OPINIÃO David Neres: o negócio foi inevitável, a dúvida será eterna!

Nação do Maior do Mundo;

 

David Neres, oito jogos e três gols pelo profissional, jogará no futebol holandês. O jogador foi negociado com o Ajax (Holanda) por 15 milhões de euros e se despede como a terceira maior venda da história do Tricolor, perdendo apenas para as vendas de Denílson (Betis) e Lucas (PSG).

 

Veja os detalhes da negociação na matéria do Globoesporte.com

 

Não conheço nenhum torcedor que comemorou a saída de Neres. É óbvio que eu, como a imensa maioria dos Tricolores gostaria de vê-lo no time principal mas o fato é que, pelos valores citados, o negócio foi absolutamente inevitável. Dois pontos me chamaram a atenção na matéria do Alexandre Lozeti (Globoesporte.com): o primeiro foi o pedido do próprio jogador para que fosse realizada a venda. Neres tem a grande chance de seguir a mesma trajetória de Romário e Ronaldo, que brilharam à partir da porta de entrada holandesa. O futebol de lá é um trampolim e se for bem, a chance de Neres seguir para um “Major Club” espanhol ou inglês é gigante.

 

Aí entra o outro ponto que me chamou a atenção. O São Paulo ainda fica com 20% dos direitos econômicos do atleta. Imaginando que Neres corresponda as expectativas, se o Ajax o vender por 30 milhões de euros (valor até baixo em se tratando de transação européia), o São Paulo levará 6 milhões de euros a mais, além da porcentagem de formador do atleta. David Neres é 100% Cotia, isso é, o Tricolor arrecadaria algo em torno de 10 milhões de euros por um jogador que mal pisou no gramado do Morumbi.

 

Se o negócio foi inevitável, por outro lado a dúvida sobre o rendimento do jogador será eterna na cabeça do torcedor. Ninguém poderá cravar sucesso ou fracasso de rendimento se o atleta ficasse no clube, mas para efeito de comparação, Denílson e Lucas, os dois maiores negócios do São Paulo, não atingiram o ápice projetado pelo torcedor. Lembramos do sucesso de Kaká e Casemiro, mas não podemos nos esquecer dos fracassos de Sérgio Motta, Ademílson e Henrique, entre muitos outros. Futebol não é uma ciência exata e dentro de campo muitas vezes dois mais dois não são quatro.

 

O mais importante de tudo isso é saber onde esse dinheiro será usado. Vamos amortizar os juros? Investir num centroavante? Que tal essa gestão do São Paulo colocar uma nota oficial sobre o destino do dinheiro de David Neres na área de transparência criada no site oficial do clube? O torcedor ficaria grato em saber que lá temos assuntos mais relevantes que atas de assembléias ou de reuniões no Conselho Deliberativo.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.