Corrida presidencial: detalhes que o torcedor do São Paulo precisa saber

O São Paulo elegerá o seu novo presidente em dezembro. O novo mandatário do clube terá três anos de gestão e receberá uma tarefa dificílima: colocar as finanças do clube em dia ao mesmo tempo que terá que administrar um futebol competitivo para sair da fila de oito anos sem ganhar nada no profissional.

 

Para que o torcedor entenda melhor o cenário da disputa, colocarei alguns tópicos neste post. Muitos deles são dúvidas simples do torcedor mas outros são detalhes importantes dentro da corrida presidencial. Vamos a eles.

 

1. Por enquanto o único candidato a presidente é Júlio Casares, conselheiro e atual membro do Conselho de Administração da gestão Leco, assim como Roberto Natel, um possível concorrente. Uma notícia que circulou dias atrás apontava Marco Aurélio Cunha como seu adversário na corrida presidencial mas uma convenção ainda será realizada para determinar quem disputará a presidência com Casares. MAC é um deles. Roberto Natel e Sylvio de Barros são os outros candidatos.

 

2. O conselheiro vitalício Roberto Natel, atual vice-presidente e rompido com Leco, pelas normas do estatuto não poderá ser vice-presidente novamente em 2021. Portanto, não há outra forma dele estar concorrendo na eleição a não ser que seja candidato a presidente do clube ou do Conselho Deliberativo.

 

3. O presidente é eleito pelos conselheiros do São Paulo que por sua vez são eleitos pelo sócio do clube. Atualmente, o Conselho Deliberativo do São Paulo possui 224 cadeiras preenchidas do total de 240 cadeiras. Esses 16 lugares vazios são de vitalícios que morreram ou abriram mão das vagas para seguir com cargos remunerados na gestão. O estatuto permite a escolha de novos vitalícios quando há dez lugares vazios, por morte ou renúncia ao cargo. Também pelo novo estatuto, as atuais 240 cadeiras passarão a 260 no total. O clube preencherá essas vagas um mês antes da eleição presidencial. Portanto, antes do São Paulo eleger um novo presidente, haverá eleição no Conselho Deliberativo.

 

4. Júlio Casares, até então o único candidato, deu uma importante entrevista ao Canal do Jorge Nicola. Entre elas, uma promessa interessante: separar administrativamente o futebol do clube social. Apesar de ser uma notícia boa para quem pensa no Clube S/A, algumas pessoas não vêem eficiência real apenas na separação administrativa. Outra notícia, desmentida pelo próprio Júlio Casares em suas redes sociais, foi a garantia de Muricy em algum cargo no clube.

 

5. Tanto Casares como o futuro candidato da oposição terão apoio de membros da atual gestão do São Paulo. Isso dá a entender que não existirá um candidato 100% da situação e outro 100% da oposição. O maior exemplo da mistura política atual do São Paulo é que hoje ela coloca lado a lado Leco e Pimenta, adversários políticos da última eleição. Pimenta articula a favor de Júlio Casares e conselheiros com atual cargo da atual gestão como José Roberto Canassa (diretor da base em Cotia), José Carlos Ferreira Alves (diretor adjunto de futebol) são contrários e devem apoiar o candidato adversário.

 

O Blog São Paulo Sempre ainda não entrevistou o candidato Júlio Casares nem os prováveis candidatos MAC, Roberto Natel e Sylvio Barros porque espera a definição do segundo candidato. Com perfil de informar o seu seguidor, o Blog concederá espaços iguais para que os dois candidatos apresentem seus planos de gestão e respondam as principais questões que interessam ao torcedor.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.