O dia em que Renato Gaúcho usou o São Paulo Futebol Clube

A entrevista de Renato Portaluppi após o jogo diante do Flamengo em Porto Alegre foi um dos destaques do fim de semana do futebol. Após a partida diante do Flamengo o técnico do Grêmio sinalizou que poderá sair do Tricolor Gaúcho caso o clube não invista no elenco em 2020. “Não vou brigar lá atrás, nasci para ser vencedor” disse ele aos microfones.

 

A declaração da possível saída do técnico campeão da Libertadores em 2018 do Tricolor Gaúcho aguçou uma parte da torcida do São Paulo nas redes sociais. Parte da torcida vê no ótimo trabalho do técnico a possibilidade de um ano melhor e mais organizado dentro de campo para o elenco hoje comandado por Fernando Diniz.

 

Sem dúvidas, Renato Gaúcho provou que é um ótimo treinador, tornando o Grêmio novamente protagonista no futebol brasileiro dos últimos anos, mas há um motivo histórico (grave, na minha opinião) que faz com que seus serviços nunca sejam solicitados no São Paulo Futebol Clube. Reproduzirei aqui um trecho de um post do blog FUTEPOCA, que transcreveu com riqueza de detalhes um dos maiores micos da história do futebol: o dia em que Renato Gaúcho usou o São Paulo Futebol Clube.

 

“Em 1994, Fernando Casal de Rey assumiu a presidência do clube do Morumbi com a difícil tarefa de manter um mínimo de dois títulos expressivos por ano. Tinha sido assim em 1991, quando o São Paulo venceu o Brasileirão e o Paulista; em 1992, com a Libertadores, o Mundial e, de quebra, o Paulista; e em 1993, com o bi da América e do Mundo, mais o bônus da Supercopa. Mas a geração comandada pelo técnico Telê Santana demonstrou cansaço e, em 1994, início da gestão de Casal de Rey, perdeu o tri da Libertadores em casa e só faturou uma Conmebol com o Expressinho, sob a batuta de Muricy Ramalho.

Em 1995 e 1996, o time não ganhou nada de útil. Por isso, em 1997, Casal de Rey prometia uma contratação de peso, para acalmar a torcida. E a bola da vez foi o veterano Renato Gaúcho, então com 33 anos, que chegou a ser apresentado à imprensa em 14 de fevereiro. Só que o presidente são-paulino não sabia que tudo não passava de uma provocação do jogador ao seu ex-clube, o Fluminense, que lhe devia dinheiro. Deu certo: três dias depois, o tricolor carioca saldou a dívida de R$ 1,1 milhão com Renato, que voltou pras Laranjeiras. Fernando Casal de Rey ficou com cara de tacho e, naquele ano, ainda veria o São Paulo ser vice paulista e da Supercopa. Em 1998, quando terminou seu mandato, conseguiu ver o clube campeão paulista. Mas amargou mais um vice, do Rio-São Paulo. Sem dúvida, um presidente sem sorte. E que ficou marcado pelo “mico” do Renato Gaúcho.”

 

Tem torcedor mais jovem ou menos fanático que até relevaria esse insólito episódio em nome do atual bom desempenho de Renato como Treinador mas tenho certeza que quem viveu bem aquela época nunca irá compactuar com a presença do atual técnico gremista pelas bandas do Morumbi. Renato deu um sapeca iá iá feio no Tricolor e não merece sequer ser citado a voltar ao clube. Clube este que, por horas, ele segurou a camisa em coletiva para depois jogar por outro Tricolor… o carioca!

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.