Análise do Globoesporte.com é mais correta sobre o atual São Paulo

O jornalista Rodrigo Capelo é conhecido por avaliações precisas (e polêmicas) sobre o cenário financeiro/econômico dos clubes brasileiros. Nesta quarta-feira, ele publicou em seu blog no Globoesporte.com aquela que considero uma das análises mais corretas sobre o atual São Paulo.

 

Para continuar o texto do blog, sugiro a leitura da matéria clicando aqui.

 

O jornalista, especializado em negócios do esporte, é preciso na avaliação sobre a gestão Leco e o Tricolor de hoje em dia. Segundo Capelo, diferente de clubes que passam por crises esportivas e políticas por causa da falta de dinheiro, a crise são-paulina decorre do mau uso dos recursos disponíveis. Dinheiro há e possibilidades de receitas, idem. Mas é preciso saber administrar corretamente os recursos, coisa que a atual gestão não faz com a devida excelência.

 

Capelo citou substancial melhoria em relação a gestão anterior. Segundo ele, nos anos em que esteve sob a administração de Carlos Miguel Aidar (esta sim, na minha opinião a pior gestão da história), o clube perdeu o controle sobre as finanças e chegou a dever mais do que arrecadava. Leco faz uma gestão sofrível, mas o clube saiu da beira do colapso, portanto para o jornalista, é justo ponderar que o estado atual está melhor que em anos atrás.

 

Porém, o atual presidente perdeu a grande chance que teve de profissionalizar de vez o clube, com base no Novo Estatuto criado. Tropeçou em costumeiros conchavos políticos, tomou decisões erradas ao logo do percurso, perdeu a pouca credibilidade que tinha com seus aliados e atualmente mantém o circulo vicioso do clube gigante administrado de forma quase amadora. Há problemas no futebol (apesar que este ano o clube não se desfez do seu principal ativo, os jovens da base) e muito problema no marketing, que incluo rentabilidade com patrocínios, fornecimento de material, licenciamento e Sócio Torcedor. Departamentos que travam qualquer evolução. Por isso a frase “clube parado no tempo” de Rogério Ceni, dita anos atrás, continua tão presente na mente do torcedor.

 

Por fim, o último parágrafo do texto de Rodrigo Capelo é o que mais me impressionou. Segundo o jornalista, o São Paulo não vive uma crise financeira igual a de tantos outros clubes brasileiros, nem mesmo está tão mal quanto esteve há poucos anos Leco precisa ficar atento às causas e consequências de decisões que toma para deixar algum legado na história.

 

De todas as análises feitas até então sobra o atual São Paulo, a de Rodrigo Capelo é, para mim, é a mais precisa e correta. Na minha opinião, administrativamente pouca coisa mudará bruscamente até o fim desta gestão, em 2020. Se manter a espinha dorsal deste ano, com muito esforço o clube poderá conquistar algum título até o fim do mandato mas as profundas e modificações estruturais desejadas pela coletividade Tricolor deverão esperar o próximo mandato e a boa vontade do novo presidente em fazê-las.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.