OPINIÃO O grupo do São Paulo na Copa Libertadores é o Grupo da Morte?

Definido o grupo do São Paulo na Libertadores 2020: o Tricolor enfrentará o River Plate, da Argentina; a Liga Deportiva Universitaria de Quito e a Escuela Municipal Binacional, do Peru.

 

Muitos comentaristas consideraram este o ‘Grupo da Morte’ da competição. Faz todo o sentido. Tricampeão da competição, o Tricolor enfrentará a altitude de Quito (EQU) e Juliaca (PER), além de um ‘super clássico’ sul-americano.

 

Vamos aos adversários. O River Plate já conhecemos muito bem. Tradicional equipe argentina, costuma levar a pior nos confrontos diante do Tricolor. Eliminados na vitoriosa campanha de 2005, os ‘Millionarios’ enfrentaram o São Paulo na fase de grupos da Libertadores de 2016, não venceram em casa e perderam no Morumbi por 2×1, com dois gols do xeneize Calleri. Para completar, perdeu nos pênaltis do Tricolor na Florida Cup do ano seguinte. Mesmo assim, tem o peso de ser um dos protagonistas da última Libertadores. Manteve o técnico Gallardo porém, resta saber se manterá o time vice-campeão da competição.

 

O LDU também já foi adversário do Tricolor em Libertadores. E dos mais indigestos. Nos dois únicos jogos realizados em 2004, o São Paulo foi goleado por 3×0 na altitude de 3.800 metros de Quito mas se redimiu no Morumbi: 1×0 com gol de Luis Fabiano. Nesta ocasião o Tricolor foi eliminado na semifinal diante do futuro campeão: o colombiano Once Caldas.

 

Por fim, uma incógnita: o Binacional. Não será aquele saco de pancadas costumeiro dos grupos mais fáceis. Pela primeira vez o clube peruano foi campeão do seu país, derrotando o Alianza Lima, e jogará em uma altitude de 2.750 metros.

 

O único deslocamento fácil é para Buenos Aires. Apesar de ser a capital equatoriana, Quito é distante de São Paulo e Juliaca também tem traslado complicado. Para se ter uma ideia, a cidade é próxima de La Paz, na Bolívia.

 

Costumo dizer que quanto mais complicado é o grupo, melhor será o teste. Com uma boa pré-temporada, o São Paulo terá tudo para superar argentinos, equatorianos e peruanos para ser o primeiro de seu grupo. Basta se preparar bastante, dentro e fora de campo.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.