O volante Hudson mais uma vez foi escalado fora da sua posição de origem para atender a necessidade do Tricolor em fechar o lado direito no início da temporada. A vaga, inicialmente de Bruno Peres ou de Igor Vinícius, é um dos pontos fracos crônicos do clube há anos.
O jogador se saiu bem num verdadeiro ‘teste de fogo’ e anulou três jogadores de destaque nos mata-matas do Campeonato Paulista: a revelação Martinelli (Ituano), Dudu (Palmeiras) e Clayton (Corinthians). Nas seis partidas decisivas do estadual, Hudson dedicou-se na marcação e dá para afirmar que nenhum dos três pontas teve o destaque esperado contra o volante em nenhum dos jogos.
Na minha opinião, pela escassez do mercado e a não confirmação dos atuais laterais do elenco, Hudson deveria se firmar na lateral direita e seguir a trajetória de outro jogador que fez sucesso no clube quando mudou de posição: Juliano Belletti. Em 1996, a pedido de Telê Santana, o então volante foi contratado pelo Tricolor junto ao Cruzeiro em uma inusitada troca envolvendo cinco jogadores do clube (Gilmar, Vítor, Donizete, Aílton e Palhinha) contra dois da Raposa (Belletti e Serginho). Em 2000, numa conversa com o treinador Levir Culpi antes da estreia do tricolor no torneio Rio-São Paulo, Belletti se ofereceu a ajudar o treinador em uma necessidade de lateral-direito parecida com a atual e se encontrou na posição.
Com atuações de alto nível, Belletti fixou-se na lateral, chegou a seleção brasileira no mesmo ano e futuramente participou do grupo Penta-campeão do mundo. A carreira do lateral foi surpreendente: o atleta foi convocado mais de 50 vezes, defendendo a Seleção por quase cinco anos e foi autor de um dos gols mais importantes da história do Barcelona, tornando-o ídolo e embaixador mundial do clube catalão.
Não estou falando que Hudson será o novo Belletti. É muito improvável que o atleta atinja o estágio alcançado pelo ex-jogador mas, se mantiver as boas atuações na direita, será o titular do São Paulo no Brasileirão e na Copa do Brasil. Precisará treinar mais fundamentos da posição mas, como lateral, será muito mais útil ao clube que no meio-campo.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(11) Comentários
Coligny
25 de abril de 2019O Daniel se esqueceu de outro jogador de meio campo que foi fixado na lateral direita e vingou: Cafu. Bom para o Hudson (que não precisa brigar pela vaga no meio campo), bom para o Cuca, que não precisa se preocupar com a lateral direita.
Eraldo
25 de abril de 2019Na verdade Daniel, em 2000 o Beletti voltava de um empréstimo do Atlético-MG onde o mesmo havia disputado um excelente campeonato brasileiro sendo, inclusive, vice-campeão jogando na lateral direita, ou seja, seu retorno era indispensável tendo em vista a boa passagem pelo time mineiro.
Erick Damião
25 de abril de 2019Para o grupo é realmente é muito importante, e assumiu o papel de líder após a saída do Ceni. Porém, como jogador, acho ele muito "bonzinho"...precisa ter mais malícia, um pouco de "maldade" (no bom sentido)...colocar o pé mesmo nas divididas. Fora isso é o nosso "melhor lateral direito"!
Sérgio
24 de abril de 2019Lembrando outro caso : o Cafu era jogador de meio (o Vitor foi o lateral no 1º mundial). No ano seguinte Telê o deslocou para a lateral e o resto virou história.
Guilherme Carvalho
24 de abril de 2019Parece ter comprometimento com o clube. Não o acho bom, mas está melhor que os de ofício do elenco. Na minha visão ele foi mal contra o Clayson, principalmente no primeiro jogo, teve muitas dificuldades. Mas já que tem facilidade na marcação pela posição original - apesar do excesso de violência e alguns cartões bobos -, que treine ostensivamente os cruzamentos. Caso se torne apenas mediano nesse quesito, já será melhor que boa parte dos laterais do país, vide o péssimo "Reinaldo".
James Dean do Suarão
24 de abril de 2019No tricampeonato brasileiro jogaram por ali Souza, Zé Luís. Na copa sul-americana 2012 jogou o Paulo Miranda. Nenhum deles lateral de ofício, e fomos campeões. Deixa o Hudson mesmo, está fazendo o feijão com arroz certinho. Só precisa tentar aprimorar os cruzamentos, muito ruim neste quesito.
Maurício Leopoldo
24 de abril de 2019Acho que ele deve se fixar na posição de lateral direito. No meio ele é um jogador comum. Foi bem quando escalado na LD e deve continuar. Além do Belletti gostaria de lembrar outro volante do São Paulo que foi deslocado para a lateral direita e se deu bem, o Jean hoje no Palmeiras.
Jonatas Henrique Gonçalves Bonzoni
24 de abril de 2019O Hudson pra mim melhorou muito depois do cruzeiro o que vc acha disso
Mario
24 de abril de 2019Hudson é um bom jogador. Parece ser um cara bom de grupo e bom caráter. Merece o meu respeito!
Ge Lopz
24 de abril de 2019Tem jogador que nasceu com o assento virado pra Lua, como o Belletti. Um jogador apenas razoável, muito mais esforçado do que técnico, mas estava nos lugares certos, nos momentos certos e tinha a simpatia dos treinadores certos. Não vejo muita diferença técnica entre Hudson e Belletti. Falo isso não para desmerecer o Belletti e sim para valorizar o Hudson, que tem sido muito importante para o SPFC, dentro e fora de campo. É um jogador que é modelo de conduta e profissionalismo para os demais jogadores. Discreto e sério, é um LÍDER POSITIVO para o elenco.
Rafael
24 de abril de 2019Então, tem que treinar muito, mas muito cruzamento No futebol Brasileiro está difícil quem saiba dar bons cruzamentos na área