Conheça o Portimonense, inspirado no São Paulo e com um toque japonês

Existe um clube na Europa que é praticamente uma ‘filial’ do São Paulo no velho continente. Com passagem de mais de dez atletas do Tricolor em seu plantel nos últimos meses, o Portimonense se destaca pela origem e perfil de trabalho do seu gestor, o brasileiro Theodoro Fonseca.

 

Theo, como é conhecido no meio do futebol, trabalhou quase vinte anos com o lendário empresário uruguaio Juan Figer e atualmente administra um clube que, segundo ele, estava na beira da falência. “O clube estava para acabar. Digo mais: já tinha acabado, porque muita gente havia largado mão. Peguei um clube sem nada, sem centro de treinamento e sem estádio.” – disse ele ao portal Goal.

 

À partir da aquisição, em meados de 2014, Theodoro começou a colocar as suas duas grandes referências no clube do Algarve: o São Paulo Futebol Clube e o aprendizado que teve atuando como agente no futebol japonês. “Sempre quis ter um clube, e sempre com a ideia de seguir a mesma linha do São Paulo. Hoje temos um projeto inspirado na estrutura de Cotia, na forte aposta nos jovens… Tive desde cedo o São Paulo como exemplo, com um toque da tradicional disciplina japonesa. Gosto de lapidar jogadores mais novos” – disse ele a Goal.

 

Com um contrato de uso de 50 anos do estádio Municipal de Portimão e um orçamento de 2 a 3 milhões de euros por ano, o Portimonense vai além dos jovens da base do São Paulo que não conseguem espaço no elenco de cima. Ele conta atualmente com o colombiano Jackson Martínez, (emprestado pelo Guangzhou Evergrande) e Bruno Tabata, um dos convocados da seleção pré-olímpica que esteve em Toulon e o mais valorizado do elenco atual.

 

O meia Lucas Fernandes (foto), um dos melhores jogadores oriundos da base Tricolor nos últimos anos, possui contrato até dezembro de 2021 e estava cotado para voltar ao São Paulo neste meio de ano mas permanecerá por empréstimo de mais uma temporada na Europa, seja no próprio Portimonense ou em algum clube que ofereça melhores condições. Além dele, mais seis jogadores do atual elenco do Portimonense já vestiram o manto Tricolor: Léo Navacchio (goleiro), Lucas Possignolo (zagueiro), Vítor Tormena (lateral-direito), Marcel Pereira (volante), Dener (meia) e Paulinho Bóia (atacante).

 

O Portimonense atualmente disputa a primeira liga de Portugal, ao lado de grandes como o Benfica, Sporting e Porto. Com o perfil do seu gestor e a necessidade constante do São Paulo em dar rodagem a garotos da base que não serão aproveitados imediatamente no time principal, é fato que a parceria entre os clubes deverá durar bastante tempo. Só espero que o Theodoro Fonseca não se inspire nos últimos anos de gestão e seca de títulos do Tricolor.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.