Mais uma cena emblemática em uma derrota do São Paulo em clássicos, algo que vem sendo cotidiano nos últimos anos. O lateral Reinaldo, alheio ao resultado e a importância da partida para o torcedor são-paulino, sai abraçado e aos sorrisos com um adversário. A imagem foi captada da internet na saída de campo das duas equipes, em Itaquera.
Amizades a parte, a imagem simboliza a falta de compreensão e sentimento do elenco Tricolor em relação a um clássico. Mesmo atuando de igual para igual, o São Paulo perdeu mais um jogo em falhas individuais e sai de campo dando a impressão que participou de apenas um amistoso, do tipo “Florida Cup”.
“E aí amiguinho, vamos jogar um futmesa ou vamos pra balada ?”.
O KINGNALDO, para os tontos, saiu muito “triste” com a derrota. pic.twitter.com/Y2kjkKdnu9
— Beto (@Beto_Morumbi) February 18, 2019
Não tenho nada contra a pessoa Reinaldo. Acho um jogador fraco para atuar com a camisa do São Paulo, supervalorizado até pelas mídias do próprio clube. Mas não é esse o ponto do texto. Nem tão pouco tempo atrás, São Paulo e Corinthians protagonizavam uma acirrada rivalidade, a ponto dos funcionários do rival serem instruídos a não cumprimentar os Tricolores, mesmo havendo amizade. Vampeta, ex-jogador do Corinthians confirmou isso no programa “Bola da Vez” e o próprio Lugano, ídolo do São Paulo, vivia dizendo que nunca trocava camisa com um corinthiano ou palmeirense.
A última vez que vi brio pré, durante e pós um clássico foi na vitória contra o próprio Corinthians na fase de grupos da Libertadores 2015. Os jogadores, funcionários e torcida criaram um verdadeiro clima de terror para o rival, culminando em uma vitória tranquila onde o protagonismo foi todo Tricolor.
A culpa não é só de Reinaldo e não quero transformá-lo no único exemplo de descaso em relação a jogos grandes. O problema vem de cima; de quem instrui, de quem forma jogadores para jogar em time grande. Minha sugestão é que o clube tire Lugano do cargo quase decorativo onde ele está atualmente e o aproveite em seu habitat verdadeiro: o vestiário. Com Lugano no futebol, a chance de casos como esse acontecerem seria mais difícil. O São Paulo precisa de gente que sabe e ensine os que não sabem que clássico não se joga. Clássico se ganha.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(50) Comentários
Rodrigo Da Costa Ávila
19 de fevereiro de 2019Parabéns Perrone, mais um excelente post. Time sem alma, parece q esses jogadores nunca torceram para time nenhum na vida e não sabem o q os são paulinos estamos passando.
Ab
19 de fevereiro de 2019Entendo perfeitamente o comentário, talvez aquele momento fosse normal, como vemos lutadores de MMA , tanto vencedores como vencidos se confraternizarem ao final, são esportes e não uma guerra. Mas para quem sabe fazer a leitura correta, sabe que para muitos o que vale é a conta bancária no fim de mês. Para exemplificar ,canso de ver o jogo rolando e a necessidade do foco e do interesse e vários medalhões encabeçados pelo chefão Nene, as gargalhadas e brincadeiras no banco de reserva, pouco se lixando pelo que esta rolando. Concordo plenamente , o Reinaldo ta mais pra mídia que pra futebol.
Thiago
19 de fevereiro de 2019Normalmente concordo com suas opiniões Perrone, respeito seu ponto de vista mas discordo da maneira como foi colocada. Uma foto tirada do contesto não representa ou define uma atitude. Ruim por Ruim o Reinaldo é um dos jogadores mais pilhados em campo. Muitas vezes até exagera. O que falta é qualidade mesmo. Acho normal cumprimentar amigos rivais seja na Vitória ou derrota, isso é esporte.
Luis
19 de fevereiro de 2019Ridículo esse post. Estamos todos nos apequenado: diretoria; time; torcida; blogueiro.... consequência da falta de títulos. Tô puto com Reinaldo e time todo por conta do desempenho, falta de coragem, atitude, etc... mas pegar uma foto do cara cumprimentando o Jadson e pegar no pé dele beira a maldade (pra não dizer trairagem) PS: ainda não entendo essa idolatria ao Lugano...o cara tá lá faz anos: primeiro como ex jogador em atividade, depois como gerente (inexperiente) remunerado, e ainda existe esperança que ele mude a "atitude"? Que fase!!!! Abs
LUCAS DEL ROY
19 de fevereiro de 2019Você fala muita merda! Eu sou São Paulino e vejo a atitude dele como profissional. Ele não tem que misturar garra dentro de campo com falta de edução fora dele... O futebol evoluiu e não tem espaço para esse tipo de jogador mascarado. Até porque amanhã depois você não sabe se ele, dispensado do São Paulo, não poderá vestir a camisa do rival. O cara é pai de família e tem que pensar no futuro dele... Pára de ser tonto!
Danilão
18 de fevereiro de 2019Perrone tem uma turma aí nos comentários, que não entenderam ou não quiseram entender, sei lá, o problema não é cumprimentar o adversário (isso é um ato de grandeza pessoal,é saber perder,é dar bom exemplo,é o entendimento que tudo isso é um ESPORTE), o problema é sair aos risos,deixando claro que está alheio ao que acontece,no meu TRABALHO, fico aborrecido, chateado quando algo não dá certo,sou do tempo em que o chefe chamar minha atenção "perco o dia".Para nós futebol é entretenimento,paixão, pra esses caras é PROFISSÃO, e se o trabalho deles está uma porcaria, anos luz aquém da história do SPFC, e saem dando risadas, a inevitável conclusão é: são um bando de canalhas, sem vergonha! Mas penso que o errado não é o Kingnada, é quem contratou, e pior quem trouxe esse pereba de volta.Dizem que o Tricolor perdeu a identidade, sim isso é fato e onde está a identidade de um time? Está nos seus jogadores,na sua torcida...o Tricolor vem repetindo a anos o erro de contratar jogadores que não sabem o que é SÃO PAULO F. C., jogadores ruins,preguiçosos e sem caráter, por que ganhar o salário que eles ganham e nem ao menos se dedicar,se entregar,"comer grama", desculpem, mas não têm caráter.
José Antônio
18 de fevereiro de 2019Enquanto Reinaldo jogar no São Paulo, o glorioso será como um time pequeno e não ganhará nada. Esta é minha tese. Esse jogador repredenta o fracasso, o despreparo e a mediocridade.
Caio D. Luciano
18 de fevereiro de 2019Concordo plenamente, Perrone! A diretoria e os jogadores esqueceram que a razão do time existir é a torcida. Quem deve ser agradada é a torcida. Menos diplomacia e mais sangue no olho!
Samuel B
18 de fevereiro de 2019esse tal de Reinaldo ja afundou a gente no passado, emprestaram ele e ele fez um campeonato mediano no singelo Chapecoense e ja acharam que ele era o Roberto Carlos da lateral. O SPFC somente paga pelas burrices que ele mesmo faz. Essa diretoria é ruim !! os jogadores que ai estão são somente o efeito (a causa tem nome e sobrenome e senta la na cadeira mor do Morumbi)
Alex Tricolor
18 de fevereiro de 2019Saudades do tempo em que jogadores como o Souza falavam antes do jogo e ia lá e honrava a camisa , e a torcida vibrava com um time empenhado em campo , mas agora infelizmente pra esse time tanto faz uma derrota , uma troca de camisa na derrota e uma torcida envocada que não merece esses tipos de jogadores ,presidentes e diretores amadores no nosso Tricolor Paulista.
Heron
18 de fevereiro de 2019Perrone, não liga não para essas críticas, infelizmente estamos vivendo um novo tempo, uma onda "progressista" formados por pseudos intelectuais que acredita que qualquer atitude um pouco menos amigável com um adversário, já é uma apologia a violência ou coisa do gênero, esse tipo de torcedor ainda não ligou os pontos e compreendeu que essa apatia em campo tem haver exatamente com isso que vc tentou explicar, pois os nossos adversários nada de braçada em cima de nós, pq lá eles levam a sério a rivalidade, enquanto no SPFC e parte da torcida, isso virou algo "deselegante" e coisa de gente mal educada, ae depois chamam o clube e a torcida de bambi e não sabem pq da zoação.
Heron
18 de fevereiro de 2019Perrone vc foi muito feliz nesse tópico, pois eu to falando isso faz tempo, o problema dos fracassos do SPFC em campo é o REFLEXO das diretorias que temos nos últimos anos, formados por um bando de almofadinhas que não entendem nada de futebol, apenas querem manter uma boa aparência com todo mundo, sendo "elegantes e cordiais", pois acreditam que isso é bom para a imagem do clube fora das 4 linhas, esquecendo que isso pode ter o efeito contrário dentro de campo. Não to dizendo que a diretoria precisa ser formada por um bando de trogloditas e pessoas sem nenhuma educação, longe disso, eu quero dizer que precisa de pessoas DEDICADAS, que entendam que o futebol não é apenas essa racionalidade superficial, tbm tem que haver PAIXÃO, criando um clima "tenso" (não confunda com violência) para os adversários que jogar no Morumbi, e toda uma preparação psicológica que dá ao jogador a sensação de estar jogando no maior clube do país para dar confiança à eles, e sinceramente não vejo esse trabalho em nossas diretorias e conselheiros, pois parecem estar desconexos do mundo do futebol, e apenas interessados em suas benesses e cargos.
Maurício Leopoldo
18 de fevereiro de 2019Desculpe meu caro,mas que texto ridículo, típico de um troglotida que vive na era da pedra. Acaba o jogo, em especial clássico, e os jogadores tem que sair na portada? Para piorar neste Brasil que vivemos hoje este post joga o torcedorcontra o jogador. Lamentável. Difícil saber isto saiu do equilibrado Daniel Perrone.
WAGNER COSTA
18 de fevereiro de 2019Quem também era muito ciente disse era o Pratto, lembro de uma vez que ele deu um belo de um esculacho em parte do elenco após uma derrota: disse para o "Ruindrigo Caiu" e companhia que dia de derrota não era dia de sair e ir pra balada se divertir/ comemorar, era dia de ficar concentrado mostrar pro torcedor que sentiu a derrota, em outra vez ele disse que por mais amigo que fosse no campo era adversário (diferente de inimigo)
Victor Lira
18 de fevereiro de 2019Reinaldo Bobo da Corte, bom nas piadas fora do campo e dentro dele uma piada. Depois de mais uma derrota sai com sorriso na cara e tem gente que acha isso normal. Esse SPFC ta uma varzia.
Victor Lira
18 de fevereiro de 2019Reinaldo Bobo da Corte, bom nas piadas fora do campo e dentro dele uma piada. Depois de mais uma derrota sai com sorriso na cara e tem gente que acha isso normal.
Victor Lira
18 de fevereiro de 2019Estou lendo alguns comentários de torcedores q acham a atitude do Reinaldo normal. Ontem após outro vexame desses acomodados que estão ressuscitando qualquer clube em má fase, vejo esse palhaço dando risada abraçado com outro zé ruela que desrespeitou nossa instituição. E tem gente que ainda acha normal? Cumprimentar jogadores de times rivais no final do jogo n é o problema, mas sim o conjunto da obra.
Daniel Perrone
18 de fevereiro de 2019Concordo com você. Não é normal sair como se estivesse saindo de um treino. Amizade é uma coisa, respeito é outra. Aqui não pregamos a violência mas não é de bom tom sair de risada com o adversário após uma derrota. Mais uma. abs
MARCELO ALVES PEREIRA
18 de fevereiro de 2019Acho que exagerou Perrone...
Daniel Perrone
18 de fevereiro de 2019Cada um tem sua opinião. Não é para ser inimigo do rival mas em jogos assim, vai cumprimentar depois, no vestiário, na garagem, no bar, na balada. Na frente da TV deve ter o respeito para o torcedor. abs
Cezar
18 de fevereiro de 2019Ridículo esse post. Se você realmente pensa isso, é melhor parar de assistir futebol. É uma tremenda imbecilidade querer mandar nas amizades dos outros seja lá por qual razão. Isso é esporte, não guerra. Eu tenho várias críticas quanto ao que ele e outros jogadores fazem durante a partida, mas fora de campo eles são livres para curtirem a companhia de quem quiserem.
Daniel Perrone
18 de fevereiro de 2019Fora de campo. Falou bem. Dentro de campo, na frente da TV é bom evitar, ainda mais perdendo o jogo. Nossos times vencedores não tinham essa atitude. PS Não condeno a amizade e sim a atitude. abs
Ivan Sá
18 de fevereiro de 2019A que ponto chegamos... um bando de pessoas que se dizem torcedores estão criando caso porque um jogador cumprimenta a outro que é rival. O nome disso é profissionalismo. Rivalidade deve existir no campo e na arquibancada. E só. Acabou o jogo todos são amigos e devem sim se cumprimentar. Pela posição do texto, eles devem ser inimigos, já que citou casos ridículos. O torcedor então tem que odiar os amigos, colegas de trabalho depois de um clássico. É esse tipo de merda que incita a violência na torcida. A diretoria é incompetente, sim. A situação precisa mudar, imediatamente. Mas a nossa torcida precisa mudar tanto quanto o resto já que a coisa só vai melhorar dentro de campo quando houver uma paz que preste... eu ainda acho que quem fará o São Paulo ser rebaixado será a torcida... a diretoria é só um plus nessa conta
Fernandes
18 de fevereiro de 2019Na boa. Nada a ver isso. Ele não tá comemorando derrota. Apenas cumprimentando um amigo. Isso acontece em todos os esportes e no mundo todo. Vencendo ou perdendo.
Gustavo
18 de fevereiro de 2019Discordo. Reinaldo é fraco, ponto final. Mas aí não pode após o jogo ir falar com um amigo? Aí já é demais. Se fosse caso de morte da mãe, tudo bem....mas cumpirmentar e rir com amigo após uma derrota aí já é pegar muito no pé. Ele com certeza tava puto, mas isso não impede ninguém e ser amigável com alguem que conheça
Ge Lopz
18 de fevereiro de 2019Eu já falei que esse Reinaldo é um idiota. Isso dai, cumprimentar ou ter amizade com jogador do rival é o de menos. E pela foto me parece o Jadson, com quem deve ter jogado no SPFC. Hernanes ano passado foi lá no CT do Palmeiras levar uma camisa para o Jean. Deve ter cumprimentado algum outro jogador do rival que também faz do SPFC um freguês. Isso não é nada. O Reinaldo é um pereba que se acha craque e intocável e ninguém o tira do time. ESSE É O VERDADEIRO PROBLEMA do caso Reinaldo. Duvido que outros jogadores, inclusive o Hernanes, tenha se recusado a um aperto de mão com um adversário ao final do jogo. Não misturemos as coisas.
Diego Plazezwski
18 de fevereiro de 2019Concordo que, nos jogos anteriores, faltou garra ao time. Em jogo passavam a impressão de desânimo e descaso. Neste jogo, houve mais empenho. Todavia, não concordo com a matéria. Esse tipo de coisa inflama situações como as que ocorreram entre Vasco e Fluminense. Deveriam ter vergonha de culpar um jogador por ter amizade com jogador de outro time, quando a diretoria é que tem se mostrado incompetente. Falem de futebol dentro de campo.
Leandro Molina
18 de fevereiro de 2019Lugano cairia como uma luva no vestiário, o time como um todo está sem brio, saudade da época não tão longe, que Cicinho vibrava até com bola mandada para lateral... Saudade do meu tricolor...
João Henrique
18 de fevereiro de 2019Minha opinião isso é chororô. O São Paulo é um time mediano nos tempos atuais. Vamos ser sinceros... fiquei satisfeito do time não ser "engolido" em campo e o jogo terminar mais um 6x1. Temos que ter humildade, fazem anos que estamos vivendo na soberba do passado, assim como a diretoria. Enquanto não aceitarmos que hoje ficamos para trás, nunca voltaremos a ser protagonistas em um campeonato.
Marcelo
18 de fevereiro de 2019É sério mano que vc fez um post desse? apague isso que vc tá passando vergonha. Cadê uma critica de forma veemente para o Leco, o Raí e o bando de conselheiros sanguessugas do SP? Ataque o primeiro escalão...
Flavio
18 de fevereiro de 2019Eles estão com problemas psicológicos, pessoal, vamos ser humanos com eles. PQP, os caras ganhando rios de dinheiro, pagamento em dia e em campo um bando de mortos que não se entregam em campo. Podiam fazer isso pelo menos pelo salário que recebem. Mas cobrar deles paixão pelo clube? Difícil. Sou muito mais o pessoal da base. Escalar Antony como titular. Bem como os outros dois volantes da base. Acredito que seria mais dedicação em campo do que esses dinossauros aí que só sugam do nosso tricolor. Ah, fora Leco!
Emerson
18 de fevereiro de 2019Concordo totalmente com o Fernando. E contra o que você disse do Reinado. O que você disse nessa matéria levou ao Kaká, Maicon, Casemiro, Rodrigo Caio, Jadson irem embora do Morumbi, e queimou Paulo autuori e RC1. A culpa nunca foi do Lucão ou do Rodrigo Caio. A culpa é do clube que perdeu totalmente a identidade, e sofre de uma terrível baixa auto estima depois que o apelido Bambi começou a tirar todos do sério. Esse jogo é só consequência da demissão na hora errada do Aguirre, ou seja, do planejamento errado do clube.
Rogério56
18 de fevereiro de 2019Já se acostumaram em perder ! Virou coisa natuaral ! Não há cobrança ! Isso que viramos ! Triste isso para nós torcedores !
Caio
18 de fevereiro de 2019Isso chama-se saber perder. Todos os clubes passam por essas crises. É a nossa vez. Tem que trabalhar para sair dela, e vai sair. Sem chororô. Sair de campo bravinho é bem mais ridículo do que saber perder e sair numa boa e cumprimentar o adversário, coisa de quem é grande. Quem é grande, sai de cabeça erguida.
Roberto Magalhães Costa
18 de fevereiro de 2019O que esperar de seus funcionários se o mandatário mor (Leco) nem São Paulino é? Exemplos vem de cima, e os exemplos que os jogadores recebem de seu presidente é o descaso, falta de comprometimento com a instituição, E os resultados são os que a gente vê nos últimos dez anos.
Juliano Danilo
18 de fevereiro de 2019Daniel, bom dia. Você viu que tem uma dessas petições com mais de 50 mil assinaturas pedindo a saída do Presidente? Não existe uma forma de vocês, que circulam dentro do clube, tornarem isso algo significativo? É assim? Seremos reféns dessa gestão estúpida pra sempre? Ou teremos que esperar por um "Andrés Sanchez" que tire o nosso "Dualib"? Abraço de um antigo seguidor.
Daniel Perrone
18 de fevereiro de 2019Não somos conselheiros. Eu assinei a petição e divulguei. Quem está na cadeira do conselho tem o poder de decisão coletiva. abs
Erik Santos
18 de fevereiro de 2019Esse descaso é notado em campo há tempos, só não vê quem não quer. Como eu disse em outro posto,bver essa ameba e outros com essa camisa é de uma indecência sem tamanho!
James Dean do Suarão
18 de fevereiro de 2019Matou a pau. É isso: tanto faz ganhar ou perder. Jogar contra o Novorizontino ou contra o Curintia, ou decidir uma vaga contra o Talleres, pra esses encostados é tudo a mesma coisa. Ganhando ou perdendo, os milhões estarão na conta do mesmo jeito. E olha que o adversário dessa vez nem entrou pilhado como é de costume, ao contrário até. Jogaram tranquilos, pois eles, nós, o Papa, até o Fábio Assunção sabem: uma hora o tricolor entrega a rapadura. Pois com o desleixo e a falta de foco as falhas aparecem, e isso explica porque ano após ano empilhamos eliminações vexatórias e derrotas e mais derrotas em clássicos.
Josiel
18 de fevereiro de 2019Apesar que entendi seu ponto de vista não consigo visualizar dessa forma, essa demonização de jogadires só desgasta, jogador precisar entender seu papel mas se tudo vai mal vou exigir que ele saia chorando de luto, a coisa é muito mais complexa, sei que falou que vem de cima, mas deveria dar mais ênfase a isso, como exemplo a postura do próprio presidente do clube que continua comodamente apático.
Dagsson
18 de fevereiro de 2019Sinceramente não vejo problema nisso. Inclusive acho que a mesma atitude deveria ser feita todos. Deveria ganhar o jogo na qualidade do futebol, não no apito, grito ou catimba. Mas independente disso, o time do spfc esta descompromissado realmente com a torcida e com o clube e não vejo esperanças em 2019
Juliano kaju
18 de fevereiro de 2019Cargo do Lugano foi pra sossegar a torcida Os jogadores q hoje mandam no clube jamais deixariam ele assumir algum cargo Reinaldo é um otário, se acha o Marcelo , que bater na bola difícil é única coisa q sabe fazer é bater lateral na área Saudades de quando falavam q o Dagoberto era para já podre Podia até ser como diziam , mas ele sempre resolvia e não fugia de jogo
Jefferson
18 de fevereiro de 2019Slc a torcida não aguenta mais tantos vexames 7 anos essas palhaçada, os únicos times que se "salvam" de 2012 pra cá é o de 2014 e o 2016 pq de resto foi só dor de cabeça, até o time de 2017 quando entramos numa longa briga para não sermos rebaixamento jogava com mais vontade do que esses cara.
Eduardo Camara
18 de fevereiro de 2019Grande Daniel, esse POST está sensacional e a menção que faz sobre Lugano é fantástica!!!! A torcida precisa reivindicar que ele tenha um cargo de fato próximo dos atletas e da comissão!!! Com certeza teríamos um time com cara de São Paulo Futebol Clube!!! Abs,
Zayit
18 de fevereiro de 2019Até quando a torcida poupará o INCOMPETENTE Diretor de Futebol: Raí?
Matheus
18 de fevereiro de 2019os caras nao estao nem aí, todo mês pinga meio milhão e ta tudo certo.
Luiz Fernando
18 de fevereiro de 2019Olha, quanto a essa última postagem, não vejo problema algum do Reinaldo abraçar o Jadson se não me engano, até porque ele também já jogou no São Paulo, e eles tem uma amizade extra campo. Ou você acha que porque eu sai de uma determinada empresa jamais posso conversar com um colega que ainda trabalha na empresa antiga? Quanto a ele ser pra fraco para o São Paulo, concordo. Aliás,. Podia sair dali também Diego Souza, Nenê, Hudson, Carneiro. Não acrescentam nada ao time, sem contar esse goleiro fraco. Fizeram o favor de emprestar nosso melhor goleiro e contrataram esse cara que não é goleiro para o São Paulo. Imagina se o Sidão tivesse tomado esse gol? Ele não poderia sair na rua! O Jean, continua uma promessa! Estrabanado e muito nervoso. Aliás está sendo uma constante o nervosismo nesse time. Acho que isso é o que mais atrapalha!
Lucas França
18 de fevereiro de 2019Desculpa Daniel, sempre acompanhou seu blog e suas opiniões no Twitter, mas assim você inicia a famosa “caça às bruxas”. O time está mal como um todo, precisamos evitar “escolher” um culpado, como a nossa torcida sempre fez. Abraço.
FERNANDO
18 de fevereiro de 2019Essa cena deve ser interpretada como algo generalizado. Não é o jogador Reinaldo que faz pouco caso com os jogos vestindo a camisa tricolor, e sim a instituição São Paulo Futebol Clube de modo geral, inclusive direção, que se tornou um clube de acomodação e pouco caso. Não é o Reinaldo, não é um problema individual do Reinaldo, é um problema do clube. O São Paulo não tem mais gana de vencer, é um clube acomodado que se fosse resumir seria mais ou menos isso "vencemos praticamente tudo no passado, vamos sentar um pouquinho, nos acomodar e descansar um anos." Espero que desperte logo desse sono profundo.
Geraldo
18 de fevereiro de 2019Enfim alguém pra falar a verdade sobre o Reinaldo. Muita resenha e pouco futebol. Fraco demais para vestir a camisa tricolor.