Fernando Diniz é o novo técnico do São Paulo. O clube acertou na noite da última quinta-feira a contratação do jovem técnico, que já parte com o clube para o Rio de Janeiro onde enfrentará o Flamengo na noite deste próximo sábado.
Foi, literalmente, uma contratação da noite para o dia. Muito mais rápida do que todos imaginavam e uma grande surpresa para mim. Raí tinha até confirmado Vágner Mancini como interino, o que sugeria uma busca menos acelerada. Diniz assinará um modelo de contrato inédito no clube (CLT, segundo o Globoesporte.com, o que reduziria muito os custos mensais da contratação) e teve o aval dos líderes do elenco, consultados antes da contratação.
Vamos a opinião. Sou um torcedor que gosta de ver o o futebol jogado para frente e a dupla Cilinho/Telê Santana, nos idos de 80 e 90, aumentaram ainda mais a paixão pelo São Paulo, herança de meu pai. Deste modo, pelo meu gosto pessoal, não posso afirmar que a contratação de Diniz seja ruim. Mas o contexto do clube também precisa ser analisado. Fernando Diniz tem um jeito próprio de jogo e posicionamento em campo. Nos times que passou foi capaz de grandes vitórias e derrotas doídas para o torcedor e um clube em ebulição como o São Paulo de hoje não é área de testes para idéias que não resultem em vitórias e títulos. Vale dizer que Diniz não é louco, nem é gênio. É um treinador que sai das mesmice brasileira mas que ainda não atingiu o ponto máximo de sua carreira.
Portanto, para dar resultado, ele fatalmente terá que evoluir muito dentro do clube. Evoluir, para mim, seria equilibrar melhor as ideias com a realidade brasileira, de jogadores menos consciência tática que os europeus, por exemplo. Não bastará apenas implementar o estilo de jogo que hoje lhe é característico: será preciso falar e ouvir o elenco. Já chega no meio da temporada, não terá o tempo necessário para a implementação do seu estilo e não contará com a paciência de outras décadas do torcedor Tricolor. Um grande desafio em um clube sem bússola.
Evolução. Essa será a chave do sucesso de Fernando Diniz no Tricolor. O caminho será muito duro mas, como torcedor de um futebol vistoso, ofensivo e competitivo, torço muito para que dê certo. O objetivo em 2019 é a vaga na Libertadores.
Boa sorte, Diniz.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(32) Comentários
Samuel B
27 de setembro de 2019Deprimente !!!! SPFC (diretoria) é humilhante hoje em dia seguir vc !
Diego Mirandola
27 de setembro de 2019Minhas previsões: Fla 4 x 2 SPFC. SPFC termina o brasileiro em 13° lugar na tabela. O Fernando Diniz vai ser demitido após 3 meses de experiência. Para o próximo ano: se o leco sair com sua gang, há chances de melhora. Senão... é mais do mesmo.
norton
27 de setembro de 2019Bem isso... Poderia copiar o Flamengo...copiou o Fluminense...VÁRZEA TOTAL!!!! Padrāo LECO de qualidade... By the way...qual critério para escolher um treinador que perdeu 16 dos 27 jogos que disputou na série A (26% de aproveitamento)???? Nossa sorte que faltam uns 10/12 pontos para garantir a série A em 2020..
Paulo
27 de setembro de 2019Time de merda !
Eric
27 de setembro de 2019Não sou contra a vinda do Diniz. Porém, ao contrário do Cuca, não há nada que respalde sua vinda. A diretoria acerta ao menos em manter preferência por um técnico de promessa ofensiva, no entanto, por este ser o "caminho mais difícil", também (e mais uma vez) vai ser necessário dar tempo ao treinador, coisa que nem o SP deu ao últimos técnicos, nem Diniz teve nos últimos clubes onde trabalhou. Não querendo ser pessimista, mas não dou até o fim do ano pra terem colocado ele na mesma prateleira do Jardine: iniciante, inexperiente e "sem tamanho" pro clube. Espero estar errado.
Marcelo
27 de setembro de 2019Como já vi outros leitores comentando, a nossa "sorte" é que faltam 10 ou 11 pontos para fugir da série B 2020, porque as espectativas com Diniz são negras. Fluminense e Atlético PR tiveram aproveitamentos péssimos com esse técnico. Imagine agora no nosso São Paulo, que já tá uma bagunça faz anos. Que tipo de planejamento foi esse? Tá sofrido ser torcedor do tricolor, não aguento mais pagar apostas! Como fui me iludir esse ano depois das 5 vitórias seguidas, igualzinho ano passado depois do "título" do primeiro turno do Brasileirão 2018. Tá difícil torcer pro São Paulo. Que saudades do Muricy.
Cerberus
27 de setembro de 2019Leco, Raí e Lugano, são três aberrações, cretinos incompetentes que não têm a menor noção da grandeza do SPFC. Seria MUITO menos pior se tivessem contratado o TENEBROSO Adilson Batista; Fernando Diniz é um terremoto de 12 graus na escala Richter logo após um terremoto de 10 graus bem na superfície, se já estava tudo desmoronando agora cai tudo de vez!!! No SPFC o fundo do poço tem porão e com vários andares abaixo. O time tomar uma cacetada histórica no fim de semana, mais uma vergonha pra coleção!!! Enquanto essa DESGRAÇA de diretoria estiver no poder eu nem leio mais notícia do nosso amado e falecido Tricolor do Morumbi, pra mim chega, acabou! R.I.P SPFC!
Smiles de J. Exel
27 de setembro de 2019Tenho a impressão que a diretoria do SP está naquela, "perdido por um perdido por mil", já que o ano já acabou mesmo pro clube vamos arriscar algo diferente com o Diniz, quem sabe dá certo. O problema é que o grande inimigo atual do clube é que a ausência de conquistas traz o fantasma da falta de confiança e uma enorme ansiedade nos atletas e sucessivas lesões físicas, e isso mata qualquer tipo de ousadia no nascedouro. Dizem que o medo de perder acaba com a vontade vencer, é isso.
10
27 de setembro de 2019Desde o Muricy eu sempre espero um único nome: Abel Braga, e dessa vez cogitei mentalmente como uma ótima possibilidade de vir, mas... Quando li, Tiago Nunes ou Fernando Diniz, para ser sincero nao conheço bem ambos técnicos, então fica soando como uma aposta. E cabe sim ao Sao Paulo apostar, o ano já deu todo errado, o Mancini (nada contra) mas o cara ficou uns 4 jogos e nao fez nada de espetacular na equipe, nao poderia levar a sério ele tbm assumir o time durante um turno inteiro, tendo em vista que o Jardine era um ótimo interino e quanod foi efetivado...
Carlos
27 de setembro de 2019Pelo menos perderemos com 90% de posse de bola.
Alexandre
27 de setembro de 2019Ainda estou digerindo a saída do Diego Aguirre em Novembro de 2018. Foi o único que conseguiu implementar um esquema e conseguiu apresentar resultado. Mas foi descartado sem motivo (apenas por birra de um ex-jogador veterano que hoje está no Fluminense). Esperava que o Aguirre voltasse.
Armando Neto
27 de setembro de 2019Bom dia, Se até com Bauza e Aguirre nos chegamos, porque com um treinador que faz o time jogar com a bola, não podemos crer? Porque ele deixou dois times no Z-4? No Athletico ele mesmo disse que se perderam na vaidade porque falavam muito do time! No Fluminense, cara perdeu quase todos os atacantes, tinha zagueiros meia boca e ninguém recebia! Pelo menos sabemos que o time vai tentar o gol criando jogadas para gol, não a base de cruzamentos e lampejos individuais! Vai dar certo!
Mauricio Leopoldo e
27 de setembro de 2019Como dizem por ai a sorte do São Paulo, por esta insanidade do Leco e Rai, é que faltam só 10 pontos para fugir da série B. São 17 jogos = 61 pontos em disputa. Os 10 necessários representam 16,33% de aproveitamento. Acho que até o Fernando Diniz consegue este aproveitamento. UFA! Que sorte a nossa.
Gian
27 de setembro de 2019Vou comentar, sem muita confiança, mas com esperança de estar certo. O Audax fez grandes jogos com o Diniz, sempre tivemos problemas com eles no campeonato paulista, justamente com a mão do treinador, que em outros times, não teve o mesmo respaldo e tempo para ter resultado (não é de uma hora para outra que se muda todo um jeito de jogar), e também, o sucesso pode não ter vindo por falta de um bom plantel. Vamos imaginar, que com as peças que temos, grandes nomes como Hernanes, Dani Alves, Pablo, seja diferente, e consigamos em fim botar em prática de forma eficiente as ideias do treinador. Caso contrário, é mais um que vai ficar alguns meses e sair.
Michel Marden
27 de setembro de 2019Sobre Cuca: Caiu em meu conceito. A impressão que tive foi que o espírito vencedor de outras épocas ñ faz mais parte do profissional. Faltou brio para o atual treinador. Sobre Diniz: torço para que der certo. Gosto do futebol ofensivo e foi assim que me acostumei a assistir o sp. Mas ñ foi uma boa escolha, ante o momento histórico do clube. Mas enfim #Torcemos
Vinicius
27 de setembro de 2019Só a midia esportiva que gosta do Fernando Diniz. Nenhum torcedor,de nenhum clube gosta dele. E isso é claro. Porque é muito bom ficar assistindo futebol pra frente a todo custo,sem compreensao total de todas os setores do jogo. Porque independente se o time perde ou nao. Nao é o time da midia. Entao o que importa é ir pra cima. Acho isso uma falsa compreensao do futebol,que a midia tem. Futebol é ser melhor no ataque e na defesa. Eh ir pra cima. Mas nao deixar o adversario chegar. Tatica kamikase ,é um exemplo de futebol mal jogado. Mas que a midia adora. Seleçao de 58,62,70 para os jornalistas,era só ataque. Como se fosse um time que tomava gol toda hora. Ou que nem precisava de defesa. Atacava tanto,que o adversario era sufocado atras. Mauro Ramos,Bellini,Carlos Alberto Torres,Piazza,Brito, Everaldo,Orlando,Nilton Santos,Djalma. Parecem ate que era pessimos defensores,e o Brasil tomava gol direto. Querem saber porque o Diniz é um tecnico fraco, que perde mais do que ganha? Porque ele comete 3 erros principais: 1- Força a saida de bola curta dos zagueiros. Eh algo que o barcelona do Guardiola fazia muito. Mas com jogadores que ele treinava desde a base. Era jogadores muito tecnico. Eh algo tao dificil de achar. Que o barcelona nem faz aquele tipo de saida mais. E nem mesmo o Guardiola,consegue replicar igual essa saida. Porque é dificil ter zagueiros com saida tecnica como de um volante ofensivo. Por isso,quando os times jogam contra o Diniz. Forçam a pressao na saida do goleiro. O que deixa os zagueiros acuados,e sem tecnica,acabam entregando a bola pro adversario,proximo a meta. Agora imagine a saida de bola com Aborleda e Bruno Alves sob pressao? Nem o Anderson Martins que tem um pouco mais de tecnica,conseguiria,pela lentidao. 2- Os times do Diniz sao muito espaçados e amplos: Os espaços entre os jogadores e as linhas do Diniz,sao muito distante. Isso visa chegar mais rapido no gol,ocupando maior espaço em campo. Porem Isso permite o transito muito facil do meio e ataque adversario. Desprotegendo principalmente a linha defensiva. Fica puxado o vai e volta dos volantes. E por isso,quase sempre os zagueiros do Diniz ficam no mano a mano nos contraataques. Fora que essa busca pela bola cansa. Agora,imagina a nossa zaga no mano a mano. Se com o time mais defensivo,ja tem tomado gol no contraataque. Imagina com o time indo pra frente sem pensar na defesa. 3- Intensidade mal dosada. A palavra intensidade é muito usado por treinadores nas entrevistas. Mas os jogadores nao conseguem promover essa intensidade o tempo todo. Essa pressao pra iniciar a alta intensidade,leva ao desgaste muito rapido no jogo. Ja dizia o ditado,que o bom jogador corre certo,e nao o tempo todo. Os times do Diniz,quase sempre ja chegam no fim do primeiro tempo,pregados. Isso é caracteristica de treinador de categoria de base. Que lida só com jovens,que tem mais fisico e folego pra correr o tempo todo. No profissional,tem que correr certo,correr dosado. Porque se tem faixas de idade diferentes. E em geral,se depende tecnicamente dos jogadores mais velhos. Fato é que essa chegada a toque de caixa,do Diniz é muito estranha. Ainda mais que ele é agenciado pelo Bertolucci. Tira um cara com 47% de aproveitamento,e coloca outro com a metade de aproveitamento,em todo o periodo de série A. Dizem que o Diniz cai pra baixo. Toda vez que cai,ele sobe de time. Quando sair do Sao Paulo,provavel que va dirigir o Liverpool,Barcelona. Se cuida Zidane no Real. Eh muita boa vontade com esse cara. Ou a diretoria esta de treta. Ou o Rai é arrogante demais pra achar que o elenco é tao bom, que um treinador de desempenho pifio,vai dar resultado. Agora a moda vai ser dizer que o SAo Paulo vai continuar perdendo. Mas vai perder jogando bonito. Ridiculo a destruição do tricolor. PRa finalizar. Tomara que eu queime a lingua. Torcer nós vamos. Mas reclamar,tambem. Quem tem que provar é ele. E nao a nossa paciencia.
Caio Pecci
27 de setembro de 2019Vou apoiar. É hora de apoiar o SPFC,
Sergio Andrade
27 de setembro de 2019Não nos esqueçamos que esta é a segunda vez que Cuca deixa o São Paulo na mão. Com o Fernando Diniz no comando, garanto que daqui até dezembro ainda teremos fortes emoções. Já que chutaram o balde, seja o que Deus quiser.
Ab São Paulo
27 de setembro de 2019Eu defino o SP hoje como uma "ROLETA RUSSA" ao inverso : o tambor cheio e somente 1 sem bala. Estamos torcendo sempre para o tiro sair sem bala e dar certo. Uma coisa é certa , a gestão Leco é perdedora e disparado a pior desde que acompanho há exatos 59 anos . Li o interesse no Edilson , lateral do Cruzeiro , se for verídica esta informação , além veterano , seria o quarto lateral e mais um para o DM, alias o setor preferido da atual gestão, por favor alguém melhor informado poderia me explicar ?
Neto
27 de setembro de 2019Lamentável. O São Paulo que quero é o que tem no comando um técnico experiente, ganhador de títulos, não uma aposta. Achei que o Mancini ficaria até o final de ano e o clube investiria em Tiago nunes ou mesmo um estrangeiro consagrado. Enquanto essa diretoria não for renovada nada vai mudar. Tempos de sofrimento para os são paulinos ...
altair
27 de setembro de 2019Gostei da escolha, só tenho medo que com a sequencia que teremos agora de jogos quarta e domingo ele não consiga implementar o que pensa. Material humano agora tem como nunca teve. Rezemos. kkk
Matheus
27 de setembro de 2019esse clube virou uma várzea total. é deprimente.
James Dean do Suarão
27 de setembro de 2019Ótimo. Vão trazer um treinador que quase rebaixou o Atlético-PR e estava em vias de fazer o Fluminense cair esse ano. Só posso chegar a 2 conclusões possíveis: ou temos corintiano infiltrado na diretoria, ou estão planejando a conquista de um título inédito, a série B do brasileirão. No comentário anterior eu disse ACABA LOGO 2019. Retificando: ACABA LOGO 2020, FORA LECO!!!!
Ricardo
27 de setembro de 2019Como você mesmo disse Perrone dentro do atual contexto do clube achei uma péssima escolha, a torcida não vai ter paciência com implantação de métodos, a diretoria não vai ter paciência, o São Paulo é um clube em ebulição e precisava de alguém que trouxesse consigo uma carga de confiança, coisa que vamos ser honestos o Diniz passa longe disso, os trabalhos dele sempre foram "esquizofrênicos" começam bem e depois caem vertiginosamente, ele é o tipo de técnico que teria que ser contratado em dezembro, fazer pré temporada e tudo mais, estou extremamente pessimista
Celso Teixeira Gonçalves
27 de setembro de 2019Torço para Fernando Diniz dar certo no comando técnico mas a histórico recente do clube mostra que diretoria e torcida não terão a paciência necessária. Mais um técnico "tampão" até o final de 2019. A passagem de Leco vem sendo desastrosa, trazendo ex-jogadores para servir de escudo para ele. Trazendo estrelas para compor elenco (Pato, Hernanes, Daniel Alves e Juanfran) e dar um cala boca na torcida!
Robson Gomes
27 de setembro de 2019Também achei a contratação precipitada mas como tricolor de coração concordo com q vc escreveu
Ge Lopz
27 de setembro de 2019Um dos momentos mais tristes que eu tive com o São Paulo FC. O time precisando de estabilidade, organização, resultados e vão buscar UMA APOSTA QUE NÃO DEU CERTO EM CLUBE NENHUM. O SPFC precisando de um rumo e vão trazer um técnico que faz jogar como um bando de índios. Não é difícil prever o que vai acontecer: O SPFC vai começar a cair, vai se perder, e os jogadores vão praticamente expulsar o FRACO Fernando Diniz do vestiário. Será exatamente como os jogadores do Cruzeiro fizeram com o Ceni. Aí o estrago já estará feito de forma irreversível. LAMENTÁVEL. Poderíamos seguir o exemplo do Flamengo, mas estamos copiando o Fluminense. Momento triste da história do SPFC. #semesperança 😔
Tricolor1978
27 de setembro de 2019Acho que foi muito afobação em contratar um técnico no mesmo dia!! Como vc disse no texto anterior, poderia esperar o fim do campeonato com o Vagner Mancini. E depois com calma planejar o ano de 2020. Mas agora.....Só o tempo dirá se dará certo. Mas infelizmente não temos esse tempo!! A ver!!
Vandeilson
27 de setembro de 2019Também torço por ele. Mas já vai iniciar sua trajetória levando uma cacetada do Flamengo, quem não será de responsabilidade de ninguém, já que o Cuca (que nada agregou) pediu "malandramente" o boné antes, e o Diniz, no máximo será um expectador, já que não conhece essa cambada de come e dorme do SPFC. O pior de tudo é que com o Flamengo se jogar na retranca leva goleada e se jogar pra cima o risco da surra é iminente, não tem jeito, tipo de jogo que já está perdido antes de iniciar.
Emerson Tadeu Santos
27 de setembro de 2019Análise muito lúcida, concordo muito com ela. Assusta a falta de um planejamento mais consciente, não só do SPFC mas das equipes no geral no Brasil. Com certeza, apenas 2 clubes da série A tem feito isso nos últimos anos, Atlético Paranaense e Grêmio. Não a toa colhem resultados expressivos, diferente de outras equipes com muito dinheiro e conquistam alguns frutos. Se desejamos virar um clube empresa, precisamos começar um planejamento, não de colher frutos a todo momento, mas de termos um solo que certamente dará frutos. Sorte Fernando Diniz, o tricolor merece, o futebol brasileiro precisa.
Zayit
27 de setembro de 2019E como tá a coleção de vergonhas do SPFC?
Helio
27 de setembro de 2019Eu quero é ver gol!