Leco e Conselho: estudo São Paulo S/A precisa ser colocado em pauta!

Nesta segunda uma importante matéria foi publicada no Globoesporte.com Ela diz que o estudo sobre o São Paulo virar clube/empresa (São Paulo S/A) está pronto e engavetado nos corredores do Morumbi há mais de um ano. O texto questiona a transparência do clube na publicação de informações básicas e classifica o São Paulo como um dos clubes mais obscuros da primeira divisão.

 

O texto não poderia ser mais claro. Meu respeito e admiração pelo trabalho de Rodrigo Capelo, jornalista responsável pela matéria, se deu com os anos. O jornalista, especializado em em negócios do esporte que, como ele mesmo diz, tenta explicar por que clubes “vencem ou perdem”, tocou na raíz principal do problema atual do Tricolor: a insistência dos homens que comandam o São Paulo em retardar um assunto que pode salvar o clube nos próximos anos e até reconduzi-lo as glórias.

 

Leia a matéria do Globoesporte.com na íntegra.
(recomendado)

 

O estudo São Paulo S/A, encomendado pela Deloitte Touche Tohmatsu Limited (uma das maiores empresas do ramo no mundo), foi entregue aos mandatários do clube no ano passado. Segundo o que apurei, o plano foi direcionado para a avaliação de José Eduardo Mesquita Pimenta, adversário de Leco na última eleição e hoje um dos membros do Conselho de Administração, e está parado até hoje. Nem mesmo uma discussão sobre o tema está prevista no Conselho.

 

Na matéria, Capelo explica como funciona a S/A e como ela dá vantagem aos concorrentes do Tricolor. Cabe destacar a mim neste post a credibilidade que o clube ganharia no mercado com a mudança de tipo de gestão: com a transparência que uma S/A, patrocinadores viriam com mais frequência e a valores mais altos.

 

Leco foi eleito presidente com promessa de modernizar o clube sob o novo estatuto e não está cumprindo o que prometeu em campanha. É culpado ou no mínimo conivente com a situação atual do Tricolor. Não só ele como aqueles que estão em sua volta, principalmente no Conselho de Administração e os conselheiros. Muitos deles não tiveram acesso ao documento que propõe a S/A.

 

Leco, Pimenta e conselheiros: é hora de propor o debate sobre a S/A sem pensar nas pessoas e sim na instituição. Como já disse Rogério Ceni, o São Paulo sangra em relação aos concorrentes. A falta de glórias é reflexo diário da negligência de vocês em ao menos colocar a pauta em discussão.

 

A mudança do modelo de gestão no São Paulo é algo que defendo há anos no clube. Para mim, nenhuma outra atitude que não seja a discussão sobre a gestão clube/empresa solucionará o problema real do São Paulo Futebol Clube.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.