Com o empate no sempre caliente e complicado São Januário, o São Paulo somou seu quadragésimo quinto ponto no Campeonato Brasileiro. A equipe atingiu a inédita marca de cinco jogos consecutivos somando pontos no torneio e afastou ainda mais o perigo da segunda divisão do seu caminho.
Muito torcedor ainda encontra forças para almejar a possível vaga na Libertadores mas a realidade de um elenco que está entre as cinco piores defesas do campeonato, passou 14 das 34 rodadas na zona da degola, já ficou nove partidas seguidas sem vencer e só teve três vitórias como visitante no torneio é muito diferente. Lutar contra o rebaixamento no Brasileirão 2017 foi a tônica de um dos piores anos da história do São Paulo.
É a realidade, vinda de um clube que tenta se reerguer em meio a nocivas brigas entre grupos políticos, vaidade entre seus conselheiros, eleições fora do ano e descumprimento de estatuto, entre outras desordens. Continuo torcendo pela Libertadores para nunca perder o espírito de torcedor mas permanecer na primeira divisão com o apoio maciço do torcedor apaixonado será o nosso trofeu neste ano.
Porém, aceitar a realidade atual do elenco não é compactar com a mediocridade existente no clube. O São Paulo precisa cada vez mais de um processo de competência em todos os seus setores, principalmente o futebol e o marketing. A saída passa pela separação do clube e futebol, um estudo previsto no estatuto e que deve ser avaliado no início do ano que vem. Pelo que sei, esse estudo de separação (ou seria da independência) está bem encaminhado e deverá ser apresentado ao conselho após o término desse ‘trágico’ ano.
Será que estes grupos políticos que estão na frente do Tricolor, seja no comando ou na oposição, estão realmente afim de sair desse círculo vicioso? Haverá consenso pelo caminho ou mais briga de vaidades e mudança de poder de um lado para o outro? São perguntas complicadas que devem ser feitas a cada um dos conselheiros e diretores do clube.
Sinceramente eu não sei se esses grupos políticos formados por sócios e conselheiros querem realmente o bem do São Paulo Futebol Clube em sua principal área de atuação: o futebol. Hoje em dia o fato é que a instituição TRIcampeã mundial paga a conta da seca de títulos pela ganância, incompetência e vaidade de cada um deles.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Veja também: as cinco dicas mais legais da Black Friday Tricolor.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(5) Comentários
Pedro
13 de novembro de 2017GE Lopz... Presidente? Jogador? Será que só eu vejo que esse cara não é sãopaulino??? É sempre o mesmo bla bla bla....vai torcer pro time de Itaquera o SPFC não precisa de você.
Ge Lopz
13 de novembro de 2017Essa torcida do SPFC fica se metendo em dar palpite na politica interna do clube, como se lá tivesse alguma alternativa melhor que o Leco e o Pinotti (não digo isso para dizer que os dois são o que há de melhor na qualidade de diretor de futebol e presidente de clube), uma torcida INCONSEQUENTE que é facilmente MANIPULADA para odiar ou amar certos nomes. Pedem a cabeça do Leco, mas não tem MINIMA IDÉIA das opções para presidir o SPFC depois do mandato do Leco. Só fazem criticar. Como URUBUS AGOURENTOS MANIPULADOS que são, esperam a falha o menor deslize para criticar. O cara (Leco) diminuiu a divida HERDADA pela METADE, e a diretoria de futebol trouxe Dorival Jr, Arboleda, Petros, Jucilei, Pratto e Hernanes, que SÃO OS CARAS QUE SALVARAM O TIME DO REBAIXAMENTO, o time que estava nas mãos de Rogério Ceni e que tinha MUITOS JOGADORES TRAZIDOS PELA VONTADE DO CENI. Se Leco não contratasse aqueles marrecos, seria 'fuzilado' pelo torcedor. Ou alguém duvida disso? Agora, esse torcedor que está aqui descendo a lenha no Leco e no Pinotti queria que o SPFC ainda estivesse nas mãos do Ceni, do Michel Bastos, do Cicero, do Lucão, do Thiago Mendes...?? Sim, porque o Leco FEZ A LIMPA NESSES ENCOSTOS e está contribuindo SIM para não só dentro de campo (trazendo elenco e treinador que PRESTA) o time se safar do rebaixamento, como financeiramente está devolvendo a dignidade do SPFC. Quem critica o Leco EM EXCESSO E SEM COERÊNCIA, são os caras da "turma do amendoim" do SPFC, que fica querendo tumultuar internamente o clube, querendo fazer do SPFC um palmeiras, ou seja um inferno, uma bagunça uma politicagem que só atrapalha não dando paz a nenhum presidente, diretor de futebol ou técnico. Tudo isso graças aos idiotas manipulados da "torcida" do SPFC que acham que estão fazendo "cobranças justas". Sem a mínima coerência. Será que não percebem que são repetidores dos "formadores de opinião" que tem interesse em ocupar o Lugar de Leco e Pinotti e não em fazer o bem pelo SPFC? Deixem de ser tontos! Vocês querem, exigem PROFISSIONALISMO no futebol do SPFC, querem separar o futebol profissional do clube, ok. Concordo. Mas na hora de escolher técnico, querem um cara SEM EXPERIÊNCIA NENHUMA NA FUNÇÃO como o Rogerio Ceni, uma contratação NADA RACIONAL APENAS BASEADA NO FATOR EMOCIONAL? Isso NÃO É profissionalismo. Querem o Kaká de volta? Pediram o Luis Fabiano...Ficam vivendo e fazendo o clube/time viver de EMOÇÕES DO PASSADO, e acham que isso é argumento de quem quer mesmo profissionalismo na administração do futebol do SPFC? trazer jogador para fazer "plano de marketing" para vender ingresso, ST e camisas, e o time na fila de uma década sem titulos nacionais? Isso é profissionalismo? Isso é competência me marketing? NÃO HÁ MARKETING MAIS EFICIENTE QUE UM TIME CAMPEÃO.
Adalberto Morato
13 de novembro de 2017Disse tudo..nós ja fomos de alguma forma rebaixados, de time campeao e soberano ao patamar de time ruim e sem pretensões a titulo algum.
Luiz Claudio Vieira
13 de novembro de 2017Boa tarde Daniel, Acredito ser adequado este choque de realidade que estamos vivendo, ter fugido do rebaixamento mais uma vez pelas mesmas razões de anos anteriores já é um grande lucro. Boa todos do Juvenal disputamos libertadores em sequência e no início do ano apresentavamos aqueles pacotes de jogadores inúteis e fracos que nunca resolveram nada pro tricolor. A não classificação para a libertadores vai forçar os dirigentes a pensar e planejar dois anos de futebol, um para se classificar nos campeonatos que vamos disputar e outro na intenção de vencer e ir para o Mundial. Eu não vou ficar me enganando há muita sujeira para ser varrida do tricolor. Abraços tricolores!!!
Fernando Benincasa
13 de novembro de 2017Resumiu muito bem o momento, o São Paulo encontra-se em uma situação que além de desastrosa, é "nebulosa". Todos sabem o que é o correto ou não, mas fazem questão de procrastinar. A conta já chegou faz tempo, não é de agora.