge Lopz
18 de janeiro de 2018Sidão sem culpa nos gols? Hein? Sinceramente NÃO VEJO NADA DE INTELIGENTE nessa FRESCURA de 'poupar o time titular'. Serviu pra quê? 1. pra provar de uma vez por todas que REINALDO NÃO É JOGADOR PARA TIME COM CAMISA PESADA COMO A DO SPFC; 2. Sidão FALHOU no primeiro gol e estava atrás da barreira no segundo gol (jogada ensaiada de pelada, diga-se), e assim como Reinaldo é mais um jogador que sofre com o peso da camisa do SPFC. Não dá pra ser titular; 3. Que Maicosuel foi uma PÉSIMA IDÉIA de contratação. Quem "sugeriu" mesmo a contratação desse cara? Não foi o mesmo que pediu Neilton, Wellington Nem, Denilson, Kieza e outras 'pérolas'? Enfim, se serviu para alguma coisa o time escalado ontem foi para escancarar tudo que está errado numa ideia estúpida de entrar com o time B ou C. Pensaram o quê? E outra: o treinador sempre treina é o time principal nos coletivos. Ninguém treina o time reserva. O time reserva sempre vai ter menos ritmo de jogo, vai faltar entrosamento tático e pessoal entre os jogadores em campo. Sem contar que é uma atitude de soberba um clube chamado grande colocar o time C para enfrentar um time do interior que precisa demais dos 3 pontos por simples questão de sobrevivência. Se o Dorival Jr estivesse ainda no Santos, teria entrado com 'força máxima' na sua estréia, como fez o atual e estreante técnico do Santos ontem e saiu vitorioso. Certas idéias e FRESCURAS só atrapalham avida do SPFC. Todo técnico que vem para o SPFC faz a mesma coisa! Acho que se encantam com o CT e a estrutura do SPFC e pensam que estão no Barcelona. até o final do ano? Sério, DUAS RODADAS "poupando" os titulares vai fazer tanta diferença no desempenho físico e nas possíveis contusões ao longo do ano? NÃO! Saudades eternas do Cilinho! Faz o simples e não complica Dorival! Nota ZERO geral para ontem.
Carlos Oliveira
18 de janeiro de 2018Saudades do Cilinho e do Tele. Sem frescuras.
Anderson Rubim
18 de janeiro de 2018kkkk Sabe de nada inocente... Telê escalou time reserva na estreia da Libertadores de 92... sabe aquela?... que ganhamos... pois é.... estreamos perdendo de 3X0 pro Criciuma... então... calma gente!
Rafael Lima
19 de janeiro de 2018Bem lembrado, Anderson. Tele escalou reservas na estréia da Liberta 1992 e depois vimos no que deu. Fora que no período, perdeu mais jogos e sofremos uma goleada de 4x0 dos porcos no Morumbi. E tinha conselheiro pedindo a cabeça do Tele por conta desses resultados. Não creio que o Dorival faça um trabalho nos moldes do eterno mestre, mas temos que ter calma. É inicio de temporada, porém perdemos 2 jogadores importantes e só repusemos 1. Faltam pelo menos mais um lateral direto, meia e atacante de velocidade. Saudações tricolores!!!
Eduardo
18 de janeiro de 2018Ótimo blog Perrone, mas o primeiro gol foi frango e o segundo muita inocência.
ney
18 de janeiro de 2018Na minha opinião Sidão falhou, a bola era defensável, ele espalmou para dentro do gol. Agora, dizer que as coisas vão mudar, é pra rir, mudar para pior, só se for. time horrível. sem reforços de nível, a tendência é lutar pra não cair no Brasileirão. E uma observação, 10 milhões no Diego Sousa, de 32 Anos? que jogará 1 ou no máximo 2 anos bom. que planejamento hein!
Carlos Oliveira
18 de janeiro de 2018Já me desloquei daqui a Soracaba em ocasiões que o time merecia isto. E foi muito bom. Mas quando ouvi a escalação deste primeiro jogo, eu tinha certeza que ia dar nisto. E acabou sendo pior do que eu esperava. Não quero nem pensar quando o campeonato brasileiro começar.
Jason Facada
18 de janeiro de 2018Acho que no inicio de trabalho fica complicado criticar. O time passou por momentos muito complicados no fim do ano de 2017, tento que protelar o seu planejamento, afinal não se tinha ainda a certeza de que permaneceríamos na Série A do Brasileirão. Pra mim, é precoce tal cobrança por evolução. Eu também não gosto de derrotas, mas tem certos momentos que precisamos analisar mais com sabedoria e deixar um pouco a emoção de lado. Me surpreendo com algumas coisas que o Perrone escreve nessa matéria, pois ele, além de torcedor, é entendedor de futebol, e sabe como funciona o futebol. O próprio Muricy, que pra mim só está abaixo de Tele-Santana, e muito acima de Tite, já disse que a grande tendência de um inicio de temporada são os times considerados pequenos se destacar mais, por que se preparam antes dos demais. E o São Bento é um time que vem subindo de divisão e precisa ser respeitado nesse campeonato Paulista. Eu acredito no trabalho profissional dos bastidores, liderados pelo Raí e temos que dar tempo a comissão técnica que está trabalhando para ter um elenco mais selecionado e mandar embora quem não pode vestir essa camisa que entorta varal. Temos que ser mais pacientes.
Renato
18 de janeiro de 2018Acho q esse jogo serviu pra avaliarmos o q teremos no banco de reservas, as peças q teremos pra substituir eventuais suspensos e/ou machucados. O importante vai ser ver como o time de sabado vai jogar...
Clodomiro Porto
18 de janeiro de 2018Tem toda a razão este Dorival parece que não percebeu que o Paulistinha para nós e mais importane do que para os outros que estão na Libertadores. Escalar um time tão ruim como este é chamar uma crise para o Morumbi. Quero estar enganado mas a escalação de ontem é coisa de idiota mesmo. Não teve nada de bom para ressaltar
Rodolfo Goes
18 de janeiro de 2018Olha, também estive no estádio. Pra mim, a dupla de zagueiros foi bem, tanto que nenhum dos gols teve falha deles, além do fato (negativo) de que eles tiveram uns 80% de posse de bola...rs. A pior atuação foi do Pedro Augusto, que não deu um passe sequer pra frente, jogou quase todo o tempo de costas para o ataque. E as bolas insistiam em ir para os pés dele. Não sei se houve algo de positivo, no geral ninguém gostou do que viu. Mas se a intenção é dar rodagem pros moleques, então vamos deixar isso claro, pois daí ninguém se sentirá traído. Outra coisa que não entendi, mesmo sendo a mulecada, Lucas Fernandes e Brenner não deveriam ter jogado o jogo todo ? 5 minutos para o Brenner serviu pra testar o quê ?
Samuel Matarazzo Benegas
18 de janeiro de 2018Pessoal, pelo amor de Deus o que foi isso ontem ? Esse time é escroto !!! Dorival ta de brincadeira com todos só pode ser 2018 a gente ta perdido, desta vez não tem Profeta pra salvar não, começar assim, imagina o que vem pela frente, complicado. LECO DEVOLVA O MEU SPFC
Rodrigo
18 de janeiro de 2018Sinceramente nao consigo entender. Grande parte da torcida sempre pede para usarmos o Paulista como testes, colocar os jogadores da base para ganharem rodagem e experiencia. Quando finalmente fazem isso, cornetam logo na estreia com a menor pre-temporada dos ultimos tempos! kkkkk
Caio
18 de janeiro de 2018Gostei da sua análise De diferente apenas que: (1) gostei do Aderlan, (2) Achei que o Cidão poderia ter evitado que a bola passasse entre suas mãos de alface no primeiro gol.(não é frango, mas vai fazer um gol assim no Vanderlei ou no Victor, não faz) SPFC PRECISA DE UM GOLEIRO DE VERDADE. (3) acho que a escalação do Bruno com a camisa do SPFC é inaceitável. De resto concordo com sua visão
Guilherme
18 de janeiro de 2018Polícia escrota?
Antonio
18 de janeiro de 2018Gosto muito das suas análises, Perrone, mas dizer que o Sidão não teve culpa no primeiro gol é brincadeira. Goleiro muito fraco e em fim de carreira. Espero queimar a língua, mas duvido muito que vai passar segurança essa temporada. Renan Ribeiro é muito mais goleiro, assim como Jean e Lucas Perri. De resto, como você disse, atuação assustadora mesmo jogando com a garotada.