O Tricolor conheceu a sua primeira derrota no Campeonato Paulista neste domingo, no Pacaembú. Inferior, o time de André Jardine não foi páreo ao Santos de Sampaoli e marca sua primeira queda em clássicos no ano.
Mais que o resultado, era importante ver a filosofia ofensiva de Jardine em campo diante de um adversário também qualificado para o título. E o São Paulo não correspondeu em nada aos anseios do seu treinador e da torcida. O Tricolor foi inferior ao Santos fisicamente, tecnicamente, taticamente e também na vontade. Na questão física, eram dois ou três santistas na disputa de bola com cada Tricolor. Na parte tática, o meio-campo alvinegro venceu com certa facilidade o meio são-paulino e na parte da vontade, bastava ver o próprio técnico argentino na beira do gramado. Ganha jogo? Não, mas ajuda a contagiar o time em campo.
André Jardine foi um dos articuladores da proposta de jogo campeã de toda a categoria de base Tricolor, por isso tem meu apoio em seu maior desafio da vida. Mas isso não exclui o fato do time não ter jogado nada do que ele pretende como filosofia neste domingo, no Pacaembú.
— Daniel Perrone ♔ (@danielperrone) January 27, 2019
A maior preocupação deste São Paulo foi o meio-campo de saída lenta e perniciosa. Só no primeiro tempo foram quase 70% de posse de bola santista diante de um time que teve chances de contra-ataque mas não aproveitou os espaços dados pela linha avançada do adversário. Já o segundo tempo foi controle total do jogo por parte dos santistas. Para uma equipe que pretende se impor em campo, foi uma surra daquelas para a criança aprender a nunca mais fazer mal-criação. Além do meio-campo perdido, as poucas chances criadas pelo Tricolor não foram aproveitadas por excesso de erros dos jogadores. Em pouco mais de noventa minutos, uma ou duas bolas no máximo e em “nível easy” para Wanderley. Muito pouco.
Apesar de ter sido em início de temporada, a cacetada foi forte e obriga técnico e elenco a trabalhar rápido na recuperação. Nada está perdido mas, jogando o que jogou, o time provou que falta muito ainda para chegar no ponto ideal que seu torcedor exige.
Nota dos personagens da partida:
Tiago Volpi – Boas defesas e saídas claudicantes nos gols. Nota: 5,5
Bruno Peres – Fraco mas trabalhou bem defensivamente. Nota: 5,0
Bruno Alves – Zagueiro teve muito trabalho com os santistas. Nota: 5,5
Arboleda – Outro que teve muita dificuldade na zaga. Nota: 5,0
Reinaldo – Muito nervosismo e pouca eficiência. Nota: 4,5
Jucilei – Lento, não pode ser o último homem em bola parada. Nota: 4,5
Hudson – Entre força e trombada, não se impôs em campo. Nota: 4,0
Nene – Caçado no primeiro tempo, até tentou mas nada deu certo. Nota: 4,5
Helinho – Sentiu o clássico. Nada fez no jogo e foi substituído. Nota: 3,0
Pablo – Também lutou inverteu posição mas não foi eficiente. Nota: 4,5
Everton – Se dedicou, mudou de lado e criou chances. Nota: 6,0
Diego Souza – Time melhorou com sua presença, mas não criou perigo. Nota: 5,5
Liziero – Com a missão de melhorar o meio, entrou tardiamente. Nota: 5,0
Brenner – Não tocou na bola. Sem nota.
André Jardine – Seu São Paulo foi presa fácil do experiente e bom Sampaoli. É preocupante o jogo do meio-campo que começou a partida, apesar de Hernanes ser presença certa na formação titular. A missão de colocar seu jogo em campo no clássico fracassou. Nota: 4,0
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(38) Comentários
Erik Santos
28 de janeiro de 2019Caramba, Perrone, vi uma estatítistica assustadora nas TVs: nos últimos 10 anos, em clássicos fora do Morumbi, o São Paulo venceu apenas 7, e perdeu 38!!! PQP!!!
Fabricio Castro Silva
28 de janeiro de 2019Volpi falhou nos 2 gols. Meio campo lento e sem criatividade, a participação dos volantes na armação de jogadas é nula. Há anos que eu acho que o SP joga com 7 ou 8 em campo, porque sempre atacamos com menos e defendemos com menos gente. Jogo bizarro do tricolor ontem, o Santos com um time horrível foi infinitamente superior.
Nelson guerreiro
28 de janeiro de 2019Tem que ser cego pra não ver, esse time é o mesmo patético que terminou o fim do ano, mudar uma peça em cada ponta do campo(atacante e goleiro) não muda nda. A chegada do Hernanes vai só atrasar a queda de Jardine, mas esse time não briga esse ano, infelizmente. É preciso tirar TODA essa velharia lenta do meio campo urgente
Wagnão
28 de janeiro de 2019Diego Souza melhorou o time aonde? O Jardine precisa rever urgentemente estes 2 volantes brucutus!
EDSON DE BARROS
28 de janeiro de 2019Muita lentidão. Se o Jardine quiser administrar o ego dos mais experientes do grupo ,será engolido. Aparentemente ele quer dar rodagem e entrosamento para o time que ele julga ideal no momento para poder encarar o Tallares e depois da pancada de ontem o que fazer? Muda ou morre abraçado com a lentidão. Eu acho importante os jogadores mais experientes no time, mesclado com juventude, mais uma tropa de lentos no futebol atual, fique difícil.
Jairo
28 de janeiro de 2019Uma década sem títulos. Já não sei o que dizer nas resenhas de futebol.
FERNANDO DAL VESCO
28 de janeiro de 2019Pra mim o primeiro volante é Jucilei ou Hudson, apenas pra "morder", o segundo volante é o Luan que não está disponível.. E falta encaixar Hernanes assim que ele estiver 100%. A derrota dói mas é início de temporada, e é bom começar a ver o potencial da equipe agora pra conseguir ajustar a tempo das grandes competições. Podem me criticar mas pra mim o B. Peres foi o melhor em campo ontem, muita vontade e entrega, não deu moleza pra quem atacou do lado esquerdo. Saudações.
Ge Lopz
28 de janeiro de 2019UM TREINADOR DE PRIMEIRO NÍVEL FAZ TODA A DIFERENÇA. Sampoaoli, CHEGOU EM JANEIRO, NÃO TEVE PRÉ-TEMPORADA com o ELENCO TODO, não jogou a Flórida Cup, e teve jogador chegando no elenco do Santos há menos de DEZ DIAS. E mesmo assim O TIME JÁ TEM UM PADRÃO DE JOGO E OS JOGADORES JÁ SABEM O QUE FAZER EM CAMPO. O SPFC de Jardine só não foi GOLEADO ontem porque o Santos NÃO TEM CENTROAVANTE. Se no elenco do Santos de Sampaoli tivesse Pablo, Nenê, Everton e Diego Souza, O SÃO PAULO TERIA LEVADO UMA GOLEADA HISTÓRICA. E outra coisa: SEMPRE que o SPFC está perdendo o jogo, O JARDINE TIRA SEMPRE O MESMO JOGADOR: NENÊ. Isso é jogar a culpa no jogador! FAZ SEMPRE A MESMA SUBSTITUIÇÃO. O mesmo erro de Aguirre. Aí eu pergunto: TROCAR NENÊ POR LIZIERO FUNCIONOU ALGUMA VEZ??? MELHOROU O RENDIMENTO E A CRIAÇÃO DO TIME ALGUMA VEZ??? NUNCA! Nenê e Hudson foram os destaques do time nas duas primeiras rodadas. Quem foram os primeiros que ele tirou de campo ontem? Nenê e Hudson!! ADIANTOU ALGUMA COISA? NO SEGUNDO TEMPO, O SPFC NÃO DEU UM CHUTE SEQUER AO GOL DO SANTOS! No papel, o time/elenco do SPFC é MUITO MAIS FORTE que o elenco do Santos. Vocês acham que o jardine, comandando esse mesmo elenco do Santos do Sampaoli, venceria o SPFC se o tricolor estivesse aos comandos do Sampaoli? JAMAIS! O SPFC golearia o Santos, seria um atropelamento! Jardine está acompanhando o "time de cima" do SPFC há pelo menos uma ano, tem uma base montada do ano passado, que recebeu reforços, conhece o elenco...e na hora do clássico leva um BAILE de um técnico que chegou "ontem" ao Brasil. O SPFC vai levar outro cacete em Itaquera. Basta! #QUEREMOSTREINADOR #CUCAJÁ
Smiles de J. Exel
28 de janeiro de 2019Nada a comemorar neste jogo ridículo que o SP apresentou, faltou tudo, técnica, tática e principalmente vontade. Os jogadores do Santos mesmo com o pouco tempo de treinamento com o Sampaoli mostrou um entrosamento e intensidade fora do comum. Sempre achei o Jardine uma boa opção pois a estrutura e a forma de jogar de toda a base vencedora do SP foi arquitetada por ele, mas infelizmente tenho que admitir que lhe falta cancha pra treinar profissionais. O futebol de hoje exige grande intensidade e vejo nestes jogadores (com algumas poucas exceções) pouca ou nenhuma compatibilidade com esta ideia de jogo, lhes faltam inteligência emocional e principalmente vontade, normalmente são engolidos por times que conseguem executar tal jogo. Vejo jogos da Inglaterra e por lá os grandes times se alternam num ritmo alucinante, com muita qualidade no passe e no posicionamento tático. Mais um ano difícil , mas a esperança é a última que morre.
Zayit
28 de janeiro de 2019A gente fala mas não dão atenção... Ontem ficou bem nítido o time que tem técnico é o time que NÃO tem técnico. Um time "sem nomes" corria pelo treinador. O outro... bem, deixa pra lá. Parabéns Raí!
Luiz Claudio Vieira
28 de janeiro de 2019Bom dia tricolores. O time e elenco do Santos São inferiores ao nosso, uma das diferenças é que lá os atletas menos badalados compraram a ideia do treinador bar serão campeões não sabemos mas pelo menos estão jogando um bom futebol. Esse grupo atual do São Paulo tem uma coisa que grita a cada jogo grande que perdemos que é a falta de vontade isso aí dinheiro nenhum paga. Não sei se somente o Pablo e o Hernanes vão mudar o patamar do time se a maioria do atletas são de jogadores acomodados e felizes por ganharem bem e receber em dia. No Santos direitos de imagem estão atrasados . Outra coisa só por um milagre o São Paulo não vai perder os três clássicos do estadual com este grupo cairemos novamente na semifinal. Uma lástima e um choque de realidade. Já que o estadual não serve pra nada só vou acompanhar o time na libertadores e brasileiro.
Matheus
28 de janeiro de 2019ontem eu fiquei com pena do Pablo em campo, o cara não recebeu 1 bola limpa pra chutar no gol . pena do sao paulo fc tb, 27M num jogador que, sem uma transição descente , não poderá nos oferecer todo seu potencial.
Matheus
28 de janeiro de 2019@samuel disse tudo, esses pernas de pau estão judiando demais da camisa e historia do sao paulo fc e já faz tempo.
Samuel Benegas
28 de janeiro de 2019Parabéns ao Santos pela competência e profissionalismo. SPFC como judiam de você, ao elenco do SPFC "VOCÊS SÃO RIDÍCULOS" ! Mais um ano de derrota, vergonha, esperança não confirmada, ta f*
Karli
28 de janeiro de 2019Perrone... mal-bem mau-bom = criança mal criada. Esse Helinho tomara que não fique só naquele gol contra o Flamengo. Pegou a mania de tocar pra tras e não ta jogando nada. Jucilento e Hudsono vão morrer abraçados com o Jardine. Não chega no Carnaval.
Daniel
28 de janeiro de 2019Zero pro Jardine!!! Estagiário teimoso, Hudson e Jucilei não podem jogar juntos, será que ele ta cego? Liziero titular e quando o Luan vir da seleção também merece a titularidade.
Pedro
28 de janeiro de 2019Às vezes eu tenho vontade de rir com a torcida do São Paulo, o Santos fez jogos bem meia boca até esse contra o São Paulo e após a vitória de hoje o técnico deles é um monstro e o Jardine é um lixo. Acho que o time do São Paulo é fraco, fora o Hernanes contratou mal e estão vindo já com o mesmo papo furado de desculpas de falta de elenco, que o técnico não presta, daqui a pouco vai ter laranja podre, as mesmas conversas fiadas de sempre, o São Paulo esqueceu que é grande e hj pela falta de títulos a torcida por não ter mais o que fazer, pois já estão esgotando todas as desculpas, acabam achando qualquer jogador mediano bom e que vão resolver, espero estar errado, mas apostar que o Hernanes vai consertar o time é mais um desespero de quem começa a já não ver luz no fim do túnel. Para mim as coisas estão erradas acho que o time principal tem que se espelhar na base e ver o que está sendo feito lá para poder implementar no time principal... Hoje quando vi em 20 minutos de jogo com o Santos tendo 70% de posse de bola, fui fazer minhas coisas... Vergonha esse é o sentimento...
Marcos
28 de janeiro de 2019Jucilei e Hudson não dá.
Geraldo
27 de janeiro de 2019Insistir no Jardine, vamos perder todo o primeiro semestre, igual foi em 2017, o SPFC atualmente não pode ter promessas como treinador. O Raí não é do ramo (dirigente), e caiu na conversa de empresários, time caro, lento e pesado. Infelizmente somos um time médio do futebol brasileiro.
Rafael Triani
27 de janeiro de 2019Boa noite tricolores! Pra mim ficou mais do que provado que treinador é muito mais importante que jogador. Impressionante como o time do Santos com todas suas limitações técnicas, os jogadores compraram a “ideia” do Sampaoli e literalmente atropelaram nosso amado time. Fico com a sensação que enquanto esses abutres não investirem em um técnico vencedor continuaremos a sermos meros coadjuvantes. Não estou falando de técnico meia boca ou que não se encaixe com a filosofia do time como aquele retranqueiro estrangeiro que esqueci o nome (Paton eu acho) que era vitorioso mas em nada tem a filosofia do clube. Me preocupa o “conformismo” da torcida não em perder, porque perder é normal faz parte do jogo, mas sim a forma que perdemos, foi um baile sério. O Vanderlei nem a roupa sujou. Temos problemas em algumas posições? Claro que temos, mas qual time hoje não tem? O nosso rival verde tem um problema no miolo da zaga, mas o Felipão sabiamente não deixa os times chegaram muito por ali, logo esse “problema” não se destaca perante ao sucesso do time. Enfim, enquanto tivermos apostas como Ceni, Jardine, Aguirre ou treinadores sem identificação com o estilo de jogo do clube continuaremos nessa seca de títulos. Espero que o Jardine para de insistir em algumas coisas óbvias, como Hudson e Jucilei juntos, mas não estou com muita esperança, visto que no segundo tempo ele só queimou o Helinho e não mudou em nada a característica do time jogar. Esse é outro ponto, a falta de saber alterar o estilo do jogo do time, parece que o único esquema é esse de pontas. Os treinadores que aqui passaram nos últimos anos pouco ousaram. Veja o Sampaoli hoje, mudou para um esquema com 3 zagueiros e mesmo assim continuou melhor no jogo. Preocupante.
Wellington
27 de janeiro de 2019Jardine já caiu ele só não sabe ainda!
Wellington
27 de janeiro de 2019Jardine já caiu elesó não sabe ainda!
henrique alfonso
27 de janeiro de 2019concordo tb Jucilei e Hudson não tem como jogarem juntos, todos falam na proposta do Jardine de controlar o jogo como os times da base, mas com 2 volantes q só marcam não da. Outro ponto é que o @nene é um ex-jogador em atividade! Todos aplaudem e elogiam o cara, mas ele só joga contra Mirassol, Bragantino ... jogo grande ele é aquele jogador que se esconde sempre. O Jardine tem medo de deixar ele no banco isso é fato. Acho q o técnico n vai durar mto tempo por isso.
Roberto
27 de janeiro de 2019O que o JARDINE ensinava aos meninos de 16,17,18 anos jamais será assimilada pelos jogadores do time de cima ...esqueçam....vcs acham que NENÊ e compania vai obedecer JARDINE ?
Guatavo
27 de janeiro de 2019Lembra da febre dos eletrônicos trazidos do Paraguai nos anos 90? Então, muitos desses eletrônicos vinham na frequência de 50 Hartz adotada em outros países mas no Brasil a frequência é 60 Hartz. Analogia perfeita pra fazer combo SPFC. O clube inteiro principalmente jogadores a anos trabalha na frequência de 50 Hartz. A conta é muito simples. Hernanes terá q trabalhar, jogar a 160 Hartz pra fazer esse time jogar futebol. Será que vai conseguir? Tenho até pena do Profeta que terá que se matar pra fazer esses jogadores vergonhosos serem medianos.
Caio D. Luciano
27 de janeiro de 2019Algumas coisas são um pouco difíceis de entender, pelo menos pra mim... 1 - O Hernanes está machucado? Se não está, seria muito pesado pra ele jogar hoje (clássico) e depois só na Libertadores? 2 - Praticamente todo mundo concorda que Hudson e Jucilei são bons, mas juntos o time fica lento e ineficiente. Por que o Jardine não enxerga isso? 3 - Perder é normal, mas como pode uma equipe experiente não conseguir completar 3 passes seguidos num jogo? Sou a favor de dar oportunidade pro Jardine, mas o tricolor está péssimo há anos e nada muda. Que urucubaca é essa...
Murdock
27 de janeiro de 2019Uma observação rápida: o Reinaldo deve estar com algum problema psicológico. Desde o segundo semestre do ano passado que fica extremamente nervoso em todos os jogos e toma muito cartão. Alerta para isso, pois pode ser expulso em jogo decisivo.
Cerberus
27 de janeiro de 2019Mais do mesmo do mesmo do mesmo dos últimos anos, começou o ano para o SPFC. Nosso time parece mais um abrigo para refugiados que falam vários idiomas e sem um gerente, cada um que chega que se vire. Enquanto o Nanicoleco mandar no Tricolor do Morumbi vai ser daí pra pior!
Erik Santos
27 de janeiro de 2019Gosto do estilo de jogo do Jardine, mas me parece que nesse elenco ele não conseguirá implantar. Em dado momento do jogo, estavam em campo Nene, DS, Jucilei e Hudson. Com eles juntos, não há como implantar o estilo que ele pretende. Faz-se necessario rejuvenescer o elenco. A vinda do Pablo é 1 exemplo disso. E pela coletiva que o Jardine deu agora pouco, acabaram minhas dúvidas quanto a condição dele no comando: Ele não tem respaldo algum dessa diretoria. Ele é o cara certo no contexto e momento errados. Se a diretoria der 1 pé nele, como infelizmente vai acontecer se não avançar na fase Tolima da Libertadores, estarão perdendo 1 profissonal não só pro futuro, como tb pra base.
Norton
27 de janeiro de 2019Apenas uma choque de realidade... Estamos no terceiro ou quarto pelotão no cenário nacional: 1) Palmeiras e Flamengo 2) Cruzeiro e Grêmio 3) Inter, São Paulo (?), Corintians 4) Santos, São Paulo (?) Se (...) em 2020 o câncer maior sair.. e o clube decidir se profissionalizar..talvez em 2022/2023 possamos almejar títulos. Até lá, contentemo-nos com as “copinhas” da vida...
Marcio
27 de janeiro de 2019Começou a maldição de perder classicos!!!
Renato de Souza Evaristo
27 de janeiro de 2019O time veio de uma boa apresentação, mas, novamente ao enfrentar um time grande, volta a apresentar um futebol de time pequeno. Time sem criação alguma, com a perna presa. Pablo sumido em campo, sem velocidade, parecia cansado. O time jogou apenas no contra ataque mas, não acertou nenhuma jogada, somente cruzamentos sem perigo algum... Volpi, apesar de salvar várias bolas, deu mole nos gols, principalmente o segundo, onde demorou demais pra sair no atacante, mesmo sendo o último homem! Parece que sofre uma síndrome incurável de derrotismo e medo frente a times de grife. Não sei qual a explicação...
Maurício Leopoldo
27 de janeiro de 2019Como fui crítico de eetividade do André Jardine de primeira hora REPITO se a diretoria (Leco e Rai) quiserem chegar a lugar algum, precisam contratar um treinador de verdade ONTEM e principalmente u meia armador.
James Dean do Suarão
27 de janeiro de 2019Primeiramente: parabéns ao adversário. Partida impecável, superior taticamente, na vontade (ganharam todos rebotes), na concentração. Tivessem uns 2 jogadores mais técnicos, 4 x 0 teria sido pouco. E do SP, falar o quê? Se nem em campo entrou. Só resta aplaudir o rival mesmo.
Sílvio Freitas
27 de janeiro de 2019Para mim , Volpi falhou nos dois gols, além da lentidão do meio campo e a sonolência do ataque
Leandro molina
27 de janeiro de 2019Falta técnico para o SPFC...
Celso Teixeira
27 de janeiro de 2019Clássico é jogo para testar o poder de decisão de um técnico. No 1° em deste ano, André Jardine foi péssimo, desde a escalação até as substituições (chamou o Liziero depois desistiu e tardiamente o colocou em jogo). Concordo com a análise da maioria dos jogadores. Volpi foi bem em algumas bolas mas vacilou nos dois gols, Jucilei não dá mais pela lentidão e erros de passes curtos, Helinho sentiu o clássico e ficou claro que o time inicial tinha um meio campo "tartaruga"...
Sam
27 de janeiro de 2019Jucilei e Hudson juntos é um meio MUITO fraco na saída de bola, os dois juntos não podem atuar quando o intuito for ganhar o jogo, talvez em situações pra segurar o jogo mas são muito lentos e sinceramente, falta qualidade de chegada nos dois.